Historia Do SUS Flashcards
C ou E: A história da saúde pública no Brasil está intimamente ligada com a história das políticas de saúde.
CERTO!
Qual o Conceitos de Políticas Públicas?
No Brasil, as políticas públicas se transformaram em políticas de Governo e não em políticas de Estado. A política de Governo aborda os interesses inerentes ao grupo que está no poder, já a política de Estado são colocadas em prática para que seja possível a concretude do que está previsto na Constituição Federal/88.
Segundo o art. 196 da CF/88, a política pública é um dever do Estado: as ações e serviços de saúde são direitos de todos e dever do Estado.
Para Gianezini et. al (2016), a ideia de política pública é algo complexo, pois não há uma teoria completa e definida sobre o tema, mas sim vários conceitos que formam o que pode ser traduzido como política pública.
C ou E: o SUS é um sistema para as pessoas mais carentes
ERRADA! Isso porque o SUS é um sistema universal em que todos, direta ou indiretamente, utilizamos este sistema de saúde.
C ou E: Todas as políticas públicas do Brasil foram revogadas por Consolidação e incluídas na Portaria de Consolidações
CERTO! Todas as políticas públicas do Brasil foram revogadas por Consolidação e incluídas na Portaria de Consolidações n. 2. Houve uma revogação formal, porém o texto foi recepcionado pela Portaria de Consolidação.
Segundo Lucchese (2004), as políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado orientado para a melhoria das condições de saúde da população e dos ambientes natural, social e do trabalho.
C ou E: Para falar em saúde deve-se olhar para o conceito ampliado de saúde.
Ainda segundo a autora a tarefa específica de uma política de saúde em relação às outras políticas públicas da área social consiste em organizar as funções públicas governamentais para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da coletividade.
Ou seja, colaborando para a concretização do art. 196 da CF/88.
Para Roncalli (2003), a ação do Estado no sentido de proporcionar qualidade de vida aos cidadãos é feita por intermédio das Políticas Públicas e, dentre as políticas voltadas para a proteção social, estão as Políticas de Saúde.
Obs.: Vale ressaltar que as outras políticas de proteção social estão relacionadas ao tripé da Seguridade Social: ações da Previdência Social e da Assistência Social.
Importante entender que as políticas públicas devem estar em consonância com a necessidade do povo.
C ou E: a evolução histórica das políticas de saúde está relacionada diretamente a evolução político-social e econômica da sociedade brasileira, não sendo possível dissociá-los
CERTO!
C ou E: a lógica do processo evolutivo sempre obedeceu à ótica do avanço do capitalismo na sociedade brasileira, sofrendo a forte determinação do capitalismo a nível internacional;
CERTO! o modo de produção está intimamente ligado à forma com que o poder público organiza as políticas.
C ou E: a saúde nunca ocupou lugar central dentro da política do estado brasileiro, sendo sempre deixada na periferia do sistema, como uma moldura de um quadro, tanto no que diz respeito a solução dos grandes problemas de saúde que afligem a população, quanto na destinação de recursos direcionados ao setor saúde;
CERTO! somente a partir de 1988 a política de saúde é inclusa na agenda da política pública.
O financiamento é divergente e insipiente para implementação das políticas de saúde.
C ou E: as ações de saúde propostas pelo governo sempre procuram incorporar os problemas
de saúde que atingem grupos sociais importantes de regiões socioeconômicas igualmente
importantes dentro da estrutura social vigente;
CERTO!
C ou E: a conquista dos direitos sociais (saúde e previdência) tem sido sempre uma resultante do poder de luta, de organização e de reivindicação dos trabalhadores brasileiros e, nunca uma dádiva do Estado, como alguns governos querem fazer parecer;
CERTO!
C ou E: a dualidade entre medicina preventiva e curativa sempre foi uma constante nas diversas políticas de saúde implementadas pelos vários governos.
CERTO! Obs.: as ações preventivas ficavam a cargo do Ministério da Saúde ou instituição responsável à época; medicina curativa ficava sob a responsabilidade da Previdência Social, ou seja, somente aqueles que possuíam trabalho formal tinham acesso.
C ou E: devido a uma falta de clareza e de uma definição em relação à política de saúde, a história da saúde permeia e se confunde com a história da previdência social no Brasil em
determinados períodos;
CERTO!
C ou E: Antes do SUS tínhamos um sistema público de saúde, e era uma organização universal da saúde
ERRADO! Antes do SUS tínhamos um sistema público de saúde, porém não era uma organização universal da saúde.
Quais eram caraterísticas em relação às ações de saúde no Brasil Colônia (1500-1822)?
Durante o período Brasil Colônia, destacamos como caraterísticas em relação às ações de saúde:
CURANDEIRISMO
Físicos e cirurgiões-barbeiros
* PADRES JESUÍTAS
Santa Casa de Misericórdia
Quais eram caraterísticas em relação à saúde no descobrimento ao Império (1500-1889) e qual era o cenário político?
Denças de transmissão, doenças relacionadas à falta de saneamento básico, etc.
o cenário político era de colônia. Colonizado para a exportação.
Como era a Organização do Setor Saúde no período de 1500-1889:
- Boticários; Curandeiros;
- Medicina liberal, escassez de médicos;
Obs.: A capital ainda era em Salvador/BA. - Alto preço das drogas e dos remédios oriundos de Portugal e do Oriente;
- Saberes curativos dos indígenas; Jesuítas;
A carência de profissionais médicos no Brasil Colônia e no Brasil Império era enorme, para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro, em 1789, só existiam QUATRO MÉDICOS exercendo a profissão (SALLES,1971 apud POLIGNANO, 2003).
De acordo com Polignano (2001), a inexistência de uma assistência médica estruturada, fez com que proliferassem pelo país os Boticários (farmacêuticos).
Aos boticários cabiam a manipulação das fórmulas prescritas pelos médicos, mas a verdade é que eles próprios tomavam a iniciativa de indicá-los, fato comum até hoje.
Com a vinda da Família Real ao Brasil em 1808, a capital passa a ser Rio de Janeiro e neste momento há a higienização da capital para receber a Família Real surgindo as periferias. Destaca-se alguns pontos: - Política médica;
- Intervenção na condição de vida e de saúde da população;
- Vigiar/controlar o aparecimento de epidemias.
Obs.: poder de polícia.
A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808 determinou mudanças na administração pública colonial, até mesmo na área da saúde. Como sede provisória do império português e principal porto do país, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se centro das atenções, não só na área econômica, mas no setor das ações sanitárias também (POLIGNANO, 2001).
Quais eram as atividades de saúde pública Até 1850?
Até 1850 as atividades de saúde pública estavam limitadas ao seguinte:
2 - Controle de navios e saúde dos portos;
Verifica-se que o interesse primordial estava limitado ao estabelecimento de um controle sanitário mínimo da capital do império, tendência que se alongou por quase um século.
(POLIGNANO, 2001)
Neste período, não era o conjunto de problemas de saúde da população que demandavam ações de saúde, e sim aqueles que estavam diretamente ligados ao interesse econômico!
Emerge o modelo assistencial sanitarista/campanhista, considerado o primeiro modelo de atenção no brasil.
As suas ações eram voltadas para grupos específicos e ações pontuais.
O que é modelo assistencial?
modelo assistencial é a forma de organização da oferta de ações e serviços de saúde.
Modelo sanitarista/campanhista está relacionado ao controle de epidemias (Exemplos de ações: campanhas de vacinação, novembro azul, outubro rosa, etc), cujo objetivo era a quebra da cadeia de transmissão e na redução de casos de mortalidade pelas doenças da época. Este modelo ainda é adotado como forma de organização.
Todavia, este modelo apresenta alguns problemas: muito gasto, muito recurso humano e financeira e trabalho pontual com uma suspensão dos trabalhos, diferente do modelo de vigilância à saúde em que a observação é contínua.
C ou E: Não há campanhas de vacina para malária, mas sim o controle de ações de vacinação
para varíola.
ERRADO! Não há campanhas de vacina para malária, mas sim o controle de ações de vacinação
para varíola (malária não!).
C ou E: As atividades de saúde pública no Brasil, até meados do século 19, limitavam-se à delegação das atribuições sanitárias para as juntas municipais e ao controle dos navios e da saúde nos portos. Em relação a esse período, é correto afirmar que o maior interesse estava relacionado ao estabelecimento de conselhos locais de saúde para a administração dos hospitais públicos. às epidemias causadas por doenças tropicais.
ERRADO! Conselhos locais de saúde são recentes.
C ou E: Existiram campanhas de vacinação nacionais para a erradicação da varíola e da malária
ERRADO! Não há campanhas de vacina para malária, mas sim o controle de ações de vacinação
para varíola (malária não!).
As atividades de saúde pública no Brasil, até meados do século 19, limitavam-se à delegação das atribuições sanitárias para as juntas municipais e ao controle dos navios e da saúde nos portos. Em relação a esse período, é correto afirmar que o maior interesse estava relacionado ao estabelecimento de Um controle sanitário mínimo da capital do Império – a cidade do Rio de Janeiro.
CERTO!
As atividades de saúde pública no Brasil, até meados do século 19, limitavam-se à delegação das atribuições sanitárias para as juntas municipais e ao controle dos navios e da saúde nos portos. Em relação a esse período, é correto afirmar que o maior interesse estava relacionado ao estabelecimento de conselhos locais de saúde para a administração dos hospitais públicos às epidemia causadas por doenças tropicais.
ERRADO!