Estruturas de mercado/Equilíbrio No mercado de trabalho Flashcards
As estruturas de mercado referem-se ao arranjo e à organização dos ——————econômicos em um determinado setor ou indústria. Elas descrevem como as empresas interagem entre si, como competem e qual é o grau de poder que cada uma possui.
Agentes
Cada estrutura de mercado tem implicações distintas para o comportamento das empresas, a eficiência econômica e o bem-estar social. Existem diferentes tipos de estruturas de mercado, cada uma com suas características distintas.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Cada estrutura de mercado tem implicações únicas para o comportamento das empresas, a eficiência econômica e o bem-estar social. Existem vários tipos de estruturas de mercado, como concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística e oligopólio, cada uma com suas próprias características e dinâmicas.
Concorrência Perfeita:
Estrutura de Concorrência Perfeita
Características;
homogeneidade de produtos
grande número de vendedores e compradores
livre barreiras à entrada e saída
tomadora de preços( não tem qualquer influência sobre o preço de mercado, não importa o quanto oferte.Logo, sua demanda individual não é negativamente inclinada, mas horizontal. Isso porque ela é uma tomadora de preços, já que a quantidade que individualmente oferta não é significativa para afetar o preço no mercado.
A longo prazo, o lucro econômico é zero. Em um mercado perfeitamente competitivo não existe poder de mercado, logo, o objetivo da firma é sempre maximizar o lucro.
Elasticidade-preço da oferta é determinada pela inclinação das curvas de custo marginal das firmas individuais
Curva do mercado: negativamente inclinada
Curva de demanda individual: horizontal (infinitamente elástica)
Condição de maximização de lucro:
Rmg = Cmg = P
O lucro por unidade de produto é dado pela diferença entre o preço e o custo total médio.
O ponto de break even, para uma firma competitiva, ocorre no nível de produção para o qual o custo marginal é igual ao custo médio
Monopólio:
Apenas uma empresa domina todo o mercado.
Barreiras à entrada de novas empresas são altas.
A empresa monopolista tem controle total sobre o preço.
Exemplos de Monopólios:
• Microsoft;
• De Beers: mineração de diamantes;
• Serviços de Distribuição de Energia;
• Patentes Farmacêuticas.
Oligopólio:
Há um pequeno número de empresas atuando no mercado e que dominam a produção
As empresas tem relação de interdependência, de modo que suas decisões afetam as decisões das outras.
Presença de Barreiras de Entrada que dificultam o surgimento de novas empresas no mercado
Pode ou não existir diferenciação de produtos
Enquanto a firma perfeitamente competitiva maximiza o lucro quando o preço se iguala ao custo marginal, Em um oligopólio, o preço é fixado acima do preço que prevaleceria em competição.
Como existe poder de mercado e barreiras à entrada e saída de novas firmas,no curto prazo o objetivo pode não ser a maximização dos lucros.
Concorrência Monopolística:
Grande número de empresas.
Produtos diferenciados.
Algum poder de fixação de preços para as empresas devido à diferenciação.
Monopsônio:
Vários produtores ,trabalhadores ,ou fornecedores competem para vender seus produtos ou serviços para o único comprador.
O comprador possui considerável poder de mercado para influenciar os preços e as condições de transação.
No contexto de trabalho, o monopsônio pode referir-se a uma única empresa como principal empregadora em uma região, dando-lhe influência significativa sobre os salários e as condições de emprego.
É uma estrutura de mercado em que há apenas um comprador para muitos vendedores. Em outras palavras, é uma situação em que existe um único comprador dominante que interage com vários vendedores, que podem ser produtores, trabalhadores ou fornecedores. Ao contrário do monopólio, que envolve um único vendedor, o monopsônio gira em torno de um único comprador exercendo considerável influência sobre o mercado:
Monopsônio.
Nesse tipo de concorrência ,Cada empresa oferece produtos ligeiramente diferentes, criando algum grau de poder de mercado. As empresas podem ajustar seus preços dentro de certos limites devido à percepção de diferenciação de seus produtos:
Concorrência monopolística
Nessa modalidade ,As decisões de uma empresa afetam diretamente as outras, levando a estratégias interconectadas. Pode haver barreiras como economias de escala, controle de recursos-chave ou acordos colusivos:
Oligopólio
Nessa forma de concorrência Pode haver barreiras como patentes, altos custos iniciais ou controle exclusivo de recursos essenciais. Ela pode escolher o preço e a quantidade de produção para maximizar seus lucros:
Monopólio
A presença de muitos participantes evita que qualquer empresa individual exerça influência significativa sobre o mercado. Os produtos oferecidos pelas diferentes empresas são idênticos em termos de qualidade e características. Novas empresas podem entrar facilmente no mercado, e as que estão enfrentando prejuízos podem sair. Cada empresa é considerada tomadora de preço, o que significa que elas ajustam sua produção e vendem ao preço de equilíbrio de mercado. Essa é a definição de :
Concorrência perfeita .
Defina equilíbrio no mercado de trabalho :
É a situação na qual o nível de salário é tal que a quantidade ofertada de trabalho é igual à quantidade demandada de trabalho, havendo tendência de que continue assim, exceto se houver alguma mudança externa.
Como resultado da lei da demanda, a curva da demanda por trabalho é ————————
Decrescente.
Resumo : Se tem poucas pessoas que fazem um trabalho ,Os salários vão ter de ser maiores.
Essa medida representa qual será o tamanho da variação na quantidade demandada de trabalho diante de uma variação no salário:
Elasticidade da demanda .
Calcule o valor da Elasticidade de demanda no gráfico abaixo :
No nosso exemplo anterior, a variação da quantidade demandada foi de +150%, diante de uma variação do salário de -25%. Vamos calcular nossa elasticidade. Elasticidade da demanda= +150/-25 = -6 A elasticidade da demanda desse mercado é de -6.
A maioria das bancas desconsidera o sinal negativo ,mas se houver um Positivo e um negativo ,devemos considerar o que tem sinal negativo .
A relação entre preço e quantidade demandada é direta, logo o valor da elasticidade-preço da demanda será sempre negativo.
Verdadeiro ou falso?
Falso . Para começar a relação entre preço (incluindo salários) e quantidade demandada é, em regra, inversa, e não direta. Isso quer dizer que eles andam em direções opostas: quando o preço aumenta, cai a quantidade demandada, e vice-versa. Dizer que será negativa, no contexto estrito de Economia do Trabalho, estaria correto.
A elasticidade da demanda pode ser classificada em cinco graus:
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
Elasticidade = 0 .
Variação da % quantidade da demanda:
Variação da % do salário .
Logo , Quando a demanda é perfeitamente inelástica em relação ao salário, como no caso dessa curva acima, não importa para onde vá o salário, que a quantidade demandada continua exatamente a mesma.
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
Dessa vez, uma variação de -75% no salário levou ao aumento de 20% na quantidade demandada de trabalho. A elasticidade será de aproximadamente 0,27 e, portanto, inelástica (abaixo de 1).
Demanda Inelástica: Elasticidade maior que 0 e menor que 1;
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
A Variação % da quantidade demandada =150
Variação % do preço = -25%
Logo ,a elasticidade será de -6,pois a
Demanda Elástica: Elasticidade maior do que 1 e menor do que ∞ (infinito);
Qual o valor da elasticidade nesse caso e qual o tipo de Demanda envolvida ?
O valor da elasticidade tenderá ao infinito ,
Pois não há variação de salário .O denominador e zero na fórmula .
Demanda Infinitamente (perfeitamente) elástica .
Quando é infinitamente elástica, a determinado salário, as empresas demandarão qualquer quantidade (dependerá da oferta).
Como o exemplo do arco e flecha pode ajudar a fixar os conceitos de elasticidade de demanda ?