ICTERICIA NEONATAL Flashcards
Recêm-nascido manifesta icterícia nas primeiras 24 horas de vida, É o segundo filho de mãe O negativo e pai AB positivo.
Nos exames laboratoriais, apresenta aumento de bilirrubinas totais, à custa de fração indireta, tipo sanguíneo A negativo, reticulócitos corrigidos em valor aumentado, teste de Coombs positivo. Sangue periférico demonstra esferócitos, Qual a causa mais provável de icterícia neonatal?
A) incompatibilidade Rh
B) deficiência de G6PD
C) Esferocitose hereditária
D) Incompatibilidade ABO
D)
Toda icterícia que surge antes das primeiras 24 horas de vida é considerada patológica e deve ser investigada. Nos exames complementares, o RN apresenta aumento de reticulócitos e teste de coombs positivo, indicando, respectivamente, que há hemólise e imunoglobulinas ligadas às hemácias do bebê. A mãe e o bebê possuem fator Rh negativo, o que exclui a hipótese de incompatibilidade Rh. Já em relação ao grupo sanguíneo, existe uma incompatibilidade, sendo a mãe tipo O e o RN tipo A.
Mas e a presença de esferócitos? Lembrem-se de que o esfregaço de sangue periférico de um bebê com incompatibilidade
ABO pode mostrar esferócitos idênticos aos encontrados na esferocitose. Além disso, esta doença é muito menos comum do que a incompatibilidade ABO, forma mais comum de doença hemolítica do RN. Em relação à G6PD, a icterícia tem pico de incidência de manifestação clínica está entre 2 e 3 dias de vida e raramente está presente ao nascimento. Resposta: letra D.