Indicadores /Taxas /Tipos de Emprego Flashcards
Defina Taxa de Atividade :
Também chamada de taxa de participação na força de trabalho, é o percentual de pessoas economicamente ativas (PEA), na semana de referência, em relação às pessoas em idade ativa (PIA).
A taxa de atividade/participação masculina é maior que a feminina, pois além do homem estar mais presente no mercado de trabalho, os afazeres domésticos não são considerados atividades economicamente ativas.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
A taxa de atividade/participação adulta é maior que a participação jovem ou idosa, por motivos bastante óbvios: os jovens ainda estão em treinamento e os idosos, em sua grande maioria, estão se aposentando, além de enfrentarem discriminação e certas limitações no mercado de trabalho.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
À medida que a economia e o país cresçam e se desenvolvam, é uma forte tendência a taxa de atividade/participação feminina atingir valores mais próximos à taxa masculina.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
É o inverso da taxa de atividade. Essa taxa representa o percentual de pessoas não economicamente ativas em relação às pessoas em idade ativa:
Taxa de Inatividade.
É o percentual de pessoas ocupadas (empregadas) em relação às pessoas de 14 anos ou mais de idade (PIA).
Nível de Ocupação .
É o inverso do nível de ocupação. É o percentual de pessoas desocupadas em relação às pessoas em idade ativa (PIA).
Nível de Desocupação .
Também chamada de taxa de desemprego, ou ainda taxa de desemprego aberto, ela certamente é o indicador mais importante e também o mais conhecido da população em geral.
Taxa de Desocupação (Taxa de Desemprego) .
A taxa de desemprego contabiliza aqueles indivíduos que têm capacidade para trabalhar, desejam trabalhar, buscam trabalho, mas não encontram uma ocupação.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A taxa de desemprego geralmente contabiliza aqueles indivíduos que têm capacidade para trabalhar, desejam trabalhar, estão ativamente buscando trabalho, mas não conseguem encontrar uma ocupação. Essa métrica é um indicador-chave do mercado de trabalho e da saúde econômica, refletindo a parcela da força de trabalho que está desempregada em relação à força de trabalho total.
A taxa de desocupação, o indicador mais importante, reflete o percentual de desocupados em relação à PEA, enquanto nível de desocupação reflete o percentual de desocupados em relação à PIA.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. A taxa de desocupação mede o percentual de desocupados em relação à População Economicamente Ativa (PEA), enquanto o nível de desocupação reflete o percentual de desocupados em relação à População em Idade Ativa (PIA).
Obs: A População Economicamente Ativa (PEA) inclui pessoas que estão empregadas ou procurando trabalho. A População em Idade Ativa (PIA) engloba todas as pessoas em idade de trabalhar, incluindo a PEA e quem não está procurando trabalho.
O nível de desocupação é sempre menor que a taxa de desocupação, já que a PEA é sempre menor que a PIA.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Taxa de Ocupação (Taxa de Emprego) :
Também chamada de taxa de emprego, é o inverso da taxa de desocupação. Reflete o percentual de ocupados em relação às pessoas economicamente ativas (PEA).
É a relação percentual entre empregos substituídos e o número inicial de empregados:
Taxa de rotatividade.
Mantendo-se os outros fatores constantes, um dado trabalhador terá maiores possibilidades de sair de um emprego de baixo salário do que um de alto salário.Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Isto quer dizer que trabalhadores que sentem que poderiam ganhar salários maiores em outro emprego, de fato, têm mais possibilidades de sair e procurar outro emprego, ocasionando rotatividade.
As taxas de saída tendem a declinar à medida que aumenta o tamanho da empresa. Existem várias explicações para este fenômeno.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. grandes empresas oferecem mais possibilidades de transferências, remoções e promoções. Outra explicação se baseia no fato de que grandes empresas investem mais no capital humano, através de cursos e treinamentos, de forma que o custo de substituição de um trabalhador já treinado e ambientado nos processos de produção é bastante alto. Logo, vale a pena para estas empresas pagar salários mais altos e evitar, desta maneira, rotatividade.