Pessoas com consequências de covid Flashcards
O que é covid longa?
Sintomas prolongados de covid
Síndrome pós covid surge após..
A pessoa ter covid
Sintomas de síndrome pós covid
Fadiga muscular
Formigamento
Insônia
Névoa mental
Vacina inativada
A primeira maneira de fazer uma vacina é tomar o vírus ou bactéria portador da doença, ou uma muito semelhante a ela, e inativá-la ou matá-la usando produtos químicos, calor ou radiação. Essa abordagem usa tecnologia comprovadamente funcionando em pessoas – é assim que as vacinas contra gripe e poliomielite são feitas – e as vacinas podem ser fabricadas em uma escala razoável.
No entanto, requer instalações especiais de laboratório para cultivar o vírus ou bactéria com segurança, pode ter um tempo de produção relativamente longo, e provavelmente exigirá duas ou três doses para serem administradas.
Vacina atenuada ao vivo
Uma vacina atenuada ao vivo usa uma versão viva, mas enfraquecida do vírus ou uma que é muito semelhante. A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (RMM) e a vacina contra varicela e telhas são exemplos desse tipo de vacina. Esta abordagem usa tecnologia semelhante à vacina inativada e pode ser fabricada em escala. No entanto, vacinas como esta podem não ser adequadas para pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Vacina vetorial viral
Esse tipo de vacina usa um vírus seguro para fornecer sub-partes específicas – chamadas proteínas – do germe de interesse para que possa desencadear uma resposta imune sem causar doenças. Para fazer isso, as instruções para fazer partes específicas do patógeno de interesse são inseridas em um vírus seguro. O vírus seguro então serve como uma plataforma ou vetor para entregar a proteína no corpo. A proteína desencadeia a resposta imune. A vacina contra o ebola é viral vacina vetorial e este tipo pode ser desenvolvido rapidamente.
A OMS recomenda fortemente o NIRMATRELVIR/RITONAVIR nos pacientes
Com doença não grave que correm maior risco de hospitalização, maiores de 18 anos com imunossupresão ou maiores de 65 anos.
Nirmatrelvir/ritonavir é um
Inibidor oral da protease do SARS COV 2. Ele é administrado com o ritonavir em doses baixas para retardar o metabolismo hepático do nirmatrelvir e elevar a concentração plasmática deste a um nível terapêutico
O tratamento do quadro não grave deve ser iniciado em até
5 dias após o início dos sintomas para nirmatrelvir/ritonavir ou molnupiravir, ou em até 7 dias após o início dos sintomas para o remdesivir.
As diretrizes não recomendam o uso de anticoagulantes e de terapia antiagregante plaquetária para prevenção de tromboembolismo venoso ou trombose arterial em pacientes não hospitalizados sem evidência de tromboembolismo venoso, a menos que o paciente tenha outras indicações para terapia ou esteja participando de um ensaio clínico
Síndrome pós covid19 são …
Sinais e sintomas que se desenvolvem durante ou após a infecção, presentes por mais de doze semanas e que não são causados por outro diagnóstico
Sintomas mais comuns após quadro agudo de covid
Delírio
Dor abdominal, náuseas, diarreia
Dores articulares ou musculares
Sintomas de depressão ou ansiedade
Zumbidos, otalgia, perda de olfato/paladar
Irritação cutâneos
Treinamento olfativo
Detecção de odores
Discriminação de odores
Caracterização de odores
Identificação e reconhecimento de odores
Retorno a atividade física
Recomende o retorno gradual aos exercícios somente quando o paciente estiver sem sintomas por pelo menos 7 dias.
Aconselhe os pacientes a começarem com pelo menos 2 semanas de esforço físico mínimo e a usar o automonitoramento diário para monitorar o progresso e decidir se avançam ou retrocedem uma fase.
Pacientes que tenham história de doença grave, envolvimento cardíaco, sintomas continuados ou sintomas psicológicos adversos requerem avaliação clínica adicional antes de retornarem a atividade física