MODIFICAÇÕES MATERNAS Flashcards
Modificações circulatórias.
Aumento da volemia, hemodiluição, aumento do débito cardíaco, diminuição da resistência vascular periférica (vasodilatação sistêmica e circulação uteroplacentária), aumento da frequência cardíaca, redução da reatividade vascular, aumento dos fatores de coagulação.
Pico de exigência cardíaca.
Pico de aumento no 2ºT e aumento do débito cardíaco no pós-parto imediato).
Eritema palmar.
Vasodilatação sistêmica.
Sopro sistólico.
Aumento do DC e volemia + hemodiluição.
Modificações respiratórias.
Aumento da FR, diminuição da expansão e amplitude, aumento do diâmetro AP do tórax, subida do diafragma, diminuição da capacidade residual, ingurgitamento e edema de mucosa nasal.
Alterações mamárias.
Colostro, hipertrofia e hipersensibilidade mamária, rede venosa de haller, tubérculos de montgomery, sinal de hunter (hiperpigmentação secundária ao redor da auréola mamária).
Alterações urinárias.
Aumento da taxa de filtração glomerular, queda de ureia e creatinina, estase ureteral, ITU, polaciúria/urgência/incontinência.
Alterações digestivas.
Aumento do apetite, obstipação, relaxamento da musculatura lisa do trato digestivo, náuseas e vômitos (hiperêmese gravídica), refluxo por relaxamento da cárdia e EEI (progesterona), sialorreia, vesicula biliar lenta (predispões litíase, aumenta a FA e causa o prurido).
Modificações na pele.
Linha nigra, cloasma gravídico, eritema palmar, hipertricose e aumento de secreção sebácea e sudorese.
Marcha da grávida.
Marcha Anserina.
Ganho ponderal médio na gestação.
12,5kg.
Modificações metabólicas.
Fase anabólica: glicogense hepatica, armazenamento de gordura, redução da glicemia.
Fase catabólica (3ºT): lipólise, neoglicogenese, aumento da resistência periférica a insulina por efeito do HLP, queda de TSH (retroalimentação negativa pois o BHCG é tireotrófico).