PEDIATRIA Flashcards

1
Q

O que é e quais são os sintomas de uma megacólon congênito (Doença de Hirschsprung)?

A

O megacólon congênito, também conhecido como doença de Hirschsprung, é causado pela ausência de células ganglionares (aganglionose) de um segmento do cólon. Essa ausência de inervação impede o relaxamento adequado da musculatura colônica, promovendo a obstrução.

Os sintomas típicos incluem:

  • Atraso na eliminação de mecônio, (habitualmente, mais de 24-48 horas após o nascimento); NÃO ELIMINA NENHUM MECÔNIO (normal é até 24h).
  • Vômitos tardios (pela obstrução);
  • Distensão de alças intestinais de forma tardia (não costuma ser significativa nas primeiras 24-48 horas).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A presença de vômitos biliosos, distensão abdominal importante e o achado de distensão de alças no raio-x em recém nascido são compatíveis com […].

A

Atresia Jejunal

Obs: pode haver eliminação de mecênio, poiis a obstrução é alta, e o mecênio acumulado após a obstriução é eliminado. As obstruções baixas, como megacólon, não há eliminação de mecônio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

É uma obstrução intestinal causada pela impactação de mecônio espesso e viscoso. É frequentemente associado à fibrose cística, uma condição genética que altera a secreção de muco pelas glândulas exócrinas, levando a um conteúdo intestinal mais espesso.

A

Íleo meconial

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Cite duas condições que resultam em atraso de eliminação meconial:

A

megacólomn congênito (Hischsprung)
e íleo meconial (fibrose cística)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Condição que resulta em radiografia abdominal com sinal da “dupla bolha”

A

Atresia duodenal

Uma “bolha” é o estômago e a outra o duodeno (antes da atresia/obstrução).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Um recém-nascido de 48 horas de vida apresenta vômitos biliosos e grande distensão abdominal. Eliminou mecônio 16 horas após o nascimento. Rx abdominal: intensa distensão de alças. Qual é o diagnóstico mais provável?

A

Atresia Jejunal (Obstrução alta: há eliminação de mecênio)

A atresia jejunal é uma causa comum de obstrução intestinal alta no recém-nascido. Acredita-se que as atresias jejunoileais ocorram como resultado de isquemia intra-uterina, seguida de necrose do segmento isquêmico, que evolui para atresia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional, apresenta desconforto respiratório logo após o nascimento. Ao exame, está cianótico +/4+, com murmúrio vesicular presente bilateralmente com roncos disseminados; sopro sistólico rude no foco aórtico; abdome globoso, distendido, flácido, RHA + e normais, ausência de orifício anal; apresenta escoliose e deformidade em perna e pé à direita. Qual é a conduta inicial mais adequada?
a. Ultrassonografia de abdome.
b. Ecocardiograma com doppler.
c. Tomografia computadorizada de tórax.
d. Passagem de sonda nasogástrica.

A

D

É o teste inicial que pode confirmar o dx de atresia de esôfago, A sonda não vai progredir
Esse RN apresenta as malformações “VACTERL” (vertebral, anorretal, cardíaca, traqueal, esofágica, renal e limb [membros]).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

V ou F: A atresia de esôfago está associada a uma fístula traqueoesofágica em mais de 95% dos casos, e o tipo mais comum é o tipo I.

A

Falso!

De fato mais de 95% dass atresias de esôfago estão relacionadas com FTE, porém, o mais comum é o tipo III (esfago em fundo cedo e esofago distal ligada a traqueia).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Dificuldade para evacuar e fezes explosivas ao toque retal são indicativos de qual doença?

A

Megacólon congênito (Hirschsprung)

Atraso em mais de 48h na eliminação de mecônio ao nascer

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Na doença de Hirschsprung o exame do clister opaco vai evidenciar uma área [1] (aumentada/diminuida) no local aganglionar, que corresponde ao cólon [2]

A
  1. estreitada
  2. Sigmóide
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As […] costumam estar associadas às alterações cromossômicas, especialmente à síndrome de Down (30%) e à prematuridade. A associação com outras anomalias, como malformações cardíacas, renais, esofágicas e anorretais, também é comum. Na radiografia, é possível observar o sinal da “dupla bolha”.

A

Malformações duodenais (atresia)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

[…], algumas horas após o nascimento, são o mais precoce e mais comum sinal de obstrução duodenal, ocorrendo em 100% dos casos com obstrução total.

A

Vômitos biliosos

Isso pq ocorre acima da ampola de Vater, e a bile não passa para o duodeno e reflui em forma de vômito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Estamos diante de uma criança de 6 semanas que apresenta vômitos persistentes, há 6 dias, associados a perda de peso e sinais óbvios de desidratação (fontanela achatada, membranas mucosas secas). Os dados laboratoriais mostram um de quadro hipoclorêmica que é uma complicação comum secundária a multiplos episódios de vômitos com perda anions cloreto e hiponatremia, além da diminuição de PCO2 (Na = 130, Cl = 87, CO2 = 30);
A ultrassonografia, por sua vez revela um piloro espessado (>3mm) de 3,5mm x 12mm sugerindo assim o diagnóstico de […]

A

Estenose Hipertrófica de Piloro (EHP)

condição que leva ao estreitamento e obstrução do piloro, impedindo a passagem do conteúdo gástrico para o intestino delgado, causando vômitos e desidratação, como se apresenta o paciente acima.
A EHP é um quadro habitualmente diagnosticado entre 4 a 6 semanas de vida e é caracterizado por vômitos pós-prandiais precoces sem bile e preservação da fome após os vômitos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual o melhor exame para diagnóstico de estenose hipertrófica de piloro?

A

US (espessamento de > 3mm)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A primeira conduta frente a uma criança com estenose hipertrófica de piloro é a realização de urgência de cirurgia (piloromiotomia)?

A

Falso! Não é uma emergência. O mais importante é corrigir os desequilíbrios ácido básicos e desidratação que o quadro leva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual o tratamento definitivo de uma estenose hipertrófica de piloro?

A

Piloromiotomia

OBS: Só faz a cirurgia após estabilizar o paciente (corrigir disturbios hidroeletolíticos e desidratação).

17
Q

Qual o principal diagnóstico diferencial em uma criança com dor em FID, com apendice normal e presença de linfonodos aumentados?

A

Linfadenite/adenite mesentérica

LINFADENITE MESENTÉRICA é uma inflamação dos nódulos linfáticos do mesentério, mais comum em crianças na fase escolar e adolescentes. Causada geralmente por gastroenterite viral e bacteriana, principalmente por Yersinia enterocolítica, doença inflamatória intestinal e linfoma. Os sintomas podem começar após um resfriado ou infecção viral e incluem dor no quadrante inferior direito do abdome (maior concentração de gânglios mesentéricos) ou em outras partes, febre, náuseas e vômitos, diarreia, mal-estar e perda de peso. Apresenta um quadro clínico bem semelhante à apendicite, porém com tratamento clínico que envolve cuidados de suporte, incluindo tratamento da dor e hidratação adequada. Leucopenia e linfocitose podem estar presentes nos exames laboratoriais (padrão viral). A dor abdominal que ocorre em pacientes com linfadenite mesentérica geralmente desaparece dentro de uma a quatro semanas, no entanto, muitas crianças podem apresentar sintomas por até 10 semanas.

18
Q

Qual a conduta frente a uma criança com lifadenite/adenite mesentérica sem sinais de complicação:
a. Internação + antibioticoterapia + analgesia
b. Internação + analgesia
c. Alta hospitalar com analgesia otimizada
d. Alta hospitalar com antibiótico + analgesia otimizada

A

D

A linfadenite é uma condição inflamatória dos linfonodos da região da FID após um quadro infecioso (viral ou bacteriano, geralmente uma GEA. É autolimitada, sendo a melhor conduta tratamento com analgesia em ambiente domiciliar.

19
Q

Um recém-nascido de 28 dias é levado ao pronto-socorro devido a quadro de distensão abdominal há 5 dias. Sua gestação ocorreu sem intercorrências, o parto foi normal e o paciente nasceu com 38 semanas e peso de 3,600kg. A triagem neonatal foi normal. Ao exame físico nota-se massa sólida bilateral palpável. Após a avaliação é realizada investigação complementar com ultrassonografia e tomografia computadorizada abdominal, que revelaram massa sólida heterogênea retroperitoneal, além de hepatomegalia. Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é de

a. rabdomiossarcoma abdominal.
b. tumor de Wilms.
c. hepatoblastoma.
d. neuroblastoma.
e. leucemia linfoide aguda.

A

D

O neuroblastoma costuma ultrapassar a linha média e metastizar (diferente do Wills), o que pode ser a causa da hepatomegalia. Além disso, Willms, que é o principal dx diferencial, acomete crianças mais velhas, na faixa escolar de 5 anos.

a. é o sarcomas de partes moles mais comum na infância. Qualquer parte do corpo pode ser afetada pela RMS. No entanto, os locais primários mais comuns são a região da cabeça e pescoço (regiões com MÚSCULOS).
B. crianças maiores e não resulta em hepatomegalia
c. Não iria metastizar para rim
e. Não causa massa abdominal e apresenta ainda palidez e sangramentos (mal estago geral).