Cirurgia Flashcards

1
Q

Diversículos são hérnias (saculações) na mucosa intestinal, existem falsas (apenas mucosa e submucosa), e verdadeiras (além musculares e serosas). Eles são muito comuns, até 33% dos pacientes de 45 anos têm um. A idade é o maior fator de risco, outros são obesidade, falta de fibra dietética e estilo de vida sedentário. Diverticulose refere-se a divertículos sem inflamação, mas com possível sangramento assintomático. A diverticulite, por sua vez, é a inflamação dos divertículos que variam de local a perfuração.

A

Qual é a diferença entre o falso e o verdadeiro divertículo? A diferença entre diverticulite e diverticulose? (Nota: lembre-se de que as perguntas aparecerão após a informação para que você possa revisar e consolidar mentalmente a memória)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A entorse cervical é mais comumente causada por “whiplash” em um acidente de carro. E é classificado de acordo com Quebec de I a IV.
I: Dor cervical.
II: Dor cervical + rigidez
III: dor cervical + neurológica (parestesias)
IV: fratura ou deslocamento.

A

Como a entorse do pescoço é classificada?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A clínica de diverticulite é geralmente abdômen agudo, geralmente com dor no quadrante inferior esquerdo. Há também uma febre. Outros sintomas menos comuns incluem constipação, náuseas, disúria, anorexia. Para o exame, ele sugere que há também um abscesso se você encontrar uma massa palpável; e ele já pensa em diverticulite complicada se houver hipotensão com taquicardia. O diagnóstico pode ser clínico, mas o melhor quadro é a tomografia computadorizada.

A

Qual é a clínica de diverticulite? Qual é a melhor imagem diagnóstica?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A clínica de apendicite é muito variada. Apenas 50% têm o “clássico”: dor migrando do epigástrio para a fossa ilíaca direita, dor na palpação, náuseas/vômitos, leucocitose e febre leve. Note-se que a dor vem primeiro do que a náusea (se você primeiro dar náuseas sugere gastroenterite). Para o exame físico há muitos sinais tais como: dor no ponto de McBurney (entre umbigo e coluna ilíaca direita), psoas (que dobra a coxa direita), obturador (fazendo um 4 com o joelho direito), Rovsing (para tocar o esquerdo dói à direita), Dunphy (furece ao tossir), e classicamente dói enquanto vai no carro e passando por uma parada.

A

Qual seria a apresentação clínica típica da apendicite? Onde está o ponto de McBurney?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Para o diagnóstico de apendicite, a clínica é muito importante, mas uma tomografia computadorizada é o melhor quadro geral. Em crianças e mulheres grávidas, o ultrassom é preferido (sugestivo se: parede > 6 mm, estrutura não compressível, contorno irregular, apêndice). A escala preditiva mais clássica é a de Alvarado (no entanto, não é mais recomendada devido à sua baixa especificidade); sugere-se agora o uso da escala AIR (Appendicitis Inflammatory Response) que leva em conta: vômitos, dor na fossa ilíaca direita, rebote, febre, polimorfonucleares, leucócitos, PCR.

A

Qual poderia ser a melhor imagem em apendicite? O que é usado em crianças e mulheres grávidas? Que escala preditiva é sugerida para usar?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A trombose venosa profunda é um bloqueio de coágulo do sistema venoso que viaja em uma veia no sistema profundo (geralmente no membro inferior). Pode ser dividido em “provocado” (com um fator conhecido) ou “não provocado” (sem uma história de importância, neste caso o câncer deve ser descartado). É muito comum que até 50% dos hospitalizados estejam em risco. O risco aumenta em: hospitalizado (50% pode ter), evento anterior, acamado (5%), câncer (10%), cirurgias, pós-parto (0,1%) ou tomar contraceptivos.

A

Ele define trombose venosa profunda? O que pensar de alguém sem fatores de risco?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Normalmente, a trombose venosa profunda (TVP) é assintomática no início, mas suas manifestações são: aumento do volume das pernas, dor ou hipersensibilidade unilateral. Flegmasia cerulea dolens é uma apresentação mais intensa/massiva com muita dor, edema, cianose, não pulso. Embora o sinal de Homans (dor com a dorsiflexão do pé) esteja classicamente associado, ele não tem utilidade clínica, mas o exame faz: edema unilateral (> 3 cm mesmo sem sintomas), dor na compressão (especialmente de bezerros), distensão venosa superficial (por fluxo colateral).

A

Manifestações clínicas de trombose venosa profunda (TVP)? O que é o Phlegmasia Cerulea Dolens? O sinal clássico de Homans serve?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A prevenção da trombose venosa profunda não é feita em passeios hospitalizados/cama cujo risco é baixo, mas sugere-se o uso de calculadoras como Qthrombosis, IMPROVE, Pádua ou Wells scale). Se o risco for alto e não estiverem em risco de sangramento, é utilizada profilaxia com Heparina de baixo peso molecular (Enoxaparina a 40 mg c/24 subcutânea, geralmente preferida), heparina, Fondaparinux ou Rivaroxaban (Xarelto). A complicação mais comum de uma trombose venosa profunda (DVT) é o tromboembolismo pulmonar (PET, tratado em outras cartas). Aconteceu assintomaticamente em 20%.

A

Quais são calculadoras ou escalas disponíveis para decidir anticoagular a um paciente internado? Qual é a complicação mais comum da trombose venosa profunda?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O problema da varizes é geralmente mais cosmético do que sintomático. Eles podem se incomodar, “queimar”, causar coceira, sentir-se pesados. Se as varizes doem, fale mais sobre a insuficiência venosa profunda, os pulsos devem ser normais. A pele é como a da insuficiência venosa: úlceras, perde pigmentação, tem edema leve. O diagnóstico é clínico, mas o ultrassom Doppler é recomendado para detectar locais incompetentes, avaliar o grau de refluxo, o funcionamento das veias perfurantes.

A

Quais sintomas as varizes podem causar? Mas o que pensar se a dor for mais intensa?

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Uma hérnia hiatal (uma hérnia do estômago através do hiato esofágico) é a anormalidade mais comum do trato digestivo superior. Existem 4 tipos: I (slippery), II (parasofago), III ou misturado, IV (outro órgão que não o estômago no saco hérniário). Tipo I é muito mais comum (90%). A frequência aumenta de acordo com a idade, mas sua incidência exata é desconhecida (até 70% da população poderia tê-lo). Está ligado à obesidade, escoliose e aumento persistente da pressão abdominal (como o transporte de pesos).

A

Quais são os quatro tipos de hérnias de hiato? Qual é o tipo mais comum? (Mnemotecnia: os deslizamentos de hérnia (I) para o esôfago (II) - deslizante e paraesofágico)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly