A intervenção governamental: Política salarial e políticas de emprego. Subsídios governamentais para investimentos em capital humano. Salário-mínimo. Flashcards
Do ponto de vista sociológico, as intervenções governamentais no mercado de trabalho incluem :
políticas salariais,
políticas de emprego,
subsídios para investimentos em capital humano e
salário mínimo.
Como as intervenções governamentais são frequentemente analisadas em relação às dinâmicas sociais e estruturas de poder:
As políticas de —— desempenham um papel crucial na gestão do mercado de trabalho, abordando diferentes tipos de desemprego.
Emprego
As políticas de emprego podem ser classificadas em duas categorias principais:
políticas passivas de emprego e
políticas ativas de emprego.
Consideram o nível de emprego e desemprego como fatores externos e buscam oferecer assistência aos desempregados e suas famílias.
Políticas Passivas de Emprego.
Visam melhorar o funcionamento do mercado de trabalho, reintegrar trabalhadores desempregados ou aumentar a demanda por trabalho:
Políticas Ativas de Emprego.
Exemplos de políticas passivas de emprego :
Exemplos de políticas ativas de emprego :
A intervenção do Estado por meio de ———— é um fenômeno complexo que encontra raízes em diversas dinâmicas sociais, econômicas e políticas. Um dos contextos-chave para compreender esse fenômeno é o processo de industrialização, durante o qual as desigualdades entre diferentes setores e grupos sociais foram acentuadas.
Subsídios
Com a industrialização,as desigualdades entre diferentes setores e grupos sociais foram acentuadas. Nesse cenário, o Estado frequentemente responde a desequilíbrios econômicos resultantes de disparidades sociais, buscando ——————essas diferenças por meio de intervenções subsidiárias
Mitigar
A existência de regiões ou setores menos desenvolvidos economicamente motiva a implementação de subsídios como estratégia para promover —————- social, reduzindo disparidades regionais. Pressões sociais provenientes de movimentos, sindicatos e grupos da sociedade civil também exercem influência nas políticas governamentais. A implementação de subsídios muitas vezes responde a demandas desses setores por justiça social e econômica.
Equidade
O surgimento de políticas de bem-estar social, impulsionadas por ideias sociológicas de justiça social, contribui para intervenções governamentais que buscam fornecer suporte financeiro e benefícios a todos os grupos da sociedade,sem distinção.
Verdadeiro ou falso?
Falso . O surgimento de políticas de bem-estar social, impulsionadas por ideias sociológicas de justiça social, contribui para intervenções governamentais que buscam fornecer suporte financeiro e benefícios a grupos ESPECÍFICOS, ampliando o escopo dos subsídios.
Principais fatores que motivam o governo a intervir por meio de subsídios para proteger empregos e manter a estabilidade social:
A implementação de subsídios pela União no contexto brasileiro abrange três modalidades distintas:
Benefícios Tributários;
Benefícios Financeiros;
Benefícios Creditícios.
Essa modalidade é marcada pela renúncia de receitas por parte da União. Consiste na concessão de incentivos fiscais, isenções e reduções de impostos para determinados setores, atividades ou regiões. O objetivo é estimular o desenvolvimento econômico e social, bem como promover a competitividade de certos segmentos.
Benefícios Tributários.