Estruturas de mercado/Equilíbrio No mercado de trabalho Flashcards
As estruturas de mercado referem-se ao arranjo e à organização dos ——————econômicos em um determinado setor ou indústria. Elas descrevem como as empresas interagem entre si, como competem e qual é o grau de poder que cada uma possui.
Agentes
Cada estrutura de mercado tem implicações distintas para o comportamento das empresas, a eficiência econômica e o bem-estar social. Existem diferentes tipos de estruturas de mercado, cada uma com suas características distintas.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Cada estrutura de mercado tem implicações únicas para o comportamento das empresas, a eficiência econômica e o bem-estar social. Existem vários tipos de estruturas de mercado, como concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio, cada uma com suas próprias características e dinâmicas.
Concorrência Perfeita:
Estrutura de Concorrência Perfeita
Características;
homogeneidade de produtos
grande número de vendedores e compradores
livre barreiras à entrada e saída
tomadora de preços( não tem qualquer influência sobre o preço de mercado, não importa o quanto oferte.Logo, sua demanda individual não é negativamente inclinada, mas horizontal. Isso porque ela é uma tomadora de preços, já que a quantidade que individualmente oferta não é significativa para afetar o preço no mercado.
A longo prazo, o lucro econômico é zero. Em um mercado perfeitamente competitivo não existe poder de mercado, logo, o objetivo da firma é sempre maximizar o lucro.
Elasticidade-preço da oferta é determinada pela inclinação das curvas de custo marginal das firmas individuais
Curva do mercado: negativamente inclinada
Curva de demanda individual: horizontal (infinitamente elástica)
Condição de maximização de lucro:
Rmg = Cmg = P
O lucro por unidade de produto é dado pela diferença entre o preço e o custo total médio.
O ponto de break even, para uma firma competitiva, ocorre no nível de produção para o qual o custo marginal é igual ao custo médio
Monopólio:
Apenas uma empresa domina todo o mercado.
Barreiras à entrada de novas empresas são altas.
A empresa monopolista tem controle total sobre o preço.
Exemplos de Monopólios:
• Microsoft;
• De Beers: mineração de diamantes;
• Serviços de Distribuição de Energia;
• Patentes Farmacêuticas.
Oligopólio:
Há um pequeno número de empresas atuando no mercado e que dominam a produção
As empresas tem relação de interdependência, de modo que suas decisões afetam as decisões das outras.
Presença de Barreiras de Entrada que dificultam o surgimento de novas empresas no mercado
Pode ou não existir diferenciação de produtos
Enquanto a firma perfeitamente competitiva maximiza o lucro quando o preço se iguala ao custo marginal, Em um oligopólio, o preço é fixado acima do preço que prevaleceria em competição.
Como existe poder de mercado e barreiras à entrada e saída de novas firmas,no curto prazo o objetivo pode não ser a maximização dos lucros.
Concorrência Monopolística:
Grande número de empresas.
Produtos diferenciados.
Algum poder de fixação de preços para as empresas devido à diferenciação.
Monopsônio:
Vários produtores ,trabalhadores ,ou fornecedores competem para vender seus produtos ou serviços para o único comprador.
O comprador possui considerável poder de mercado para influenciar os preços e as condições de transação.
No contexto de trabalho, o monopsônio pode referir-se a uma única empresa como principal empregadora em uma região, dando-lhe influência significativa sobre os salários e as condições de emprego.
É uma estrutura de mercado em que há apenas um comprador para muitos vendedores. Em outras palavras, é uma situação em que existe um único comprador dominante que interage com vários vendedores, que podem ser produtores, trabalhadores ou fornecedores. Ao contrário do monopólio, que envolve um único vendedor, o monopsônio gira em torno de um único comprador exercendo considerável influência sobre o mercado:
Monopsônio.
Nesse tipo de concorrência ,Cada empresa oferece produtos ligeiramente diferentes, criando algum grau de poder de mercado. As empresas podem ajustar seus preços dentro de certos limites devido à percepção de diferenciação de seus produtos:
Concorrência monopolística
Nessa modalidade ,As decisões de uma empresa afetam diretamente as outras, levando a estratégias interconectadas. Pode haver barreiras como economias de escala, controle de recursos-chave ou acordos colusivos:
Oligopólio
Nessa forma de concorrência Pode haver barreiras como patentes, altos custos iniciais ou controle exclusivo de recursos essenciais. Ela pode escolher o preço e a quantidade de produção para maximizar seus lucros:
Monopólio
A presença de muitos participantes evita que qualquer empresa individual exerça influência significativa sobre o mercado. Os produtos oferecidos pelas diferentes empresas são idênticos em termos de qualidade e características. Novas empresas podem entrar facilmente no mercado, e as que estão enfrentando prejuízos podem sair. Cada empresa é considerada tomadora de preço, o que significa que elas ajustam sua produção e vendem ao preço de equilíbrio de mercado. Essa é a definição de :
Concorrência perfeita .
Defina equilíbrio no mercado de trabalho :
É a situação na qual o nível de salário é tal que a quantidade ofertada de trabalho é igual à quantidade demandada de trabalho, havendo tendência de que continue assim, exceto se houver alguma mudança externa.
Como resultado da lei da demanda, a curva da demanda por trabalho é ————————
Decrescente.
Resumo : Se tem poucas pessoas que fazem um trabalho ,Os salários vão ter de ser maiores.
Essa medida representa qual será o tamanho da variação na quantidade demandada de trabalho diante de uma variação no salário:
Elasticidade da demanda .
Calcule o valor da Elasticidade de demanda no gráfico abaixo :
No nosso exemplo anterior, a variação da quantidade demandada foi de +150%, diante de uma variação do salário de -25%. Vamos calcular nossa elasticidade. Elasticidade da demanda= +150/-25 = -6 A elasticidade da demanda desse mercado é de -6.
A maioria das bancas desconsidera o sinal negativo ,mas se houver um Positivo e um negativo ,devemos considerar o que tem sinal negativo .
A relação entre preço e quantidade demandada é direta, logo o valor da elasticidade-preço da demanda será sempre negativo.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Para começar a relação entre preço (incluindo salários) e quantidade demandada é, em regra, inversa, e não direta. Isso quer dizer que eles andam em direções opostas: quando o preço aumenta, cai a quantidade demandada, e vice-versa. Dizer que será negativa, no contexto estrito de Economia do Trabalho, estaria correto.
A elasticidade da demanda pode ser classificada em cinco graus:
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
Elasticidade = 0 .
Variação da % quantidade da demanda:
Variação da % do salário .
Logo , Quando a demanda é perfeitamente inelástica em relação ao salário, como no caso dessa curva acima, não importa para onde vá o salário, que a quantidade demandada continua exatamente a mesma.
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
Dessa vez, uma variação de -75% no salário levou ao aumento de 20% na quantidade demandada de trabalho. A elasticidade será de aproximadamente 0,27 e, portanto, inelástica (abaixo de 1).
Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1;
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
A Variação % da quantidade demandada =150
Variação % do preço = -25%
Logo ,a elasticidade será de -6,pois a
Demanda Elástica: Elasticidade maior do que 1 e menor do que ∞ (infinito);
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
O valor da elasticidade tenderá ao infinito ,
Pois não há variação de salário .O denominador e zero na fórmula .
Demanda Infinitamente (perfeitamente) elástica .
Quando é infinitamente elástica, a determinado salário, as empresas demandarão qualquer quantidade (dependerá da oferta).
Como o exemplo do arco e flecha pode ajudar a fixar os conceitos de elasticidade de demanda ?
A elasticidade da demanda por trabalho é influenciada por vários fatores que afetam a sensibilidade da quantidade de trabalho demandada em resposta a mudanças nos salários ou condições de trabalho. Alguns dos principais fatores que determinam a elasticidade da demanda por trabalho incluem: (5)
1- Substitutibilidade do trabalho: A disponibilidade de substitutos para determinados tipos de trabalho pode afetar a elasticidade da demanda. Se os trabalhadores podem ser facilmente substituídos por outros com habilidades semelhantes, a demanda por um tipo específico de trabalho tende a ser mais elástica.
2- Necessidade de habilidades específicas: Se os trabalhadores possuem habilidades únicas ou especializadas que não são facilmente encontradas em outros candidatos, a demanda por esses trabalhadores pode ser menos sensível a mudanças salariais, tornando-a menos elástica.
3- Disponibilidade de capital e tecnologia: Quanto maior o investimento em capital e tecnologia em um setor, maior a probabilidade de a demanda por trabalho ser elástica, já que a substituição de trabalhadores por máquinas pode ser mais viável. Nesse caso, aumentos de salários levariam a uma grande queda na demanda por trabalho.
4- Natureza competitiva do mercado: Em mercados de trabalho altamente competitivos, as empresas podem ter menos margem para ajustar os salários, tornando a demanda por trabalho mais inelástica.
5- Custo do trabalho em relação ao custo total: Se o custo do trabalho for uma parcela significativa do custo total de produção, as empresas podem ser mais sensíveis a variações nos salários, tornando a demanda por trabalho mais elástica.
A elasticidade da demanda por trabalho pode variar de acordo com as condições específicas do mercado e da economia em um determinado momento. Cada setor e ocupação podem ter suas características distintas que influenciam a elasticidade da demanda por trabalho.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Fatores que afetam a elasticidade da demanda de forma Diretamente proporcional :(3)
▪ Substitutibilidade do trabalho: relação direta
▪ Disponibilidade de capital e tecnologia
▪ Custo do trabalho em relação ao custo total
Fatores que afetam a elasticidade da demanda de forma inversamente proporcional :(2)
▪ Necessidade de habilidades específicas
▪ Natureza competitiva do mercado
O que é Salário de reserva ?
Representa o menor salário que cada trabalhador está disposto a receber para ofertar sua força de trabalho.
A relação entre salário e quantidade ofertada de trabalho é positiva (curva ——————)
Ascendente .
O que é a elasticidade de oferta ?
Elasticidade de oferta é
No mercado de trabalho são determinadas duas variáveis:
Nível ou Taxa de Emprego e
Salário Nominal ou Monetário.
O que é o excedente do trabalhador ?
É a soma da diferença entre os salários de reserva e o salário de mercado, dado pela área do triângulo acima da curva de oferta e abaixo do salário de equilíbrio.
O que é o excedente das empresas ?
É a soma da diferença entre os salários máximas que cada empresa estava disposta a pagar e o salário de mercado, dado pela área do triângulo abaixo da curva de demanda e acima do salário de equilíbrio.
3 características do equilíbrio no mercado de trabalho competitivo:
1- obtém o maior excedente possível
2- é uma situação eficiente, e
3- os ganhos de troca são máximos .
Quando há livre movimentação das empresas e/ou dos trabalhadores, o equilíbrio entre diferentes mercados leva à —————- dos salários
Convergência
O que acontece se ocorrer uma fixação de um salário mínimo binding (acima do nível de equilíbrio) ?
Desemprego , com a menor quantidade de trabalho (emprego) determinada pelas empresas, ou seja, pelo lado da demanda.
Consequências do salário mínimo binding(acima do nível de equilíbrio)?
1- causa peso morto
2- reduz o excedente das empresas
3- tem efeito ambíguo no excedente dos trabalhadores (uns passam a ganhar mais, outros perdem o emprego) .
O que Um imposto sobre a folha de pagamento causa?
Causa ineficiência, e tem seu ônus repartido de maneira inversamente proporcional às elasticidades. O lado menos elástico paga a maior parte.
O salário de reserva é fixado com base em uma análise custo-benefício.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Cada trabalhador tem o seu próprio salário de reserva, alguns os têm maiores, outros menores, mas todos os definem avaliando o custo-benefício de trabalhar, ou seja, comparando-se as horas de lazer perdidas em comparação com a remuneração que proporciona o consumo.
Suponha que, em uma determinada região, o salário médio dos profissionais de uma determinada categoria aumentou de R$ 3.000,00 para R$ 3.120,00 por mês. Em resposta a esse aumento salarial, a quantidade de profissionais disponíveis para o mercado de trabalho nessa categoria aumentou de 5.000 para 5.250. Calcule a elasticidade da oferta de trabalho para essa categoria com base nessas informações.
Variação na porcentagem de emprego :
Variação na porcentagem de salário .
1.25
Se for fixado um salário máximo abaixo do salário de equilibro do mercado,o que acontecerá ?
Provocará excesso de de emprego e redução da oferta de mão-de-obra, por inatratividade da profissão.
Salário mínimo MENOR que o equilíbio: nao provocará nada, pois está abaixo do equilíbio
Salário máximo MAIOR que o equilíbio: não provocará nada, pois está acima do equilíbrio
Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro. O estabelecimento de um salário mínimo abaixo do nível de equilíbrio não tem efeito algum: se as empresas estão pagando R$5.000, um salário mínimo de R$2.000 não muda nada.
Considere um mercado de trabalho perfeitamente competitivo no qual inicialmente não há desemprego, ou seja, demanda e oferta de mão de obra se equilibram ao salário de mercado vigente. Aumentará o nível de desemprego caso o Salario mínimo seja fixado abaixo do salário de mercado vigente.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Se o mercado já está pagando um salário de R$5.000, não muda nada se o governo fixar um SM de R$4.000.
A imposição de um salário-mínimo binding para o mercado de trabalho faz com que :
O salário mínimo binding é aquele fixado acima do salário de equilíbrio do mercado. Portanto, ele terá efeitos. Digamos que o governo determinou um salário mínimo de R$1200, ou seja, nenhuma empresa pode contratar abaixo de R$1200. Isso levará à seguinte situação:
No caso de o governo fixar um salário-mínimo binding, uma característica do mercado de trabalho é que a renda dos ocupados aumenta em detrimento daqueles que perdem sua ocupação.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Os trabalhadores têm aumento salarial, mas alguns deles perdem seu trabalho, pois haverá desemprego.
O governo de determinado país deseja implementar um imposto sobre a folha de pagamento. Considerando que o mercado de trabalho se encontra em equilíbrio competitivo e demanda por trabalho e oferta por trabalho possuem igual elasticidade, essa ação provocará :
1- ineficiência
2- será repartido igualmente entre empresas e trabalhadores.
3- elevará a arrecadação do governo .
4- queda no nível de emprego
Exemplos de Monopsônio:
• Grandes Varejistas: Grandes redes varejistas, como Walmart ou Amazon, podem exercer um poder de monopsônio sobre seus fornecedores.
• Empresas de Tecnologia: Empresas de tecnologia que operam plataformas de mer- cado online, como Google (Google Shopping), Amazon (Amazon Marketplace) e eBay.
• Empresas de Mineração: Em regiões onde uma única empresa detém direitos de
exploração ou concessões para recursos naturais, como minerais ou petróleo.
• Contratação Pública: Em alguns países, o governo pode ser o único comprador para certos bens e serviços, como equipamentos militares, serviços de construção
pública ou suprimentos médicos..
Um consumidor afirma que, devido à praticidade, prefere ir ao supermercado do seu bairro a comprar no centro da cidade.
Esse constitui um exemplo de concorrência perfeita .
Verdadeiro ou falso?
Falso . Em concorrência perfeita, o PREÇO é o ÚNICO determinante para a demanda do consumidor, ou seja, sempre vai se preferir o mais barato, ainda que minimamente. No caso da questão, o consumidor preferiu ir no mercado do bairro, independente do preço.
BIZÚ: se tem preferência do consumidor, então não é concorrência perfeita.
O governo local decide suspender as concessões de ônibus em decorrência da grande oferta disponível.Este é um exemplo de concorrência perfeita .
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. No mercado de concorrência perfeita os produtores não definem, individualmente, o preço. Portanto, se houver muitos produtores, a tendência natural do preço é baixar (maior oferta).
Suponha um mercado perfeitamente competitivo e as seguintes legendas:
p = preço;
Cmg = Custo marginal;
Rmg = Receita marginal;
Cme = Custo médio;
Rme = Receita média.
Em qual situação teremos nível de produção ótimo de uma empresa nesse mercado ?
Temos em estrutura de mercado de “bate pronto” que a condição de maximização do lucro em concorrência perfeita se dá quando:
P = Cmg
Outras situações abaixo :
O que é a prática do rent-seeking ?
A prática do rent-seeking refere-se ao processo pelo qual indivíduos ou empresas buscam obter rendas ou ganhos econômicos não através da produção de bens e serviços, mas sim através da manipulação do ambiente regulatório, político ou legal. Em outras palavras, o rent-seeking envolve o uso de recursos para obter vantagens econômicas por meio de privilégios especiais, como subsídios governamentais, monopólios, proteção tarifária ou legislação favorável.
São ações que acontecem na prática do prática do rent-seeking?
Tentativa de elevar o excedente com ajuda governamental, isto é, com a obtenção de benefícios por parte do poder público. O contrário do que uma regulação estatal efetiva poderia provocar sobre um monopólio;
Aumentam a perda de peso morto da economia provocada pelo poder de mercado;
manter o poder de monopólio por meio de práticas socialmente improdutivas .O rent-seeking por parte de um monopolista busca obter benefícios do governo por meio da manipulação do interesse público (corrupção e realização de lobbys). O poder público é capturado por interesses econômicos de grupos privados que buscam manter o poder de monopólio ;
O que é a Discriminação de preços de 1º grau?
A Discriminação de preços de 1º grau, também é chamada de discriminação perfeita de preços, pois o monopolista consegue vender cada unidade de seu produto ao preço máximo que os consumidores estão dispostos a pagar por ele. É como se ele soubesse o preço de reserva de cada consumidor e assim extrai todo o excedente do consumidor. Um exemplo que busca se aproximar desse caso é do médico/advogado de cidade pequena que sabe quanto cada cliente pode pagar na consulta.
O que é a Discriminação de preços de 2•grau?
Nesse tipo de discriminação de preços, o monopolista cobra preços diferentes conforme a quantidade comprada pelo consumidor.
Quanto maior a quantidade comprada menor o preço pago por unidade do produto. É o caso desses supermercados do tipo “atacarejo”, por exemplo: comprando 6 molhos de tomate o preço unitário é de R$ 1,50 e comprando menos do que isso, o preço unitário sai a R$ 1,90.
Nesse tipo de discriminação o consumidor que compra em elevados níveis de quantidade pode obter excedente positivo
O que é a Discriminação de preços de 3•grau?
A discriminação de 3º grau se baseia em características observáveis dos consumidores.
Já nesse tipo de discrminação, o monopolista cobra preços diferentes de pessoas diferentes, independente da quantidade comprada, baseado nas características observáveis dos consumidores.
É o que ocorre com preço de ingresso de cinema, onde o estudante paga um preço, o adulto outro, o idoso outro. Essas são características observáveis pelo monopolista, uma forma de observação é a carteira de identidade do estudante.
O monopolista divide o mercado conforme a elasticidade-preço da demanda de cada um. Geralmente o estudante tem menos grana que o adulto, que trabalha e possui renda estável, então a demanda do estudante é mais elástica que a do adulto e isso reflete na decisão do dono do cinema cobrar um preço menor para o estudante do que para o adulto.
Resumo das discriminações de 1•, 2• e 3• grau :
O que é o índice de Lerner ?