NEUROPATIAS Flashcards
quais são as patologias que podem acometer o sistema nervoso periférico ?
4
O estudo das afecções do sistema nervoso periférico envolve: Doenças de raiz (radiculopatia) → Doenças de gânglio da raiz dorsal (ganglionopatias) → Doenças de plexo (plexopatia) → Doenças de nervos (neuropatia) e doenças do neurônio motor (segundo neurônio motor, no corno anterior)
oq são as Células de Schwann
são células que produzem a mielina. A mielina fica ao redor do axônio e
concede velocidade à condução nervosa.
oq iremos encontrar no corno anterior ?
No corno anterior tem a raiz ventral, onde inicia o sistema nervoso periférico. A raiz anterior ou ventral é puramente motora.
oq iremos encontrar no corno posterior ?
No corno posterior, há as raízes dorsais, as quais são puramente sensitivas.
quais são as raízes que formam o plexo braquial
c5 a t1
quais são as raízes que formam o plexo lombosscro
L1 até S4.
como iremos realizar a Propedêutica das doenças do sistema nervoso periférico
Para diferenciar o local de acometimento das lesões e chegar a um diagnóstico, é necessário:
→ Avaliação clínica neurológica: diagnóstico sindrômico e diagnóstico topográfico.
→ O exame físico é extremamente importante.
→ Eletroneuromiografia
A eletroneuromiografia serve para fazer oq?
TOPOGRAFIA DA LESÃO
como uma doença desmielinizante vai se manifestar na eletroneuromiografia
doença desmielinizante, haverá redução na velocidade de condução e aumento da latência.
como uma doença de axônio vai se manifestar na eletroneuromiografia
Nas doenças de axônio, há perda de potência. Por mais que o nervo esteja veloz, com a mielina intacta, haverá perda de amplitude do potencial de ação em um quadro de acometimento do axônio.
quais são os exames de imagem podem ser ultilizados nos casos de neuropatias ?
Radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética são exemplos que podemos utilizar no diagnóstico das doenças do SNP.
descreva como a USG pode ser valiosa nos casos de neuropatias
usada, sobretudo, para analisar mononeuropatias, como espessamento de nervos decorrente de compressões.
● Síndrome do túnel do carpo é o exemplo clássico em que solicitamos uma ultrassonografia de punho para diagnóstico, onde vamos notar um espessamento decorrente de compressão.
descreva como o LCR pode ser valiosa nos casos de neuropatias
O líquor é fundamental para avaliar a presença de inflamação.
● A principal utilização do líquor para diagnóstico de doenças inflamatórias é Síndrome de Guillain Barré.
como é o Quadro clínico geral das doenças que afetam o sistema nervoso periférico
6
➤ Fraqueza muscular (paresia ou plegia) → pode ser monoparesia, biparesia, tetraparesia; paraparesia
➤ Perda de sensibilidade superficial (anestesia ou hipoestesia) → perda de sensibilidade tátil, dolorosa e
térmica.
➤ Perda de sensibilidade profunda → proprioceptiva ou cinético-postural, hipopalestesia (vibração) e barestesia (pressão)
➤ Arreflexia ou hiporreflexia
➤ Fasciculações e câimbras (são raras no SNP, mas é patognomônica de lesão no corno anterior, ou seja, segundo neurônio motor)
➤AMIOTROFIA (atrofia muscular): A perda do volume muscular é um dos sintomas que doenças do sistema nervoso periférico podem causar.
explique pq as Fasciculações e câimbras (são raras no SNP, mas é patognomônica de lesão no corno anterior, ou seja, segundo neurônio motor)
Relação com o Corno Anterior:
O corno anterior da medula espinhal contém os corpos celulares dos NMIs. Lesões nesta área podem levar à degeneração ou disfunção desses neurônios, causando fasciculações e, em alguns casos, câimbras.
As fasciculações são consideradas patognomônicas (características) de lesões do neurônio motor inferior, como acontece em doenças como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Isso ocorre porque a lesão do NMI leva a uma desregulação da atividade muscular, resultando em contrações musculares involuntárias.
Por Que São Raras no SNP?:
As fasciculações e câimbras são menos comuns em distúrbios do Sistema Nervoso Periférico (SNP) que não envolvem diretamente os neurônios motores inferiores. Em condições que afetam o SNP, como neuropatias periféricas, outros sintomas como dor, parestesia ou perda sensorial são mais frequentes
como vamos diferenciar uma radiculopatia, plexopatia ou neuropatia,?
Vamos diferenciar pelo padrão de acometimento.
Exemplo, se for uma doença de RAIZ, ela é localizada.
Se há uma hérnia em T4, sua alteração
será alteração sensitiva no dermátomo de T4.
Ou então se há uma hérnia que pega C5, o paciente vai ter alteração unilateral no membro superior.
oq é um miótomo ?
é um grupo de músculos inervados pela mesma raiz anterior, porém por nervos
diferentes.
oq é um dermátomo ?
Um dermátomo é uma região da pele
inervada por uma única raiz dorsal. Se há uma hérnia fazendo compressão de C5, o paciente apresenta dormência e formigamento na parte lateral do antebraço e braço (poupando o dedo que já é dermátomo do C6). Dessa forma, a
doença de raiz faz alteração localizada,
seguindo o território de dermátomo
correspondente à raiz dorsal atingida ou
seguindo o miótomo correspondente à raiz
anterior atingida.
como se manifestam as plexopatias ?
O padrão de acometimento do plexo também é mais localizado.
➥ O paciente com plexopatia em plexo braquial esquerdo, o quadro de perda de força e de sensibilidade será do lado esquerdo, com alteração de força e sensibilidade que sigam C5 a T1 (mão e antebraço, até o ombro também se a lesão acometer C5). O que vai diferenciar uma lesão de raiz, é justamente isso: na plexopatia há uma síndrome sensitivo-motora. A plexopatia é uma síndrome sensitiva e motora porque no plexo há a junção de todas as fibras, seja sensitiva, seja motora. Logo, o paciente terá essas alterações sensitivo-motoras, atrofia muscular e perda de reflexo (pq o percurso do reflexo vai estar alterado).
como se manifestam as nervopatias ?
Na lesão de nervo, pode haver uma mononeuropatia. Exemplo, lesão no nervo mediano resultará em alterações sensitivas e motoras no território inervado pelo nervo mediano.
➥ O nervo que faz extensão da mão, punho, dedos e antebraço é o nervo radial. Logo, com a lesão no mediano o paciente não vai ter a mão caída e não terá fraqueza para fazer o movimento de extensão
Por isso, a paralisia do nervo radial causa a mão em gota ou mão caída (ele nao
consegue fazer extensão do punho e dos dedos). Ainda falando de nervos, não só mononeuropatia, mas também pode acontecer uma polineuropatia (vários nervos acometidos ao mesmo tempo, como acontece no Guillain Barré)
oq é uma RADICULOPATIAS ?
→ Radiculopatia diz respeito a qualquer lesão que acomete a raiz O padrão de acometimento da radiculopatia baseia-se no entendimento dos dermátomos e dos
miótomos.
A causa mais comum de radiculopatia é ?
hérnia de disco
descreva a fisiopatologia das radiculopatias
Nas radiculopatias, há uma compressão de raiz, podendo ser anterior e posterior (dorsal). A raiz dorsal podemos localizar avaliando, na imagem, o gânglio da raiz dorsal. Tem doenças que afetam a raiz
anterior e são puramente motoras, como pode haver doenças que afetam a raiz dorsal e, portanto, são puramente sensitivas.
descreva como a radiculopatias pode variar os sintomas
➯ Se há uma hérnia de disco que começa a comprimir a raiz anterior, o paciente pode ter alterações motoras, como fraqueza muscular de acordo com o miótomo acometido.
➯ A compressão da raiz dorsal resulta em alterações sensitivas, e o padrão de acometimento será em dermátomos. Exemplo, uma hérnia na raiz dorsal de T4, o
paciente terá parestesia, formigamento, dormência na linha mamilar (dermátomo de T4).
oq é uma GANGLIONOPATIAS ?
As ganglionopatias são decorrentes da lesão dos gânglios da raiz dorsal. Não é uma radiculopatia, porque não acomete a raiz, mas sim o seu gânglio.
→ As ganglionopatias são doenças degenerativas que começam a progredir com o passar do tempo, uma vez que o gânglio da dorsal é o local em que ocorre o processamento das informações que se originam na periferia e vão para o sistema nervoso central.