Crescimento e Desenvolvimento Flashcards
Sobre os reflexos temporários, observados no desenvolvimento neuropsicomotor normal do bebê, é correto afirmar que:
O reflexo de Babinski é perceptível apenas durante os 6 primeiros meses de vida
FALSO
Os reflexos primitivos do bebê são movimentos
involuntários a estímulos externos que ocorrem por
resposta de centros subcorticais, tronco encefálico e medula. O reflexo cutâneo-plantar, que é a resposta
em extensão dos dedos dos pés quando a sola é
estimulada com objeto de ponta romba, na direção calcâneo-dedos, pode estar presente em crianças até os doze meses de vida sem denotar patologia; a partir desta idade é esperada a resposta em flexão dos dedos e, quando a resposta em extensão é mantida, isto denota um processo patológico (descrito com sinal de Babinski), que é encontrado
nas síndromes piramidais.
(V OU F) ?
O reflexo de Magnus e Klein é máximo aos 2 meses e costuma desaparecer
até o 5° mês.
VERDADEIRO
O reflexo Magnus de Kleijn, ou reflexo tônico cervical assimétrico, é a resposta de extensão das extremidades do lado do queixo e flexão das
extremidades do lado occipital, que ocorre após
rotação (pelo examinador) da cabeça do bebê para
um lado por quinze segundos, e desaparece entre 4 e
5 meses de idade
(V OU F) ?
o reflexo de Moro tipicamente é perceptível ao nascimento e perdura até aproximadamente o 6° mês
O reflexo de Moro, ou “reflexo do abraço” que ocorre após elevação e soltura súbita do bebê
em posição supina, com resposta de extensão rápida
da cabeça e pescoço, seguida de adução e flexão de membros superiores, flexão do pescoço e choro, está presente já ao nascimento e desaparece, em média
(a literatura apresenta controvérsias) aos 3 meses, podendo desaparecer completamente até, no máximo os seis meses de vida.
Ao avaliarmos o desenvolvimento dos nascidos prematuros, devemos avaliar os marcos esperados para a idade gestacional corrigida [idade atual - (40 semanas - idade gestacional)].
VERDADEIRO
EXPLIQUE A CLASSIFICAÇÃO NUTRICIONAL DE GOMEZ
UMA DAS AVALIAÇÕES CLÁSSICAS QUE OBJETIVAM IDENTIFICAR A CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO É A AVALIAÇÃO DE GOMEZ.
ESSA CLASSIFICAÇÃO COMPARA O PESO DO PACIENTE COM O PESO CONSIDERADO IDEAL PARA AQUELE PACIENTE (FOTO).
💥 SE TIVER > 90% DO PESO ESPERADO = EUTRÓFICO
💥 76-90 = DESNUTRIÇÃO LEVE (1º GRAU)
💥 61-75 = DESNUTRIÇÃO MODERADA (2º GRAU)
💥 <= 60% = DESNUTRIÇÃO GRAVE (3º GRAU)
ESSA CLASSIFICAÇÃO NÃO NOS PERMITE VERIFICAR SE A DESNUTRIÇÃO É AGUDA OU CRÔNICA. A CLASSIFICAÇÃO DE WATERLOW VEIO PARA RESOLVER ESSE PROBLEMA.
EXPLIQUE A CLASSIFICAÇÃO NUTRICIONAL DE WATERLOW
NESSA CLASSIFICAÇÃO, VOCÊ:
➡️ COMPARA O PESO DO PACIENTE COM O PESO CONSIDERADO IDEAL PARA A ESTATURA DO SEU PACIENTE -> VERIFICA SE ELE É MAGRO OU NÃO É MAGRO.
➡️COMPARA A ESTATURA DO PACIENTE COM A ESTATURA CONSIDERADA IDEAL PARA O PACIENTE -> VERIFICA SE ELE É BAIXO OU NÃO É BAIXO
QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESNUTRIÇÃO PRIMÁRIA E DESNUTRIÇÃO SECUNDÁRIA ?
Desnutrição primária: relacionada a FALTA DO ALIMENTO
Desnutrição secundária: criança tem doença de base. Essa doença de base impede a absorção do alimento, por exemplo.
A IDADE CORRIGIDA É AQUELA QUE REPRESENTA A IDADE DA CRIANÇA SE ELA TIVESSE NASCIDO DE 40 SEMANAS.
VERDADEIRO
Então, um prematuro de 32 semanas, por exemplo, terá sempre oito semanas a menos de idade corrigida em relação a sua idade cronológica (contada a partir da data do nascimento). Por ter sido prematura, esta criança apresenta desenvolvimento neuropsicomotor e ganho pôndero-estatural diferente de uma outra que nasceu a termo, E é por isso que está indicado o uso das curvas de crescimento específicas para prematuro ou até podemos usar as curvas tradicionais, porém sempre colocando no gráfico a idade corrigida. Esta correção deve ser feita até os dois anos de idade cronológica, quando ocorre o “catch up” do prematuro.
Para avaliação do desenvolvimento ponderoestatural e desenvolvimento neuropsicomotor, utilizamos a idade corrigida.
VERDADEIRO
Para vacinação, utiliza-se a idade cronológica.
VERDADEIRO
Até que idade ainda vai ser necessária a utilização da idade corrigida para lançar os dados do filho nas curvas de crescimento?
ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE CRONOLÓGICA
Lactente de cinco meses de vida deu entrada na emergência com quadro súbito de sucessivos espasmos infantis
semelhantes a um abraço, com duração de poucos segundos, cada episódio, sem perda da consciência. Após estabilização do quadro, notam-se seis lesões hipopigmentadas no tórax, membros e dorso com sensibilidade preservada. A Tomografia Computadorizada de crânio apresentou duas imagens hiperdensas subependimárias arredondadas de 1cm de diâmetro cada e área em placa hiperdensa na região temporal esquerda de cerca de 2 x 2 cm. Durante a realização da anamnese, a plantonista observou que a mãe da paciente apresentava múltiplos sinais de pele de cor marrom na face e manchas hipocrômicas no dorso. Não há história de epilepsia na família, Qual é o diagnóstico desta lactente?
ESCLEROSE TUBEROSA
O quadro clínico descrito é um caso clássico de esclerose tuberosa, doença hereditária que afeta o sistema nervoso central com formação de tumores benignos e nódulos subependimais. Pode ainda haver comprometimento de cerebelo e medula espinhal, mas em menor probabilidade. Outros tumores e nódulos podem surgir em órgão vitais como coração, rins e pulmões. É uma doença que está normalmente presente no nascimento, mas os sintomas podem ser sutis e levar tempo para se desenvolver, o que dificulta o diagnóstico precoce. O primeiro sinal em crianças pode ser a presença de espasmos. A pele também é, comumente, afetada, levando a manchas claras em formato de folhas; manchas ásperas e grossas em aspecto de casca de laranja, em geral nas costas; manchas café com leite e angiofibromas.
A síndrome de Sturge-Weber é uma disfunção vascular congênita caracterizada por nevo facial em “vinho do porto”, angioma leptomeníngeo e complicações neurológicas, como convulsões, déficits focais neurológicos e deficiência intelectual.
A infecção congênita por CMV pode ser assintomática ou cursar com restrição do crescimento intrauterino, prematuridade, microcefalia, icterícia, hepatoesplenomegalia, microcalcificações periventriculares,
coriorretinite, perda auditiva
neurossensorial, entre outras.
A neurofibromatose tipo | é uma doença autossômica dominante cujo diagnóstico presuntivo é feito com base em critérios clínicos. As três principais manifestações: neurofibromas, manchas café com leite e nódulos de Lisch ocorrem em mais de
90% dos pacientes até a puberdade.
DESCREVA CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DA HIPOVITAMINOSE D
➡️ FALTA DE MINERALIZAÇÃO ADEQUADA DAS CARTILAGENS DE CRESCIMENTO. CONTINUAM CRESCENDO SEM MINERALIZAÇÃO OCORRENDO. OSSOS FICAM MAIS MOLES
💥DESCRIÇÃO DE NODOSIDADES AO LONGO DA PAREDE ANTERIOR DA CAIXA TORÁCICA -> são as junções costocondrais crescendo de forma desorganizada sem a MINERALIZAÇÃO apropriada.
💥 Alargamento de punhos ou de tornozelos
➡️ DEFORMIDADES CRANIANAS
💥 FRONTE OLÍMPICA
💥CRÂNIO TABES
Como é feito o diagnóstico de síndrome metabólica em crianças e adolescentes de 10-16 ano?
O termo síndrome metabólica define uma série de alterações que são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento de doença aterosclerótica na vida adulta. De a com a International Diabetes Federation o diagnóstico de síndrome metabólica pode ser estabelecido entre 10 e 16 anos da seguinte forma:
(1) Aumento da circunferência abdominal (maior ou igual ao percentil 90) e mais 2 dos seguintes critérios:
a) triglicerídeos maior ou igual a 150 mg/dl;
b) HDL menor que 40 mg/dl;
c) pressão arterial sistólica maior ou igual a 130 mmHg e diastólica maior ou igual a 85 mmHg; e
d) glicemia de jejum maior ou igual a 100 mg/dl (recomendado o teste de tolerância oral a glicose) ou presença de DM tipo 2.
Com que periodicidade devem ser realizadas as consultas até os dois anos de idade e após, segundo a recomendação do Ministério da Saúde: