Antiplaquetarios e Fibrinoliticos Flashcards

1
Q

Indicações para combinação Clopidogrel+ AAS?

A

Após colocação de stents coronários.Eficaz na angina instável

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em quem se deve evitar prasugrel?

A

Idosos e Doentes cerebrovasculares

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a complicação mais séria dos antagonistas GPIIb-IIIa além da hemorragia?

A

Trombocitopenia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a heparina que é um antifactoXa/antifactorIIa numa razão 1:1?

A

HNF

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual a heparina que não necessita de monitorização? Quais as indicações para monitorizar?

A

HBPM. Insuf. Renal (Cl.Cr ≤ 50mL/min); Obesidade; Gravidez (3T); Válvulas mecânicas, crianças

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o INR a atingir num doente com anticoagulante lúpico a fazer varfarina?

A

2-3

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Situações em que fibrinolíticos devem ser aplicados por catéter diretamente dentro do trombo?

A

Trombos venosos profundos proximais Trombos arteriais periféricos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que acontece quando plasmina é ativada na presença de DD(E)?

A

Decompõe fibrinogénio (fibrinogenólise)à - fragmento X (↑susceptibilidade dos tampões à dissolução)à - hemorragia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Agente fibrinolítico inespecífico não imunogénico?

A

Urocínase

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

AAS- Qual o mecanismo de ação?- Igualmente eficaz em homens e mulheres mas a diminuição do risco de EAM e AVC é diferente. Como?- A prevenção secundaria com AAS reduziu em __% o risco de eventos CV.

A
  • Qual o mecanismo de ação? Inibição irreversível da COX-1, uma enzima fundamental a biossintese do tromboxano A2. - Igualmente eficaz em homens e mulheres mas a diminuição do risco de EAM e AVC é diferente: mais diminuição do risco de EAM nos homens e diminuição maior no risco de AVE nas mulheres. - A prevenção secundaria com AAS reduziu em 25% o risco de eventos CV.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

AAS- Doses mais altas sao mais eficazes?- % da pop com resistencia ao AAS?- Resistencia pode ser revertida com doses mais altas ou com acréscimo de outros anti-plaquetarios?

A
  • Doses mais altas sao mais eficazes? Não! Ate foi referida perda de eficácia (inibe tb a COX-2 que é benéfica)- % da pop com resistencia ao AAS? 5-10%- Resistencia pode ser revertida com doses mais altas ou com acréscimo de outros anti-plaquetarios? NÃO
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Tienopiridinas - clopi, prasu, ticlo- Mecanismo de ação?- qual dos tres tem inicio de açao mais rápido, inibição mais potente e previsível?- Qual dos tres ja n e usado?- clopidogrel e mais ou menos eficaz que o AAS?

A
  • Mecanismo de ação? bloqueio irreversível do P2Y12, bloqueando a agregação plaquetaria dependente do ADP- qual dos tres tem inicio de açao mais rápido, inibição mais potente e previsível? Prasugrel (todo o prasugrel absorvido e ativado)- Qual dos tres ja n e usado? ticlopidina - clopidogrel e mais ou menos eficaz que o AAS? Mais! Mas tb mais caro.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Tienopiridinas - clopi, prasu, ticlo- Qual tem mais risco de sangramento?- Prasugrel deve ser evitado em doentes idosos e esta CI em doentes com historia de doença vascular cerebral. V/F- Efeitos colaterais hematológicos e GI são ___ (raros/comuns) com o clopi e com o prasu.

A
  • Qual tem mais risco de sangramento? Prasugrel - Prasugrel deve ser evitado em doentes idosos e esta CI em doentes com historia de doença vascular cerebral. V- Efeitos colaterais hematológicos e GI são raros com o clopi e com o prasu.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Tienopiridinas - clopi, prasu, ticlo- Mut com perda de função na isoenzima CYP2C19 esta presente em 50% dos ____ (brancos/ asiáticos)- IBPs + clopidogrel. O que acontece?- Polimorfismos da CYP2C19 sao menos importantes no prasugrel. V/F

A
  • Mut com perda de função na isoenzima CYP2C19 esta presente em 50% dos asiáticos (25% brancos e 30% afro)- IBPs + clopidogrel. O que acontece? IBP inibe a CYP2C19 e com isso da diminuição do efeito do clopidogrel. - Polimorfismos da CYP2C19 sao menos importantes no prasugrel. V
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Dipiridamol- E um agente anti-plaquetario ___ (forte/fraco).- Quando combinado com o AAS é usado para que?- Mecanismo de ação?- Deve ser evitado em que doentes?

A
  • E um agente anti-plaquetario fraco- Quando combinado com o AAS é usado para que? Prevenção de AVC em doentes que tiveram AIT- Mecanismo de ação? Inibição da fosfodiesterase e impede captação da adenosina - Deve ser evitado em que doentes? DAC (porque ele é vasodilatador - risco de síndrome de roubo).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Antagonistas do receptor GpIIb/IIIa - abcximabe, eptifibatida, tirofibana- qual tem a semi-vida mais longa?- qual não é especifico para GpIIb/IIa?- qual o que tb tem efeitos antiinflamatórios e/ou anti-proliferativos?- A trombocitopenia mediada por anticorpos é mais comum com qual deles?

A

Abciximabe para todos! Ele n é especifico porque tb inibe duas proteínas alfa-beta (responsaveis pelos outros dois efeitos)A semi-vida mais longa é ligada as plaquetas e não no plasma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Ticagrelor- Inibidor ____ (irreversivel/reversivel) do P2Y12. - Tem ____ (menos/mais) redução da mortalidade CV comparativamente com o clopidogrel.

A
  • Inibidor reversivel do P2Y12. - Tem mais redução da mortalidade CV comparativamente com o clopidogrel.
18
Q

HNF- Mecanismo de ação?- A inibição do fator Xa e igual a do fator IIa (trombina)?- A HNF aumenta a libertação de que inibidor?

A
  • Mecanismo de ação? Potencia a antitrombina e por conseguinte a inibição da trombina e do fator Xa - junta a trombina com a antitrombina e muda a conformação (abre mais) para ligar a antitrombina ao fator Xa- A inibição do fator Xa e igual a do fator IIa (trombina)? Sim! - A HNF aumenta a libertação de que inibidor? Inibidor da via do fator tecidual
19
Q

HNF - Tb se pode ligar ao endotelio e a outras proteínas plasmáticas alem da antitrombina. V/F- A depuração da heparina é dependente da dose?- Metabolização renal ou extra-renal?- a que proteinas é que a HNF se pode ligar?

A
  • Tb se pode ligar ao endotelio e a outras proteínas plasmáticas alem da antitrombina . V- A depuração da heparina é dependente da dose? Sim! Doses mais baixas ligam so ao endotelio e por isso tem semi-vida mais curta. - Metabolização renal ou extra-renal? Extra-renal- a que proteinas é que a HNF se pode ligar? PF-4, FvW e a proteinas de fase aguda.
20
Q

HNF - Resposta anticoagulante a doses fixas/ajustadas pelo peso é …- Monitorização: níveis terapêuticos quando o ___ (TP/TTPa) esta prolongado ___ vezes. - Pelos níveis do TTPa, __% são resistentes a HNF. Nesses qual o passo a seguir?

A
  • Resposta anticoagulante a doses fixas/ajustadas pelo peso é imprevisivel! Preciso monitorizar. - Monitorização: níveis terapêuticos quando o TTPa esta prolongado 2-3 vezes. - Pelos níveis do TTPa, 25% são resistentes a HNF. Nesses qual o passo a seguir? Medir níveis de anti-fator Xa (outros fatores que estão aumentados e n deixam prolongar o TTPa)
21
Q

HNF - A monitorização é essencial tanto quando o farmaco e administrado em doses profiláticas como terapêuticas. V/F- São necessárias doses mais altas de heparina no TEV ou no SCA?- Complexo heparina-antitrombina consegue inibir o Xa ligado as plaquetas ativadas? E a trombina ligada a fibrina?

A
  • A monitorização é essencial tanto quando o farmaco e administrado em doses profiláticas como terapêuticas. F! Em doses profiláticas n e necessário! - São necessárias doses mais altas de heparina no TEV - trombos maiores!- Complexo heparina-antitrombina consegue inibir o Xa ligado as plaquetas ativadas? E a trombina ligada a fibrina? Não consegue nenhum desses (so os consegue inibir quando estão livres)
22
Q

Quais os efeitos laterais da heparina?

A

Hemorrogia Osteoporose Transaminases (aumentadas)Trombocitopenia Louis é HOTT!

23
Q

HNF - efeitos colaterais - Qual o antidoto da heparina? Como deve ser administrado? 1 mg neutraliza quantas unidades?- Qual o teste de diagnostico mais especifico para a TIH?

A
  • antidoto é o sulfato de protamina, infusão IV lenta, 1 mg neutraliza 100 unidades. - Qual o teste de diagnostico mais especifico para a TIH? Ensaio de libertação da serotonina
24
Q

%Ts da Trombocitopenia induzida pela heparina

A

Trombose - mais venosa que arterialTipo de doente - mais nos cx e mais em mulheresTrombocitopenia Tempo: 5 a 10 dias depois Tipo de heparina: mais com a HNF

25
Q

5 vantagens da HBPM sobre a HNF

A
  • Menos Osteoporose- Menos TIH - Melhor biodisponibilidade e semi-vida mais longa depois de injeção subcutânea- Resposta anticoagulante mais previsivel (não e necessário monitorizar) - não se liga tanto as proteínas plasmáticas - Depuração independente da dose
26
Q

HBPM- Inibição da trombina vS fator Xa. - Metabolização renal ou extra-renal?- se monitorização for necessária que teste usar: TTPa ou níveis de anti-fator Xa?

A
  • Inibição da trombina vS fator Xa. Inibe mais o fator Xa do que a trombina (e muito pequena)- Metabolização renal ou extra-renal? Exclusivamente renal- se monitorização for necessária que teste usar: TTPa ou níveis de anti-fator Xa? Anti-fator Xa (o TTPa não varia muito)
27
Q

5 indicações para monitorização com HBPM Tem mnemonica!

A

Valvulas mecanicasInsuficiencia renalGravidezObesidadeCrianças VIGO das crianças

28
Q

HBPM- Sulfato de protamina é tao eficaz na HBPM como na HNF. V/F- Se doente tiver risco de sangramento muito alto é melhor a HNF ou a HBPM?

A
  • Sulfato de protamina é tao eficaz na HBPM como na HNF. F! Porque o sulfato de protamina liga apenas as cadeias mais longas de HBPM (diminuição do efeito n e tao marcada)- Se doente tiver risco de sangramento muito alto é melhor a HNF ou a HBPM? a HNF porque o sulfato de protamina é muito mais eficaz na HNF.
29
Q

Fondaparinux - O que é?- Inibição da trombina vS fator Xa. - Via de administração?- Metabolização?

A
  • O que é? Sequencia pentassacarida que liga a antitrombina- Inibição da trombina vS fator Xa. Não inibe a trombina! So o Xa. - Via de administração? Subcutanea - Metabolização? Renal
30
Q

Fondaparinux - Previsibilidade da resposta anti-coagulante. - Nos doentes com SCA que tb necessitam de ICP, o fondaparinux pode estar associado a trombose do cateter e por isso deve administrar-se tb heparina. V/F- Sulfato de protamina como antidoto?

A
  • Previsibilidade da resposta anti-coagulante. Previsivel, porque não se liga as proteínas plasmáticas nem ao endotelio. - Nos doentes com SCA que tb necessitam de ICP, o fondaparinux pode estar associado a trombose do cateter e por isso deve administrar-se tb heparina. V - Sulfato de protamina como antidoto? Não funciona!
31
Q

Inibidores diretos da trombina - lepirudina, argatrobana, bivalirudina - Podem ser usados como tx na TIH. V/F- qual é que esta aprovado para utilização na ICP?- Qual é que pode ser usado na Insuficiencia hepatica?- Qual pode ser usado na Irenal?

A
  • Podem ser usados como tx na TIH. V- qual é que esta aprovado para utilização na ICP? Bivalirudina- Qual é que pode ser usado na Insuficiencia hepatica? Lepirudina - Liver - Este e metabolizado no rim - Qual pode ser usado na Irenal? ARgatrobano (Renal) - metabolização hepática
32
Q

Varfarina - Bloqueia o que?- Apenas a pequena fração livre da varfarina é biologicamente ativa. V/F- monitorização com TP ou TTPa?

A
  • Bloqueia o que? Bloqueia a VKOR (vit K epoxido redutase), que bloqueia assim a gama-carboxilação. - Apenas a pequena fração livre da varfarina é biologicamente ativa. V- monitorização com TP
33
Q

Varfarina - Polimorfismos CYP2C9 e VKORC1- qual é mais comum?- Qual é mais nos asiáticos?- Qual é mais nos brancos?- Se paciente tem um destes, devemos dar doses mais altas ou mais baixas?

A
  • qual é mais comum? VKORC1- Qual é mais nos asiáticos? VKORC1- Qual é mais nos brancos? CYP2C9- Se paciente tem um destes, devemos dar doses mais altas ou mais baixas? Mais baixas
34
Q

Varfarina- Para a maioria das indicações INR entre 2-3. Qual a excepção?- Segura na gravidez?- Necrose cutanea é __ (rara/frequente) e ocorre nos primeiros ___ dias do tx. - Em que pacientes ocorre a necrose cutânea?

A
  • Para a maioria das indicações INR entre 2-3. Qual a excepção? Valvulas mecânicas (INR entre 2,5-3,5)- Segura na gravidez? Não! Atravessa a placenta e pode dar anomalias fetais e sangramentos no bebe!- Necrose cutanea é rara e ocorre nos primeiros 2-5 dias do tx. - Em que pacientes ocorre a necrose cutânea? Naqueles com deficiência congenita/adquirida da proteína C e S.
35
Q

Varfarina- A embriopatia caracteristica da varfarina ocorre mais em que trimestre?- Esta CI principalmente em que trimestres?- Passa para o leite materno?

A
  • A embriopatia caracteristica da varfarina ocorre mais em que trimestre? primeiro- Esta CI principalmente em que trimestres? 1 e 3- Passa para o leite materno? Não
36
Q

Dabigatrano é inibidor de ___ e o rivaroxabano é inibidor de ___.

A
  • DabigaTRano é inibidor de Trombina e o rivaroXabano é inibidor de fator Xa
37
Q

Fibrinoliticos - 3 indicações para fazer fibrinolise sistémica. - A concentração do plasminogenio é ___ que a da alfa-2-antiplasmina. - ao contrario da plasmina livre, a plasmina gerada na superfície da fibrina esta relativamente protegida da inativação pela alfa-2-antiplasmina. V/F

A
  • 3 indicações para fazer fibrinolise sistémica: EAM, AVC, EP maciça. - A concentração do plasminogenio é duas vezes maior que a da alfa-2-antiplasmina. - ao contrario da plasmina livre, a plasmina gerada na superfície da fibrina esta relativamente protegida da inativação pela alfa-2-antiplasmina. V
38
Q

O que são e quais são os fibrinoliticos específicos?

A

Fibrinoliticos especificos: ativam preferencialmente o plasminogenio ligado a fibrina - São as plases, com excepção da anistreplase que é uma merda. - Os que nao sao específicos provocam um estado litico sistémico

39
Q

Fibrinoliticos - Estreptoquinase nao converte directamente o plasminogenio em plasmina. V/F- Doentes podem ter atc contra estreptoquinase?- Uroquinase converte directamente o plasminogenio em plasmina e não é imunogenico. V/F

A
  • Estreptoquinase nao converte directamente o plasminogenio em plasmina. V Liga-se ao plasminogenio e expõe o seu local ativo- Doentes podem ter atc contra estreptoquinase? Sim (tx no passado e doentes que tiveram inf estreptococicas)- Uroquinase converte directamente o plasminogenio em plasmina e não é imunogenico. V
40
Q

Fibrinoliticos - Comparando a alteplase com a estreptoquinase no tx do EAM, qual tem mortalidade menor?- Com a alteplase, reações alérgicas e hipotensão são raras. V/F- Qual tem mais especificidade pela fibrina: alteplase ou a tecneplase?

A
  • Comparando a alteplase com a estreptoquinase no tx do EAM, qual tem mortalidade menor? Alteplase- Com a alteplase, reações alérgicas e hipotensão são raras. V (tb n é imunogenica)- Qual tem mais especificidade pela fibrina: alteplase ou a tecneplase? Tecneplase (+ tecnológica - melhor)