leucemia Flashcards
LMA- Idade e sexo mais afetados?- Que vírus estão implicados na etiologia da LMA?
- Idade e sexo mais afetados? Homens mais velhos. - Que vírus estão implicados na etiologia da LMA? Não há vírus! (≠ LLA)
LMA - quais destas doenças hereditarias/anomalias genéticas podem estar associadas?- Trissomia 21 - Doenças hereditarias com defice de reparação do DNA (Fanconi, ataxia-telangiectasia, síndrome de bloom)- Neutropenia congénita (Síndrome de Kostmann), associada a mutações recetor do G-CSF e, frequentemente, elastase dos neutrófilos- Síndromes mieloproliferativas- Mutações do CCAAT/enhancer-binding protein (C/EBPα )- Mutações no runt-related transcription factor 1 (RUNX1),- Mutações na tumor protein p53 (TP53)
TODAS
LMA - A RT isolada aumenta muito o risco de LMA?- Radiação em altas doses depois de acidentes nucleares, o pico de LMA é ___ anos depois. - Que farmacos estão mais associados a LMA?- Periodo de latencia entre desenvolvimento de LMA é de ___ para os agentes alquilantes e de ___ para os inibidores da topoisomerase II.
- A RT isolada aumenta muito o risco de LMA? Não, aumenta pouco. O risco aumenta quando se associam agentes alquilantes- Radiação em altas doses depois de acidentes nucleares, o pico de LMA é 5-7 anos depois. - Que farmacos estão mais associados a LMA? Farmacos anti-cancro. - Periodo de latencia entre desenvolvimento de LMA é de 4-6 anos para os agentes alquilantes e de 2 (1 a 3) para os inibidores da topoisomerase II.
Qual é que destas exposições não acarreta risco aumentado de LMA?- Benzeno- Solventes- Tabaco- Alcool- Produtos derivados do petróleo - Tintas- Fluidos de embalsamento- Óxido de etileno- Herbicidas- Pesticidas
- Alcool
LMA - classificação - OMS faz a sua classificação com base na clinica, nas anomalias citogenéticas, moleculares, morfologia e recorre muito a citoquimica. V/F- Para a OMS temos LMA quando blastos mais de __% e para o FAB quando mais de __%- Leucemias com 20-30% de blastos beneficiam de tx para a SMD, como a decitabina e a azacitidina. V/F
- OMS faz a sua classificação com base na clinica, nas anomalias citogenéticas, moleculares, morfologia e recorre muito a citoquimica. F! A OMS recorre a citoquimica de modo limitado- Para a OMS temos LMA quando blastos mais de 20% e para o FAB quando mais de 30%- Leucemias com 20-30% de blastos beneficiam de tx para a SMD, como a decitabina e a azacitidina. V
LMA - classificação - Antigenios mieloides específicos: 13 e 117. Antigenios plaquetaris especificos: 61 e 41. V/F- A clinica pode ter impacto px e por isso é que é incluída na classificação da OMS. V/F- deleção 5q e 7q VS t (15,17) e t (8,21). Qual é em mais jovens e qual e nos mais idosos?
- Antigenios mieloides específicos: 13 e 117. Antigenios plaquetaris especificos: 61 e 41. V- A clinica pode ter impacto px e por isso é que é incluída na classificação da OMS. V- deleção 5q e 7q: mais idosos (del 5q tb no SMD); t (15,17) e t (8,21) : mais novos
LMA - alterações genéticas: t (15,17); t (8,21), inv (16); t (9,11)- qual se associa a Leucemia pro-mielocitica aguda?- qual tem como produto o gene de fusão PML-RARA (dar - receptor do acido retinoico)- LMA com eosinofilos anormais na MO - LMA com bastões de Auer, expressão de CD19, aumento de eosinofilos normais - sarcomas mieloides- Coagulação intravascular disseminada (CID)- gene de fusão RUNX1/RUNX1T1- gene de fusão CBFB/MYH11- aspectos monociticos, com gene de fusão MLLT3-MLL
- qual se associa a Leucemia pro-mielocitica aguda? t (15,17)- qual tem como produto o gene de fusão PML-RARA (dar - receptor do acido retinoico): t (15,17)- LMA com eosinofilos anormais na MO: inv (16)- LMA com bastões de Auer, expressão de CD19, aumento de eosinofilos normais: t (8,21)- sarcomas mieloides: t (8,21)- Coagulação intravascular disseminada (CID): t (15,17)- gene de fusão RUNX1/RUNX1T1: t (8,21)- gene de fusão CBFB/MYH11: inv (16)- aspectos monociticos, com gene de fusão MLLT3-MLL: t (9,11)
LMA - classificação - analise cromossomica fornece as informações px mais importantes pre-tx. V/F- proteina de fusão pml-rar suprime a transcrição genica e bloqueia a diferenciação das células. V/F- Nas LMA, o dx é independente do numero de blastos naquelas em que se identifica a t(15,17), t(8,21) e a inv (16)
Tudo V
Marcadores px nas LMA - Mutações FLT3 constituem um subtipo isolado? Quando devem ser determinadas? - Temos duas mutações de FLT3: DIS-FLT3 e a ITD-FLT3. Qual a mais comum? Qual a associada a mau px?- Mutação do FLT3 em 30% dos adultos com LMA. V/F- Mutaçao do KIT em 25-30% dos pacientes com t(8,21) ou inv (16). V/F
- Mutações FLT3 não constituem um subtipo isolado - determinação esta recomendada nas LMA-CN- Temos duas mutações de FLT3: DIS-FLT3 e a ITD-FLT3. Qual a mais comum? DIS. Qual a associada a mau px? ITD- Mutação do FLT3 em 30% dos adultos com LMA. V- Mutaçao do KIT em 25-30% dos pacientes com t(8,21) ou inv (16). V/F
MArcadores px moleculares nas LMA - Quais são os dois que estão associados a px favorável? Quais são os dois que tem o seu próprio subtipo?- mut NPM1- mut CEBPA- FLT3-ITD- mut WT1- mutação KIT - Hiperexpressão de BAALC- Hiperexpressão de ERG- Hiperexpressão de MN1- Hiperexpressão de EVI 1
- Quais são os dois que estão associados a px favorável? Quais são os dois que tem o seu próprio subtipo? - mut NPM1- mut CEBPAOutros tem px adverso!
LMA - clinica - Quase metade dos pacientes tem sintomas com duração igual ou menor que três meses a altura do dx. V/F- A fadiga como primeiro sintoma é relatada em ___% dos pacientes. - Febre como sintoma inicial em __% dos pacientes. - Hemostasia anormal como primeiras manifestações em __% dos doentes.
- Quase metade dos pacientes tem sintomas com duração igual ou menor que três meses a altura do dx. V- A fadiga como primeiro sintoma é relatada em 50% dos pacientes. - Febre como sintoma inicial em 10% dos pacientes. - Hemostasia anormal como primeiras manifestações em 5% dos doentes.
LMA clinica- O que sao sarcomas mieloides? Em que locais os encontramos mais frequentemente?- Sarcomas mieloides estão frequentemente associados a aberrações cromossomicas. V/F- Hemorragias retinianas em 15% dos doentes. V/F
- O que sao sarcomas mieloides? Massas de blastos mieloides em locais que não a MO. Em que locais os encontramos mais frequentemente? Pele, tecidos moles, TGI, testículos e gânglios. - Sarcomas mieloides estão frequentemente associados a aberrações cromossomicas. V- Hemorragias retinianas em 15% dos doentes. V
LMA clinica - coloca nos espaços LPA, LMA monocitica; graus extremos de leucocitose e trombocitopenia- Hemorragia GI significativa, hemorragia intra-pulmonar e intracraniana ocorre mais na ….- Hemorragia associada a coagulopatia tb pode ocorrer na ….- infiltração das gengivas, pele, tecidos moles ou meninges com blastos leucemicos é típica da …. e com anomalias cromossomicas no 11q.
- Hemorragia GI significativa, hemorragia intra-pulmonar e intracraniana ocorre mais na LPA (tb devido a CID)- Hemorragia associada a coagulopatia tb pode ocorrer na LMA monocitica e em graus extremos de leucocitose e trombocitopenia- infiltração das gengivas, pele, tecidos moles ou meninges com blastos leucemicos é típica da LMA monocitica e com anomalias cromossomicas no 11q.
LMA - clinica - o grau da anemia _____ (correlaciona-se com/é independente de) outros achados hematológicos, esplenomegalia e duração dos sintomas. - Bastoes de auer estão smp presentes? A sua presença o que significa?
- o grau da anemia é independente de outros achados hematológicos, esplenomegalia e duração dos sintomas. - Bastoes de auer estão smp presentes? Não. A sua presença o que significa? Linhagem mieloide é quase certa.
LMA - clinica - Entre 25-40% temos leucocitos abaixo dos 5.000 e em 20% temos leucócitos acima dos 100.000. V/F- Menos de 5% dos doentes não tem células leucemicas no sangue. V/F- Em 75% as plaquetas são menores que 100.000 e em 25% menores que 25.000. V/F
Tudo verdade
LMA - tx - Quando temos hemorragia com contagens plaquetarias moderadamente diminuídas o que fazer?- Alta concentração de lisozima, marcador de diferenciação ___, pode ser etiologica na disfunção tubular renal.
- Quando temos hemorragia com contagens plaquetarias moderadamente diminuídas o que fazer? Transfusão plaquetaria (plaquetas tem função deficiente!)- Alta concentração de lisozima, marcador de diferenciação monocitica, pode ser etiologica na disfunção tubular renal.
LMA - tx - Contagem de plaquetas, neutrofilos e valor da Hg. Qual é que não é considerada na determinação de remissão completa?- A LMA em idosos é biologicamente diferente da LMA em jovens?- Estado de desempenho influencia o px de modo _____ (independente/dependente) da idade. - A taxa de RC e a sobrevida é mais baixa nos doentes que se apresentam com clinica e anomalias hematológicas com mais de ___ meses de duração.
- Contagem de plaquetas, neutrofilos e valor da Hg. Qual é que não é considerada na determinação de remissão completa? Hemoglobina - A LMA em idosos é biologicamente diferente da LMA em jovens? Sim, nos idosos as células malignas expressam com mais frequência a MDR1- Estado de desempenho influencia o px de modo independente da idade. - A taxa de RC e a sobrevida é mais baixa nos doentes que se apresentam com clinica e anomalias hematológicas com mais de 3 meses de duração.
LMA - tx - A LMA associada ao tx com citotoxicos é mais ___ (fácil/dificil) de tratar. - Contagem de leucocitos elevada é fator px independente. V/F- doentes que alcançam RC com um ciclo de indução vS com muitos ciclos. Qual é que tem RC mais prolongada?
- A LMA associada ao tx com citotoxicos é mais dificil de tratar. - Contagem de leucocitos elevada é fator px independente. V- doentes que alcançam RC com um ciclo de indução - tem RC mais prolongada
LMA - tx - ordena do que tem melhor px para o que tem prognostico reservado- t (15,17)- sem anomalia citogenetica- cariotipos complexos ( t(6,9), inv (3), -7 )- t (8,21)
1º t (15,17) - px muito favorável - 85%2º t (8,21) - satisfatorio - 55% de cura3º sem anomalia citogenetica - moderadamente favorável 40% de cura4º cariotipos complexos ( t(6,9), inv (3), -7 ) - px muito reservado
LMA - tx - quantas fases tem o tx da LMA?- Nos mais jovens a intensificação da QT leva a aumentos da taxa de cura, enquanto que nos idosos o beneficio é controverso. V/F
- quantas fases tem o tx da LMA? 2 (indução + manutenção pos remissão)- Nos mais jovens a intensificação da QT leva a aumentos da taxa de cura, enquanto que nos idosos o beneficio é controverso. V
Qual o esquema de QT mais usado para indução na LMA (não LPA)?
Citarabina + antraciclina (daunorrubicina)Ex Citarabina 7 dias infusão + ciclo de 3 dias da rrubicina ± ciclo de 3 dias de etoposidio