FASES HISTÓRICAS INICIAIS DA INDUSTRIALIZAÇÃO/Modelos de gestão e organização do trabalho: taylorismo, fordismo, toyotismo Flashcards
Durante o período medieval , dada a autossuficiência social, a forma inicial de organização da produção era o artesanato, onde o artesão era o detentor dos meios de produção (instalações, ferramentas manuais e matéria-prima), realizando todas as fases do processo produtivo.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Durante o período medieval, o artesanato era de fato a forma inicial de organização da produção, e o artesão era o detentor dos meios de produção, realizando todas as fases do processo produtivo em suas instalações, com ferramentas manuais e matéria-prima.
A partir do século XV, com o surgimento de novos mercados decorrentes da expansão marítimo-comercial e do surgimento de novos polos de produção, a necessidade de ampliar ainda mais a produção deu origem à manufatura.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. Segundo Marx a divisão do trabalho “estropia” o trabalhador, pois favorece o desenvolvimento de habilidades parciais, suprimindo seus instintos e capacidades. O trabalhador da manufatura torna-se apenas um acessório dos meios de produção do capitalista, pois não desenvolve mais atividade produtiva. Ele é apenas propriedade do capital.
Na segunda metade do século XVIII, o advento da Revolução Industrial conduziu à substituição da manufatura pela maquinofatura.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro. O advento da Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII levou à substituição gradual da manufatura, que era baseada no trabalho manual, pela maquinofatura, onde as máquinas passaram a desempenhar um papel central na produção.
O que é a maquinofatura?
A maquinofatura, representada pelas fábricas, é o sistema de produção que estabelece ambientes de trabalho onde o artesão torna-se obsoleto e é substituído por um novo tipo de trabalhador: o operário. Este, por sua vez, necessita vender sua força de trabalho nas cidades para garantir sua sobrevivência, submetendo-se ao trabalho industrial, cujo ritmo passa a ser determinado pela máquina.
As condições de trabalho precário nas fábricas resultaram nos primeiros movimentos sociais e reivindicações trabalhistas.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Quais eram as ideias preconizadas por Taylor?
Frederick W. Taylor publicou “Os Princípios da Administração Científica” em 1911.O cerne de suas propostas era a maior divisão do trabalho, com a intensificação do fracionamento das etapas do processo produtivo.
Quem preconizava que os trabalhadores desenvolvessem tarefas altamente especializadas e repetitivas, com um controle rigoroso do tempo através de cronômetros. Além disso, ele enfatizava a diferenciação entre o trabalho intelectual, atribuído aos gerentes, e o trabalho manual dos operários, introduzindo estratégias de premiação para aqueles que produzissem mais?
Frederick W. Taylor.
Henry Ford, o pioneiro da indústria automobilística,fez a implementação prática das ideias de Taylor .
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Ford inovou o processo de produção de carros, dando origem ao Fordismo, que vigorou por grande parte do século XX. Esse modelo de produção caracterizava-se pela:
Nós anos 70 do século XX, o Fordismo entrou em crise estrutural do sistema capitalista. A queda na taxa de lucro, o início do desemprego estrutural e a crise do Estado do bem-estar social foram características desse período. Diante dessa crise, o capital passou por mutações estruturais, marcadas pelas políticas do neoliberalismo, que incluíam privatizações, desregulamentação dos direitos do trabalho e reorganização do processo produtivo.Nesse contexto de crise e reestruturação produtiva ,surge o :
Toyotismo.
Esse modelo propunha a valorização do trabalho em equipe, qualidade no trabalho, multifuncionalidade, flexibilização e qualificação do trabalhador.
Toyotismo .
Apesar de um discurso de valorização do trabalho em equipe ,esse modelo buscava a exploração, intensificação e precarização do trabalho, alinhado à busca desenfreada por superlucros característica do neoliberalismo.
Toyotismo .
Qual modelo tem essas características distintivas ?
Toyotismo .
A maximização da eficiência e a busca por lucros muitas vezes implicaram em condições de trabalho exploradoras. A evolução desses modelos ao longo do tempo reflete não apenas mudanças nas práticas de gestão, mas também respostas a crises econômicas e transformações sociais, moldando continuamente a dinâmica entre empregadores e empregados.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
As plataformas digitais têm desempenhado um papel significativo na transformação do trabalho e na sociedade contemporânea.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Fale sobre a relação entre a flexibilidade e a precarização do trabalho?
Plataformas digitais frequentemente oferecem flexibilidade no horário de trabalho, permitindo que os trabalhadores escolham seus próprios horários. No entanto, essa flexibilidade pode resultar em trabalho precário, falta de benefícios e instabilidade financeira para muitos trabalhadores de plataformas.