Interpretação e Inquérito Flashcards
Art. 28. (…). § 1º Se a vítima, ou seu representante legal, não concordar com o arquivamento do inquérito policial, poderá, no prazo de ……….. dias do recebimento da comunicação, submeter a matéria à revisão da instância competente do órgão ministerial, conforme dispuser a respectiva lei orgânica.
30 (trinta)
o inquérito policial é …………, ou seja, possui um prazo para ser concluído. inquérito deverá terminar no prazo de ………. (se o indiciado estiver preso) ou em ………. (se estiver solto).
temporário
10 dias
30 dias
O prazo para conclusão do inquérito policial, quando o indivíduo tiver sido preso em flagrante pela prática de furto simples, mas lhe for concedida a liberdade provisória na audiência de custódia, é de
30 dias prorrogáveis por prazos sucessivos, desde que o fato seja de difícil elucidação.
Depois de ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, por falta de base para a denúncia, a autoridade policial poderá proceder a novas pesquisas, se de outras provas ……………….
TIVER NOTÍCIA
Qualquer pessoa do povo poderá provocar a iniciativa do ………, nos casos em que caiba a ………., fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção.
Ministério Público
ação pública
Encerrado o inquérito policial, os autos poderão ser entregues ao ………, se o pedir, mediante o traslado, ou, se não o fizer, deverão ser remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu ………
requerente
representante legal
O ………… pode, de …………, arquivar inquérito quando verificar que, mesmo após terem sido feitas diligências de investigação e terem sido descumpridos os prazos para a instrução do inquérito, não foram reunidos indícios mínimos de autoria ou materialidade.
STF
ofício
A ………….. é uma medida substitutiva da prisão preventiva, e não uma alternativa à prisão. Por isso, a decretação da prisão domiciliar não dispensa os requisitos exigidos pelo Código de Processo Penal (CPP) para as prisões cautelares em gera
prisão domiciliar
Delatio criminis inqualificada
É a chamada “denúncia anônima”, ou seja, a comunicação do fato feita à autoridade policial por qualquer do povo, mas sem a identificação do comunicante.
No inquérito policial, o …….., ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que …….. realizada, ou não, a juízo da autoridade.
ofendido
será
DELATIO CRIMINIS:
Simples: …………
Postulatória: …………
Inqualificada: …………
- comunicação feita à policia por qualquer do povo
- comunicação feita à policia pela vítima
- denúncia anonima
Notitia Criminis:
É quando a autoridade policial toma conhecimento de fato criminoso, por qualquer meio.
Notitia Criminis
IMEDIATA; ………………
MEDIATA; ………………
COERCITIVA. ………………
- (Atividades Rotineiras - quando a própria polícia, por qualquer meio, descobre o fato criminoso.)
- (Expediente Formal, ex.: requisição(manda fazer) do MP ou requerimento(pede) do ofendido)
- (Prisão em Flagrante)
A autoridade policial instaura o inquérito através de ………. e o encerra através de ………. (CPP, art. 10, § 1º).
portaria
relatório
Todas as peças do inquérito policial deverão ser, num só processado, reduzidas a ……….. ou ………..
escrito
datilografadas