Ações e Programas do SUS - Estratégia Saúde de Família Flashcards
Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, qual modelo é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família.
O modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Complete: A APS é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem:
Promoção Prevenção Proteção Diagnóstico Tratamento
Reabilitação Redução de
dano
Cuidados
paliativos e
Vigilância em
saúde.
Qual a composição mínima da ESF?
As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo:
❑ Pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família;
❑ Pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem; e
❑ Pelo agente comunitário de saúde (ACS).
Também podem fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os seguintes profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal, os quais compõem as equipes de Saúde Bucal (eSB). Essas equipes atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em articulação com os demais serviços de saúde da rede de atenção.
Quais outros profissionais podem fazer parte da equipe de ESF?
Também podem fazer parte da equipe o agente de combate às
endemias (ACE) e os seguintes profissionais de saúde bucal:
❑ Cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e
❑ Auxiliar ou técnico em saúde bucal, os quais compõem as equipes de saúde bucal (esb). Essas equipes atuam em unidades básicas de saúde (UBS), em articulação com os demais serviços de saúde da rede de atenção.
Qual a carga horário obrigatória para a equipe de Saúde da Família?
Para a equipe de Saúde da Família, a obrigatoriedade de carga horária é de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde. As regras de composição, carga horária e cadastro dos profissionais e equipes estão dispostas na Portaria de Consolidação SAPS nº 01, de 2 de junho de 2021, bem como nas Portarias de Consolidação nº 02 e nº 06, de 2017.
Quais os princípios da equipes de Saúde da Família?
As equipes de Saúde da Família devem operacionalizar os
seguintes princípios da APS:
I - Princípios:
a) Universalidade;
b) Equidade; e
c) Integralidade.
Quais os diretrizes da equipes de Saúde da Família?
As equipes de Saúde da Família devem operacionalizar os
seguintes Diretrizes da APS:
II - Diretrizes:
a) Regionalização e hierarquização:
b) Territorialização;
c) População adscrita;
d) Cuidado centrado na pessoa;
e) Resolutividade;
f) Longitudinalidade do cuidado;
g) Coordenação do cuidado;
h) Ordenação da rede; e
i) Participação da comunidade.
O que se deve considerar para buscar a consecução desses
princípios e diretrizes e garantir a operacionalização dos atributos da APS?
Para buscar a consecução desses princípios e diretrizes e garantir a operacionalização dos atributos da APS, consideram-se: atenção no primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação, orientação familiar e comunitária e competência cultural.
Qual a META/OBJETIVO da APS ao longo doas anos?
Como modelo prioritário da APS, a Estratégia de Saúde da Família
(ESF) visa promover a ampliação e a resolutividade da atenção primária de forma integrada e planejada. Tida como uma ação presente no Plano Nacional de Saúde - PNS (2020-2023), esta estratégia contribui de forma ativa para o alcance da população coberta por sua equipe.
No PNS vigente, a meta é de 72,31% até
o ano de 2023.
O que é a ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE EM NÍVEIS DE COMPLEXIDADE?
A organização em níveis de complexidade tem a ver com a garantia da integralidade. À medida em que se tem vários níveis com densidades tecnológicas diferentes, será garantido ao usuário aquele nível de atenção com a densidade tecnológica necessária para a resolução da sua necessidade.
O que mostra a organização em nível de densidade tecnológica?
Essa organização em nível de densidade tecnológica mostra que é preciso hierarquizar o indivíduo caso ele tenha necessidade de ser atendido/contemplado com o espaço de ações e serviços que tenha uma densidade tecnológica um pouco mais complexa.
Esse é o conceito de hierarquização dentro da rede de atenção à saúde. Hierarquizar dentro da rede é passar – referenciar (termo utilizado pelo SUS) ou encaminhar (termo utilizado no senso comum) – para um ponto de atenção na rede que tenha um nível de complexidade (grau de densidade tecnológica) que aquele usuário necessite para que seja garantida a integralidade da assistência
O que é e para que serve a Densidade tecnológica?
Lembrando que, dentro do SUS, não existe nível melhor ou pior, mais importante ou menos importante. Os pontos da rede de atenção à saúde que configuram a organização do SUS devem ser vistos de forma igual em relação à importância. O que os diferencia é justamente essa densidade tecnológica diferenciada.
Densidade tecnológica é o uso de equipamentos e tecnologia para que o problema do indivíduo ou da comunidade seja resolvido.
Os níveis de atenção à saúde são fundamentais para o uso racional dos recursos e para estabelecer o foco gerencial dos entes de governança das RASs.
Como é entendida a ATENÇÃO BÁSICA/PRIMÁRIA?
A Atenção Básica é entendida como o primeiro nível da atenção à saúde no SUS (contato preferencial dos usuários), que se orienta por todos os princípios do sistema, inclusive a integralidade, mas emprega tecnologia de baixa densidade. (CONASS, 2011).
A atenção primária refere-se, segundo Giovanella e Mendonça (2008, p. 575) apud Gonçalves (2014), a um “[…] conjunto de práticas em saúde, individuais e coletivas que, no Brasil, durante o processo de implementação do SUS, passou a ser denominado de atenção básica de saúde”. É definida pelas autoras como atenção ambulatorial de primeiro contato que tem diferentes concepções em sua implementação, direcionada a cobrir as afecções e condições mais comuns e a resolver a maioria dos problemas de saúde de uma população.
Quais as características da APS?
- a atenção básica, ou seja, fazer acolhimento não exige densidade tecnológica, mas exige perfil, ética e uma boa escuta;
- o atendimento em UTI, que exige maior densidade tecnológica.
Quais são os níveis de densidade tecnológica?
Portanto, há 3 níveis de densidade tecnológica:
* atenção primária, ou básica, ou de baixa densidade tecnológica;
* atenção secundária, ou de média complexidade, ou de densidade tecnológica intermediária;
* atenção terciária, ou de alta complexidade, ou de densidade tecnológica maior.
que é o uso racional da densidade tecnológica em saúde?
Uso racional porque, se forem fomentadas ações no nível de baixa densidade tecnológica, ações adequadas e garantidoras de que o indivíduo só passe para os outros níveis quando houver necessidade, consequentemente a atenção primária será mais potente, mais resolutiva, e só irão para os níveis mais complexos (ou de maior densidade tecnológica) aqueles usuários que realmente necessitam. Se isso for feito de forma correta e com maestria, ou como consta na teoria, as filas de espera e os gastos com pacientes com diagnóstico tardio de hipertensão, hanseníase, tuberculose, câncer de mama, câncer de colo de útero,
câncer de próstata, por exemplo, diminuirão, pois eles não vão precisar desses outros níveis e ficarão apenas no nível primário e secundário, salvo se for um diagnóstico tardio.
Essa racionalização significa que é preciso fomentar cada vez mais ações na atenção primária, porque ela tem baixa densidade tecnológica e alta capacidade de resolver a maior parte dos problemas. Aqueles outros problemas que a atenção básica não resolve, porque não são tão comuns, serão referenciados (hierarquizados) para níveis de densidade tecnológica mais complexa (atenção secundária/média complexidade e atenção terciária/alta complexidade).
Tudo isso facilita a organização de rede, garante a integralidade do cuidado e faz com que o usuário tenha o seu problema resolvido dentro do nível de densidade tecnológica que ele precisa, como também faz com que as filas de espera, por meio de regulação, diminuam a partir do momento que se consegue resolver a maior parte dos problemas mais comuns no espaço que lida com as pessoas próximas do seu território, que é a atenção primária à saúde
Como é entendida a oferta de saúde de baixa densidade tecnológica?
Por tecnologia de baixa densidade, fica subentendido que a atenção básica inclui um rol de procedimentos mais simples e baratos, capazes de atender à maior parte dos problemas mais comuns de saúde da comunidade, embora sua organização, seu desenvolvimento e sua aplicação possam demandar estudos de alta complexidade teórica e profundo conhecimento empírico da realidade. (CONASS, 2011).
Qual a DEFINIÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA, CONFORME A POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA?
A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde
* Individuais
* Familiares e
* Coletivas
Que envolvem
. Promoção
. Prevenção
. Proteção
. Diagnóstico
. Tratamento
. Reabilitação
. Redução de danos
. Cuidados paliativos
. vigilância em saúde
Desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e
gestão qualificada, Realizada com equipe multiprofissional Dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
Atenção básica é o espaço e a ação em serviço que possui diversas propriedades na rede, justamente porque ela está próxima das coisas. Desse modo, pode-se afirmar que ela exige uma territorialização e a descrição da clientela.
Onde se encontra a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)?
Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Ela se encontra no anexo XXII da Portaria de Consolidação n. 2/2017.
Qual a capacidade da ABS de resolver os problemas de saúde?
Segundo Brasil (2011b), é possível suprir até 80% - 85 -90% das necessidades e problemas de saúde da população de um município se a atenção básica estiver organizada. Isso mostra a importância desse nível de atenção no contexto do SUS.
Sobre o percentual de resolubilidade da Atenção Básica, Mendes (2011), afirma que a APS que deve atender mais de 85% dos problemas de saúde; é aí que situa a clínica mais ampliada e
onde se ofertam, preferencialmente, tecnologias de alta complexidade, como aquelas relativas a mudanças de comportamentos e estilos de vida em relação à saúde: cessação do hábito de fumar, adoção de comportamentos de alimentação saudável e de atividade física etc.
C OU E: A atenção primária utiliza no seu mecanismo de trabalho uma alta densidade tecnológica, mas possui uma baixa complexidade.
Não se pode confundir que quando encontramos que a atenção primária usa tecnologia de alta complexidade, afirma-se que não é tecnologia de densidade tecnológica, pois trata-se de densidade e de processo de trabalho. Sendo assim, assimila-se que a atenção primária utiliza no seu mecanismo de trabalho uma baixa densidade tecnológica, mas possui uma alta complexidade.
C ou E: Regionalizar é aproximar a capacidade de decisão para cada vez mais se tornar próximo da população
CERTO!
C ou E:Hierarquização é a passagem de um nível para outro. Passa-se da Atenção primária para a Atenção secundária. A Hierarquização significa passar de um ponto para o outro, com diferente grau de densidade tecnológica.
CERTO!
Como é baseada organização da prestação da assistência no SUS? é baseada….
De acordo com Brasil (2007), a organização da prestação da assistência no SUS é baseada em dois princípios fundamentais:
a regionalização e a hierarquização. Além destes princípios o
sistema, ao longo dos anos, estabeleceu que as ações e
procedimentos se dispusessem em dois blocos, sendo um relativo à atenção básica, e o outro, que contempla as ações de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Desta forma, foram definidos sistemas de informação, de pagamento, e de controle, avaliação e regulação.
C ou E: a APS esgota as necessidades dos pacientes do SUS
ERRADO! Ainda de acordo com Brasil (2007), embora a atenção básica em saúde seja entendida como a base orientadora do sistema,
sua porta de entrada preferencial e que deva ter visão integral
da assistência à saúde para sua população adscrita, os procedimentos realizados diretamente em seus serviços, não
esgotam as necessidades dos pacientes do SUS.
Quais os pontos importante sobre a Atenção Básica?
- Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver
os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. - É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde.
- De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, a Atenção Primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS/USF), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela equipe de Saúde da Família (eSF), equipes de eAP, pelo Núcleo de Apoio
à Saúde da Família (NASF-Ab).
Quais são os níveis de prevenção?
Primário;
secundário;
terciário;
e quaternário.
C ou E: O nível primário desse sistema de saúde é caracterizado por Profissionais da saúde (médicos) que se articulam para atuarem apenas na UBS, e por profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que atuam nos diversos espaços da comunidade, além de fazerem visitas domiciliares às famílias.
ERRADO! Não separa médicos dos enfermeiros
C ou E: Apesar de solucionarem a maioria dos problemas de saúde, as ações de saúde de atenção primária são menos complexas que as de média e de alta complexidade, uma vez que são desenvolvidas mediante serviço clínico menos ampliado e tecnologias de baixa complexidade e densidade.
ERRADO! São mais complexos