Controle Social Do SUS Flashcards
Quais são os canais institucionais de participação social na política de saúde?
Os Conselhos e as conferências de saúde, que são uma conquista do Movimento Sanitário e têm suas raízes na
experiência da Zona Leste de São Paulo e na criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).
Como funciona a atuação dos Conselhos e conferências de saúde?
Atuam como mecanismos essencialmente democráticos, através deles, a sociedade se organiza para a efetiva proteção da saúde como direito de todos e dever do Estado.
Como é a amplitude do campo de atuação dos conselhos de saúde?
De acordo com Brasil (2013), a amplitude do campo de atuação dos conselhos de saúde, além de valiosa, é extensa. Como exemplo, a instituição dos conselhos de saúde atende à exigência legal estabelecida para o repasse de recursos financeiros, estaduais ou federais, ao setor Saúde. Sua atuação e variedade de competências fazem com que, hoje em dia, todos os municípios brasileiros disponham de um conselho de saúde
Como é o a existência do controle social? Como ele passa a existir?
Para Correia (2000), o controle social passa a existir, como possibilidade de os movimentos sociais influenciarem as políticas públicas de forma que estas atendam às suas demandas, durante o processo de democratização do país,
em que a descentralização é tema central, contraposto ao processo de centralização do Estado durante a ditadura.
Qual lei promulga os Conselhos e conferências de Saúde?
Considerada como a segunda Lei orgânica do setor Saúde, a Lei Federal de nº 8.142, promulgada em setembro de 1990, regulamenta o inciso III do artigo 198 da Constituição Federal de 1988 e dispõe sobre os Conselhos e Conferências de Saúde, prevendo sua instituição em todas as esferas de governo
Quais são os objetivos das conferências de saúde?
As conferências de Saúde têm como objetivos avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política desse setor.
Quem pode convocar as conferências de Saúde?
Convocadas pelo poder Executivo ou, extraordinariamente, por outra conferência ou conselho de saúde.
Quando devem ocorrer as conferências de saúde?
No máximo a cada quatro (4) anos e contar com a representação de vários segmentos sociais.
como são organizadas as conferências de Saúde?
As Conferências Nacionais de Saúde são organizadas em etapas, que iniciam nos municípios (podendo ser precedidas de etapas locais para democratizar ainda mais o acesso e a participação), vão para as estaduais e avançam para a nacional.
Como são as discussões das conferências municipais e Estaduais de Saúde?
As discussões das Conferências Municipais e estaduais são sistematizadas e subsidiam a etapa nacional, que tem como principal produto, além da mobilização, o Relatório Final, o que traz as deliberações, no formato de diretrizes, propostas e moções, buscando subsidiar a Gestão e favorecer o monitoramento por parte da população.
Quais os históricos das Conferências de Saúde?
De acordo com Brasil (2004), as conferências de saúde têm longa história. Já na década de 40, com o objetivo de articular as ações desenvolvidas pelos estados nas áreas de saúde e de educação, o governo federal estabelece, por decreto, a realização de Conferências Nacionais intergovernamentais a cada dois anos.
Quando o correu e qual foi o tema da 1a conferência Nacional de Saúde?
1ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) -1941
Breve histórico das Conferências de Saúde
Tema: Situação sanitária assistencial dos estados e municípios”
surgiram, nessa Conferência, propostas sintonizadas com a política de saúde da época, tais como organização de um programa nacional de saúde, com foco na proteção à infância, à adolescência e à maternidade; organização da administração sanitária e assistencial nos estados e nos municípios; intensificação das campanhas contra hanseníase (na época chamada de lepra), tuberculose e outras doenças; além da instalação de serviços de saneamento (BRASIL, 2014).
Quando o correu e qual foi o tema da 2a conferência Nacional de Saúde?
2ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) - 1950
Breve histórico das Conferências de Saúde
Tema: Legislação referente à higiene e segurança do trabalho
Sobre essa conferência não há muitos registros, além do tema, não há menção ao relatório final desta, o que se sabe é, que em que são uma conquista do Movimento Sanitário e têm suas raízes na experiência da Zona Leste de São Paulo e na criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).conjunto com a primeira, uma das reivindicações era a do Ministério da Saúde, que ocorreu em 1953.
Quando o correu e qual foi o tema da 3a conferência Nacional de Saúde?
3ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) - 1963
Breve histórico das Conferências de Saúde
Tema: Descentralização na área de saúde
Conforme Brasil (2014), merece destaque pelo seu ineditismo ao propor a descentralização da saúde. Foram definidas as atribuições das três esferas de governo em relação às atividades sanitárias, inclusive o papel dos municípios, bem como estabelecidas as bases de um primeiro plano nacional de saúde realmente abrangente.
Pouco tempo após a realização da 3ª conferência nacional, o Brasil inicia um período autoritário. Durante a ditadura militar, quatro Conferências Nacionais de Saúde foram promovidas.
Quando o correu e qual foi o tema da 4a conferência Nacional de Saúde?
4ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) - 1967
Breve histórico das Conferências de Saúde
Tema: Recursos humanos para as atividades em saúde
A IV Conferência Nacional de Saúde, reuniu autoridades e professores universitários, autoridades e profissionais de saúde, para a discussão de problemas comuns, representou, no dizer do Exmo. Sr. Ministro da Saúde, a oportunidade “de os educadores se tornarem mais sanitaristas e de os sanitaristas se tornarem mais educadores”. (RELATÓRIO FINAL DE IV CNS)