LEGISLAÇÃO PREVIDENCIARIA Flashcards
A que se refere o conteúdo da legislação previdenciária?
O conteúdo da legislação previdenciária se refere teor da Legislação Previdenciária, o que está contido na legislação, essa Legislação disciplina em seu conteúdo o funcionamento do sistema securitário.
O que é a fonte da Legislação Previdenciária?
As fontes do Direito são os elementos que geram determinado conjunto de normas jurídicas. No direito Previdenciário, temos as fontes diretas, ou imediatas e as fontes indiretas, ou mediatas.
Quais são as fontes Diretas (Imediatas) da previdência social?
As fontes diretas são as seguintes leis:
Constituição
Emenda Constitucional
Lei Complementar
Legislação Ordinária
As fontes Diretas são suficientes, sozinhas para produzir a regra jurídica.
Quais são as fontes Indiretas (Mediatas)
da previdência social?
Essas são as fontes que, embora não sejam capaz de gerar regras jurídicas imediatamente, influenciam na interpretação das regras e podem gerar, ao longo do tempo, a criação de novas regras. São elas:
Jurisprudência
Doutrina
Costumes
A Jurisprudência é a forma como os tribunais interpretam e decidem sobre a Legislação Previdenciária.
A Doutrina é o conjunto de interpretações acadêmicas sobre essa legislação.
Os costumes são o conjunto de entendimentos socialmente existentes sobre a Legislação Previdenciária.
Quais as linhas de entendimento para analisar a Autonomia do Direito Previdenciário?
As duas linhas de entendimento para analisar a Autonomia do Direito Previdenciário: a teoria monista e a teoria dualista.
Na analise da Autonomia do Direito Previdenciário, o que é a teoria Monista?
Teoria Monista – entende que a Seguridade Social está dentro do âmbito do Direito do Trabalho, sendo mero apêndice deste.
Na analise da Autonomia do Direito Previdenciário, o que é a teoria Dualista?
Teoria Dualista – essa teoria entende que esse ramo do Direito não se confunde com o Direito do Trabalho.
Mas a Constituição de 1988 definiu a autonomia da Legislação Previdenciária, considerando-a separada do Direito do Trabalho.
Enquanto o tema Seguridade Social está no Titulo VIII, Capítulo II da CF, a parte do Direito do Trabalho está no Título II.
Como é organizada a previdência social?
A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.
Quais situações o Regime Geral de Previdência Social atenderá?
I - cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
II - proteção à maternidade, especialmente à gestante; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
Quando é permitida a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios?
É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios, ressalvada, nos termos de lei complementar, a possibilidade de previsão de idade e tempo de contribuição distintos da regra geral para concessão de aposentadoria exclusivamente em favor dos segurados:
I - com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
II - cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
Qual será o valor do benefício que substitua o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho?
Nenhum benefício que substitua o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado terá valor mensal inferior ao salário mínimo.
Quais os salários de contribuição para o cálculo de benefício serão atualizados?
Todos os salários de contribuição considerados para o cálculo de benefício serão devidamente atualizados, na forma da lei.
Como funciona o reajustamento dos benefícios?
É assegurado o reajustamento dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme critérios definidos em lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
A pessoa participante de regime próprio de previdência, pode filiar-se ao rgps na qualidade de segurado facultativo?
É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
Qual a base para o valor da gratificação natalina dos aposentados e pensionistas?
A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos do mês de dezembro de cada ano. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)