Imunizaçōes Flashcards
Sobre o calendário vacinal de um adolescente de 12 anos que não atualiza o cartão nos últimos 03 anos, analise:
Se o adolescente ainda não recebeu nenhuma dose da vacina contra o HPV, deve receber apenas uma dose aos 12 anos
FALSO
para meninas e meninos de 9 a 14
anos, 11 meses e 29 dias: a vacina contra HPV deve
ser aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses (O - 6 meses).
Sobre o calendário vacinal de um adolescente de 12 anos que não atualiza o cartão nos últimos 03 anos, analise:
Se o adolescente ainda não recebeu nenhuma dose da vacina de febre amarela, deve receber duas doses com intervalo de um mês entre elas
FALSO
a partir de 5 anos, para aqueles que não realizaram nenhuma dose contra febre amarela, O PNI disponibiliza dose única.
Sobre o calendário vacinal de um adolescente de 12 anos que não atualiza o cartão nos últimos 03 anos, analise:
Se o adolescente recebeu três doses da vacina meningocócica C, deve receber a vacina ACWY
Falso
devemos administrar a meningo
ACWY em dose única em adolescentes entre 11 e 12
anos.
Criança de 15 meses é filha de mãe com infecção pelo HIV que realizou tratamento pré-natal irregular. A criança apresentou exames de carga viral do HIV indetectáveis ao nascimento, com 15 dias, com 6 semanas e com 12 semanas de vida Comparece com a mãe na sala de vacina regularmente e hoje se apresenta para receber a imunização de rotina de 15 meses. Legenda: SCR: sarampo, caxumba e rubéola, VOP: vacina oral contra poliomielite, DPT: difteria, tétano e coqueluche, VIP: vacina inativada contra poliomielite. Entre as vacinas que poderão ser administradas estão:
A) DPT, VIP, febre amarela, SCR.
B) DPT, VOP, varicela, hepatite A.
C) SCR, DPT, VOP, hepatite A.
D) SCR, varicela, DPT, VIP
C)
PRIMEIRO DE TUDO A GENTE TEM QUE PENSAR SE ESSA CRIANÇA ELA É UMA CRIANÇA CONVIVENDO COM HIV OU NÃO. A GENTE NÃO PODE AFIRMAR QUE ELA NÃO TEM HIV, APESAR DE AS DOSAGENS DA CARGA VIRAL ESTAREM SENDO FEITAS NO TEMPO CERTO. MUITO PROVAVELMENTE ESSA CRIANÇA NAO TEM. MAS A GENTE SÓ PODE AFIMAR COM TODA CERTEZA SE ELA FIZER UM TESTE ANTI-HIV DEPOIS DE 12 MESES E DER NEGATIVO. ENTÃO PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO, A GENTE VAI TOMAR COMO BASE A IMUNIZAÇÃO EM UMA CRIANÇA QUE CONVIVE COM HIV!!!
💥OBS: EM CRIANÇAS EXPOSTAS VERTICALMENTE AO HIV, PRA DIZER QUE ESSA CRIANÇA NÃO FOI INFECTADA, TEM QUE TER DUAS CARGAS VIRAIS INDETECTÁVEIS APÓS O TÉRMINO DA PROFILAXIA + UM ANTI-HIV NÃO REAGENTE (foi o que a criança da questão faltou, porque não descreve no enunciado).
ALTERACÕES NA IMUNIZAÇÃO DESSA CRIANÇA CONVIVENDO COM HIV QUE É PRECISO SABER PARA ACERTAR A QUESTÃO:
➡️ AOS 15 meses, NUM SADIO QUE NÃO CONVIVE COM NINGUÉM QUE TENHA IMUNOSSUPRESSAO = “A debutante vomita tequila”.
➡️MÃE DESSA CRIANÇA TEM HIV, ENTÃO ELA JÁ NÃO PODE TOMAR VOP POR ISSO. TEM QUE TOMAR VIP. MAIS POR CONTA DA MAE
➡️ AQUI NÃO FAZ A TETRAVIRAL. FAZ A VARICELA E , EM SEPARADO, FAZ O SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA
➡️FEBRE AMARELA NÃO FAZ PORQUE TERIA QUE TER RECEBIDO AOS 09 MESES
➡️ a HEPATITE A É FEITO AOS 12 e 18 meses. Então não faria agora c 15 meses
Adolescente de 14 anos, residente na região metropolitana do Rio de Janeiro, assintomático, sem história prévia de doenças crônicas, comparece à unidade básica de saúde perguntando se suas vacinas “estão em dia. Na sua caderneta de vacinação, há registro de três doses de hepatite B no primeiro ano de vida; uma dose de febre amarela aos dois anos; uma dose de tríplice viral aos 12 meses; três doses de DPT, sendo a última aos 4 anos; duas doses de HPV aos 12 anos. Para que o calendário vacinal desse paciente seja considerado atualizado, segundo o Ministério da Saúde, é necessário aplicar uma dose de quais vacinas?
As vacinas recomendadas para os adolescente nunca vacinados com idade entre 10 e 19 anos são: hepatite B (3 doses).
tríplice viral (duas doses), dT (3 doses, com reforço a cada dez anos) e febre amarela (dose única). Além disso, a vacina meningocócica C é feita para os adolescente de 11 a 14 anos e a vacina para o HPV é feita para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, Lembre-se de que as doses feitas na infância sempre devem ser consideradas. Deste modo torna-se necessário o reforço com a vacina dT (a última dose foi feita aos 4 anos; cabe indicar que a vacina usada para reforço é a dI, não DT - dupla infantil - como citado na resposta da banca), a segunda dose da vacina tríplice viral e a vacina meningocócica. A vacina pneumo-23 não faz parte do calendário dos adolescentes. Até o final de 2019, a vacina de febre amarela era indicada em dose única; a partir de 2020, a recomendação do Ministério é de que os indivíduos que receberam a vacina antes dos 5 anos recebam mais uma dose, Deste modo, se questão fosse “atualizada”, além do descrita na opção C (resposta da banca), também indicariamos uma dose da vacina de febre amarela.
EM RELAÇÃO À VACINA MENINGOCÓCICA ACWY NO ADOLESCENTE, QUAL A IDADE DE RECOMENDAÇÃO E QUANTAS DOSES?
A vacina meningocócica ACW passou a ser oferecida em 2020 para os adolescentes de 11 e 12 anos, sendo feita em dose única Desse modo, não há recomendação para outra dose desta vacina.
De acordo com as orientações do Programa Nacional de Vacinação (PNI) do Ministério da Saúde, em vigência no Brasil em Janeiro de 2022, analise:
A vacina contra Influenza é ofertada durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, conforme os grupos prioritários definidos no Informe da Campanha. As crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, fazendo a vacina pela primeira vez, deverão receber duas doses, com 2 meses de intervalo.
FALSO
A vacina contra a Influenza é administrada a partir dos seis meses. A dose administrada varia conforme a idade do paciente. Crianças com menos de nove anos de idade ao serem vacinadas contra influenza pela primeira vez na vida deverão receber duas doses com intervalo de 30 dias.
De acordo com as orientações do Programa Nacional de Vacinação (PNI) do Ministério da Saúde, em vigência no Brasil em Janeiro de 2022, analise:
A vacina Hepatite B deve ser administrada nas primeiras 24 horas, preferencialmente, nas primeiras 12 horas de vida, ainda na maternidade. Esta dose pode ser administrada até 30 dias após o nascimento.
VERDADEIRO
A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser feita preferencialmente nas primeiras 12h de vida da criança, como forma de prevenir a transmissão vertical, podendo ser administrada até 30 dias após o nascimento.