Noçoes De Cirurgia Oncologica Flashcards
O que se refere a Operalidade e a Inoperalidade ??
Condições relacionadas ao paciente.
Exemplo: Chegar e falar esse paciente é inoperável, porque ele tem uma estenose na coronária 90%, não tem como passar stent e o risco cirúrgico alto, avaliado pela cardiologia, não tem condições para o procedimento.
O que é IRRESSECABILIDADE?
Conceito relacionado ao tumor
Exemplo: é quando paciente é hígido, tem 40 anos, não tem comorbidade nenhuma. Tem tumor de estômago, faz a TC e ver que a massa é da parece posterior do estômago que já invadiu aorta. O que pode fazer é QT paliativa.
Paciente tem tumor no fígado de 5cm, a gente tira, mas ele tem metástase pulmonares e hepática, não adianta fazer a cirurgia, tem que começar fazendo tratamento sistêmico e depois avalia o que faz com ele.
Quais fatores estão relacionados com câncer?
Fatores Ambientais
Agentes Físicos- Radiação ionizantes
Agentes Químicos: Nitrosaminas( conservam o alimento) e Alcatrão
Agentes Biológicos: Vírus Epstein- Barr (Linfoma de Burkitt) e Vírus da Hepatite B( Hepatocarcinoma)
Susceptibilidade Genética
Neurofibromatose
Retinoblastoma
Polipose Familiar
O que deve-se saber sobre o planejamento cirúrgico?
- Aspecto biológico do tumor
- História natural da doença
- Vias de disseminação dos tumores
( Carcinomas e Sarcomas )
Estadiamento, tipo histológico
Tipos de Cirurgia com a intenção paliativa ?
Citorredução
Higiene
Hemostasia
Tto das complicações
Caracterize a citorredução ?
CITORREDUÇÃO: paciente com tumor de ovário com carcinomatose peritoneal, você retira o que for possível, diminuindo o volume de doença para que a quimioterapia possa chegar até as lesões e surtir melhor efeito, pois o quimioterápico precisa chegar na lesão através do sangue para surtir efeito. Em tumores muito grandes há necrose intensa com baixa circulação, devido a neovascularização não acompanhar o crescimento das células levando a morte celular.
Caracterize a Cirurgia Higiênica ?
Quando você retira a lesão o paciente retorna para o ambiente familiar. Chamamos isso de cirurgia paliativa.
Caracterize as CIRURGIA DE CARATER PREVENTIVO ou CIRURGIAS REDUTORAS DE RISCO?
Orquipexia
Uma das primeiras coisas que o neonatologista faz quando a criança nasce é palpar se o testículo está na bolsa escrotal porque se não estiver, é o que chamamos de criptorquidia, o testículo não desceu para a bolsa escrotal. Se esse testículo ficar em contato com a temperatura corporal, essa temperatura pode fazer o testiculo malignizar levando aos seminomas, logo é papel do cirurgião fazer a ortopexia, soltar o cordão e descer o testículo para a bolsa, evitando que sofra uma malignização desse testículo, ou que ele fique estéreo.
Colectomia na polipose familiar
Colectomia na colite ulcerativa
Quais os princípios gerais que todo cirurgião oncológico deve ter ?
Incisões adequadas
Proteção das bordas da FO: você deve proteger as bordas da ferida para não correr o risco de ter implante de células tumorais. Hoje, as coisas evoluíram e se sabe que não é todo tumor que implanta, somente alguns.
Evitar a compressão e ruptura do tumor
Cirurgia oncológica deve-se trabalhar longe do tumor, quando o tumor sai é em monobloco e você não tocou nele.
Lavagem do leito operatório após a retirada do tumor
Sempre lavar bem, para remover coágulos e células que caíram no leito tumoral. Ao final da cirurgia, tudo que você usou para retirar o tumor você troca na hora de fechar (luvas, todo o material).
Defina o que é Biópsia por estereopaxia ?
Eu sigo o fio e aquela área onde está a ponta eu resseco com margem e mando a peça para o patologista.
Se faz isso também no cérebro, alem da mama, biopsia guiada por estereotaxia, porque é um órgão delicado que tem áreas onde eu não posso sair cortando, porque se não deixa o paciente cheio de sequelas.
Descreva implante de cateter para quimioterapia ?
Paciente que faz quimioterapia vai fazendo esclerose das veias, lesa o endotélio, algumas drogas são muito irritantes, faz a primeira e segunda sessão, na terceira não tem veia mais. Para evitar isso, eu punciono ou a subclávia ou jugular externa e passo um cateter até a cava superior e eu escondo esse corte abaixo do tecido celular subcutâneo, fecho a pele e toda vez que ele for fazer a quimio é só identificar ele, parece um marcapasso, e entrar.
Qual Cirurgia paliativa pôde-se optar nos casos de Ca de esôfago em que o paciente não consegue mais se alimentar ?
uma gastrostomia, abre o estomago, coloca essa sonda e com ela exteriorizada eu vou passar a alimentá-lo por ela. A qualidade de vida é ruim, mas é tudo conversado com o paciente.
Em quais casos pôde-se cortar em cima do tumor?
Em casos de Cirurgia paliativa, isso vai contra tudo que eu falei, porque eu corto por cima do tumor, mas nesse caso é um tipo de cirurgia paliativa.