HISTOLOGIA- anomalias respiratórias Flashcards
pelo que a crise asmática é caracterizada?
caracterizadas por ESTREITAMENTO GENERALIZADO das vias aéreas , secundárias ao broncoespasmo (diminuição do calibre das vias respiratórias), edema de mucosa(inchaço) e hipersecreção(aumento de catarro ou muco)
como é caracterizada a asma brônquica?
caracterizado pela obstrução de fluxo de ar recorrente ,causada por uma associação de inflamação dos bronquíolos e constrição de seus músculos lisos(broncospasmo)
explique a fisiopatologia da crise asmática brônquica e diga quais componentes estão presentes na infiltração da parede bronquiolar.
ocorre INFLAMAÇÃO da mucosa respiratória,do tecido conjuntivo subjacente e dos músculos lisos dos bronquíolos.caracteriza-se pela INFILTRAÇÃO DA PAREDE BRONQUIOLAR , por eosinófilos(em alguns casos,neutrófilos),linfócitos(principalmente células T auxiliares ativadas) e mastócitos
como é a imagem de pulmão de paciente com asma?
mostra um bronquíolo no centro com alvéolos circundantes.A parede bronquiolar está ESPESSA.,INFLAMADA e apresenta vasos sanguíneos dilatados.
o que uma fotografia histológica do bronquíolo mostra?
mostra estrutura do epitélio pseudoestratificado colunar bronquiolar contendo um grande número de células caliciformes. O muco presente no lúmen é um produto das células caliciformes
o que é a FIBROSE CÍSTICA?
é uma doença pulmonar obstrutiva crônica.trata-se de um distúrbio autossômico recessivo causado por mutação em um gene(no cromossomo 7) denominado regulador da condutância transmembrana da fibrose cística(CFTR)
Qual o produto do gene (CFTR) e no que ele está envolvido?
o produto desse gene, a PROTEÍNA DO CANAL CL-, está envolvido na alteração final do muco e das secreções digestivas,suor e lágrimas
todas as mutações do gene CFTR resultam em que?
todas as mutações do gene CFTR resultam em transporte epitelial anormal do cl-,que afeta a viscosidade da secreção das glândulas exócrinas. Quase todas as glândulas exócrinas secretam um muco anormalmente viscoso , que provoca a obstrução das glândulas e dos seus ductos excretores
o que a proteína defeituosa dos canais de cl- no epitélio brônquico provoca?
a proteína defeituosa dos canais de cl- no epitélio brônquico provoca DIMINUIÇÃO da secreção de cl- e AUMENTO da reabsorção de Na+ e de água a partir do lúmen , com consequente acúmulo de uma secreção mucosa viscosa e acentuadamente espessa . Iniciada pela obstrução dos bronquíolos.
por quê os indivíduos com fibrose cística apresentam infecções frequentes no trato respiratório?
como os líquidos permanecem aprisionados pelos pulmões,os indivíduos com fibrose cística apresentam infecções frequentes no trato respiratório
pelo que o enfisema pulmonar é caracterizado?
caracteriza-se pela perda de elasticidade do tecido pulmonar , destruição das estruturas que suportam os alvéolos (septos) e dos capilares que nutrem os alvéolos; tal destruição resulta na formação de grandes cavidades , sendo uma condição degenerativa irreversível.
o que o enfisema pulmonar causa ?
diminui a superfície de trocas gasosas , o que leva a deficiência dos pulmões de realizar absorção de oxigênio e,em consequência , ocorre sobrecarga no coração como recurso para compensar a deficiência pulmonar . a maioria dos pacientes com enfisema a morrerem de insuficiência cardíaca.
qual a fisiopatologia do enfisema pulmonar em pacientes tabagistas?
Nos tabagistas(15 a 20% dos casos) , quando a fumaça passa pelas vias aéreas , vai causando um processo inflamatório crônico , irritando as glândulas que produzem mais muco (catarro) na tentativa de proteger o epitélio respiratório . com isso, o paciente tosse muito.
o que o cigarro(vapores do cigarro) causam no pulmão no caso do enfisema pulmonar ?
os vapores do cigarro adentram o sistema respiratório em alta temperatura,o que provoca a metaplasia desse epitélio. com a substituição do epitélio respiratório pelo epitélio estratificado pavimentoso,em decorrência desta substituição,ocorre a diminuição da proteção .
o que a fumaça causa no pulmão no caso do enfisema pulmonar?
a fumaça também produz irritação e edema dos bronquíolos , ocasionando obstrução , com aumento da resistência à passagem de ar , principalmente durante a expiração - o ar entra e não sai