Indicadores de desempenho Flashcards
É preciso medir tudo nas organizações?
NÃO
A postura correta é a de possuir alta seletividade quanto ao que deve ser medido, sendo que o foco da medição deve ser o que é importante, significativo, e que vale a pena para a organização, considerando inclusive a relação entre os custos de medição e os benefícios obtidos em cada caso.
é preciso ter todas as informações disponíveis, coletar todos os dados existentes para medir?
NÃO
A postura correta é, sempre que possível, trabalhar com aproximações numéricas, buscando construir indicadores com base em dados já existentes e tratados com padrões de qualidade aceitáveis (e não máximos!), apostando-se que, na maioria dos casos, a disponibilidade de dados e informações não é o problema fundamental. Esta postura poderá reduzir enormemente o custo dos indicadores e torná-los viáveis para as organizações.
C ou E
Primeiro vamos medir, depois vamos ver o que fazemos com as medidas.
A medição tem um custo e, no final das contas, realizar medições sem possuir objetivos claros pode levar a um desempenho inferior!
Oq será feito com a medida antes mesmo de medir.
O que é EFICIÊNCIA?
Está ligado ao resultado.
Eficiência é um conceito profundamente ligado à produtividade, que é a produção de um recurso específico.
Eficiência também está relacionada ao bom desempenho das tarefas, de acordo com os normativos estabelecidos.
O exemplo comumente mencionado é o de uma campanha de vacinação, que é mais eficiente quanto menor for o seu custo total.
O que é EFICÁCIA?
É o atingimento dos objetivos fixados em termos de produtos entregues.
Por exemplo: se, na mesma campanha de vacinação citada, a meta é imunizar 100.000 crianças e este número for alcançado ou superado, podemos dizer que a campanha foi eficaz.
Oq um sistema de medição de desempenho deve considerar para ser equilibrado?
Tanto indicadores de resultado quanto de esforços!
Qual a diferença entre indicadores de esforço e de resultado?
Se os indicadores estão olhando unicamente para os planos de ação dentro da organização, são indicadores de esforços, especificamente na dimensão de “execução”.