Hepatologia Flashcards
Sobre hiperbilirrubinemia.
Se for alteração pré-hepática aumenta a bilirrubina indireta (não conjugada) e, neste caso, as transaminases não aumentam, exemplos: anemia hemolítica, drogas, Gilbert, Crigler-Najar.
Se for insuficiência hepática, a bilirrubina direta (conjugada) aumenta e as transaminases também aumentam, por exemplo: hepatite e outra destruição hepática, síndrome de Rotor, Dubin-Jonhson.
Se for alteração pós-tepática, aumenta a bilirrubina direta (já conjugada), mas também aumenta a fosfatase alcalina, por exemplo: litíase, câncer de pâncreas.
De onde vem o problema se há bilirrubinemia indireta sem transaminases? Onde está direto + altas transmissões? Onde a fosfatase alcalina também aumenta?
A síndrome de Gilbert é uma icterícia benigna leve associada ao estresse. É uma alteração genética causada por episódios de falta de conjugação de bilirrubina. É considerada uma prevalência de 2 a 10%. Geralmente ocorre com icterícia em caso de jejum, desidratação, estresse, menstruação em adolescentes. É raro em recém-nascidos. O importante é descartar outras patologias com Coombs, reticulócitos normais, DHL normal, biometria sanguínea normal.
O que é a síndrome de Gilbert? Em que faixa etária e como ela geralmente se manifesta?