Ginecologia / Neurologia Flashcards
Qual a única situação na alteração do papanicolau que se deve repetir a citologia em um ano?
Célula escamosa atípica de significado indeterminado possivelmente não neoplásico (ASC-US) paciente entre 25 e 29 anos de idade.
Chlamydia Trachomatis causa qual doença sexualmente transmissível?
🟣Linfogranuloma venéreo ➡️ principal característica é adenopatia inguinal suporativa unilateral dando saída da secreção purulenta por diversos tratos fistulosos locais.
🟣 Adenopatia com aparecimento de vários orifícios fistulosos comparado a uma escumadeira ou “bico de regador” é típico de linfogranuloma venéreo.
⚠️ Chlamydia Trachomatis é uma bactéria gram-negativos intracelular obrigatório.
Presença de bacilo gram-negativo agrupado em correntes tipo cardume de peixe nos leva a pensar em qual bactéria?
Haemophilus ducreyi. Causadora do cancro mole.
O tratamento é feito com um macrolídeo (azitromicina ou eritromicina), ceftriaxona ou ciprofloxacino.
⚠️DICA DE TRATAMENTO Azitromicina 1g V.O dose única OU Ceftriaxona 500mg I.M dose única. CAncro (Ceftriaxona - Azitromicina
Em que situação para qual está indicada o uso de podofilina tópica a 25% para o tratamento de condiloma?
⚪Lesoes na margem anal, no prepúcio, na glande ou nos grandes lábios (em não grávidas).
⚪ A podofilina é uma substância que pode causar lesão tecidual além de ter a absorção sistêmica quando aplicada em áreas extensa,s por isso não deve ser aplicado em mucosas ou em área extensas. É contra indicado para gestantes e deve ser aplicado por um profissional de saúde.
Qual é o tratamento padrão ouro da lesão intraepitelial de alto grau (HSIL) na colpocitologia?
🟣TRATAMENTO EXCISIONAL (EXERESE DE ZONA DE TRANSFORMAÇÃO -EZT-). Esse procedimento é o padrão ouro pois permite a obtenção do material para análise histológica e exclusão de foco de câncer micro invasor ou invasor.
🟣 As diretrizes brasileiras reforçam que mulheres com NIC 2 ou 3 devem ser submetidas ao procedimento EXCISIONAL. A exceção essa regra ocorre em gestantes em alguns adolescentes.
⚠️O NIC é encontrado após uma biópsia para fazer o exame anatopatológico. O tratamento de lesões epiteliais cervicais podem ser do método destrutivo ou do método excisional (EXERESE DE ZONA DE TRANSFORMAÇÃO -EZT-). Cuidado que os termos EZT e CAF (CIRURGIA DE ALTA FREQUÊNCIA) e conização (nada mais é do que EZT do tipo 3, ele recebe esse nome pois como é retirado grande parte do canal a peça fica semelhante a um cone) podem ser usadas como sinônimo quando se trata de tratamento excisional.
As pacientes abaixo de 25 anos de idade que apresenta lesões escamosas de baixo grau (LSIL) deve repetir o exame de citologia sérvico-vaginal em 3 anos. Correto?
🟣SIM. A conduta frente ao resultado de lesão de baixo grau (LSIL) em pacientes com menos de 25 anos é repetir a colpocitologia em 3 anos.
🟣 Caso a nova citologia seja normal reiniciar o rastreamento aos 25 anos. Caso se mantenha o mesmo padrão citológica a paciente deve persistir no rastreio trienal (a cada 3 anos) e só deve ser encaminhada a colposcopia aos 25 anos. Casa paciente tenha diagnóstico e histológico de NIC 1 deve repetir a citologia em 3 anos. Metodo EXCISIONAL não estão indicados antes dos 25 anos.
⚠️⚠️ Esse raciocínio também serve para paciente que apresentou o resultado citológico para ASC-US (células escamosas atípicas de significado indeterminado) antes dos 25 anos.
A vacinação contra HPV é considerado um método eficaz de prevenção primária para câncer de colo uterino?
Sim. A vacinação é uma forma de prevenção primária que evita o desenvolvimento do câncer de colo uterino.
Como que é a regra do 1 2 3 no exame papanicolau?
1️⃣ VEZ AO ANO, SE 2️⃣ ANOS CONSECUTIVOS NORMAIS POSSO FAZER A CADA 3️⃣ ANOS.
⚠️⚠️ Lembrar que o papanicolau ele deve ser feito a partir dos 25 anos em mulheres sexualmente ativas. O papanicolau é feito através da colpocitologia oncótica. É feito até o 64 anos de idade caso a paciente já tenha pelo menos dois anos negativos consecutivos nos últimos 5 anos. Caso a paciente tenha mais do que 64 anos de idade mas nunca fez a citologia, essa paciente deve realizar duas citologias com intervalo de 1 a 3 anos, se os dois exames forem negativos Ela está excluída do rastreio.
Paciente 65 anos nunca fez citologia oncótica (papanicolau). Qual a conduta?
Caso a paciente tenha mais do que 64 anos de idade mas nunca fez a citologia, essa paciente deve realizar duas citologias com intervalo de 1 a 3 anos, se os dois exames forem negativos Ela está excluída do rastreio.
Paciente tem 29 anos de idade é virgem e pergunta se é necessário fazer o rastreio do papanicolau. O que devemos informar?
Não precisa. O rastreio com a citologia oncótica é feita apenas em paciente com vida sexual ativa maior ou igual a 25 anos de idade.
Paciente pós-menopausa vai fazer exame do papanicolau. O que devemos fazer para que o exame seja confiável?
Devemos estrogenizar essa paciente antes de colher a amostra. Para garantir o trofismo (estudo dos tecidos ) do epitélio para ter uma amostra adequada e um resultado correto.
Paciente gestante pode fazer o exame do rastreio do papanicolau?
Sim.
Paciente histerectomizadas devem continuar fazendo o rastreamento do papanicolau?
Se essa paciente fez uma histerectomia total por doença benigna e sem história prévia de lesão de alto grau não precisa mais fazer rastreio.
Quando vemos úlceras genitais dolorosas em prova temos que pensar em dois diagnósticos. Quais?
Cancro mole ou herpes.
🦠 CANCRO MOLE ➡️ Causada por uma bactéria chamada Haemophilus ducreyi (coco bacilo Gran negativo). Úlcera com bordas irregulares maiores com fundo purulento e acometimento linfonodal associado.
🦠HERPES ➡️ HSV-1 e HSV-2, porém o vírus herpes tipo 2 é mais relacionado a contatos genitais. Lesões avermelhadas com pequenas bolhas muito dolorosas e de localização variável na região genital, as quais evoluem para pequenas úlceras arredondadas. Febre, mal-estar, dores no corpo e ardência ao urinar, com ou sem retenção urinária.
O estrogênio é responsável pelo aumento da espessura do epitélio vaginal amadurecimento das células epiteliais escamosas e aumento da quantidade de glicogênio das células intermediárias. Já progesterona além da ação proliferativa provoca também descamação celular. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
🟣 Lembrar que o epitélio escamoso estratificado ele pode ser dividido em quatro camadas
: Celulas superficiais, células intermediárias (onde o estrogênio aumenta a quantidade de glicogênio), células parabasais e células basais. Quanto mais profundo for a célula maior relação núcleo / citoplasma, ou seja as células superficiais tem bastante citoplasma e núcleo pequeno (PICNOTICO), já Celulas profundas (parabasais e basais) tem núcleo grande e citoplasma escasso.
Qual a implicação do ambiente androgênico (uso de testosterona ) na avaliação dos achados citológicos?
Aumento da representação de células BASAIS e pior acurácia diagnóstico.
🟣 Lembrando que o epitélio escamo estratificado ele é dividido em quatro camadas celulares a superficial intermediária parabasal e basal.
Quais são as úlceras não dolorosas da DST?
🟣Linfogranuloma venéreo.
🟣Sífilis a famosa cranco duro.
🟣Donovanose (também conhecida como granuloma inguinal / úlcera sepiginosa / granuloma esclerosante)
Que doença é essa E qual é o seu causador?
Úlceras por Donovanose, causado pela bactéria gram-negativa klebsiella granulomatis. É uma patologia de baixa transmissibilidade. Seu período de incubação varia de 1 a 360 dias.
🟣 Surgem lesões em região cutânea e mucosa da genitália e região anal, perianal ou inguinal que se iniciam como pápula ou nódulo subcutâneo indolor que aumento de tamanho e necrosam formando úlceras indolores de borda hipertróficas com fundo granuloso de aspecto vermelho vivo e de sangramento fácil. A ulceração evolui lenta e progressivamente podendo tornar-se vegetante ou úlcera vegetante. Ad lesões são múltiplas frequentemente assumindo configuração em espelho não há adenite porém raramente pode formar pseudobulbos na região inguinal.
🟣 Tratar com AZITROMICINA 1g uma vez por semana por 3 semanas. Ou doxiciclina 100 mg a cada 12 horas por pelo menos 21 dias ou até o desaparecimento das lesões.
Paciente apresenta úlcera genital isolada na vulva esquerda, firme ao toque, com bordas arredondadas e levemente elevadas, com sinal de infecção secundária e pouco dolorosa linfadenopatia inguinal ausente qual provável diagnóstico?
Sífilis primário. É uma úlcera indolor ou pouco dolorosa, em geral única com fundo limpo secreção serosa escassa e bordas endurecidas. A famosa cancro duro.
🟣 Não poderia ser cancóide ou cancro mole porque essa doença característica por úlceras múltiplas dolorosas com fundo sujo e com acometimento linfonodal com fissilação.
O que consiste na diretriz ver e tratar?
Ver e tratar nada mais é do que a realização de um tratamento excisional (retirar lesão através de exérese de zona de transformação) sem ter o resultado do anatopatológico devido à grande suspeita de lesão de alto grau. É uma estratégia do sistema único de saúde (SUS) para agilizar o tratamento das pacientes. Para isso precisa haver concordância cito-colposcópica, ou seja a paciente deve ter citologia de lesão intraepitelial de alto grau e colposcopia com achados maiores (achados sugestivos de lesão de alto grau) outros critérios também devem ser preenchidos ➡️🟣 colposcopia adequada. 🟣 Lesão restrita ao colo. 🟣 Junção escamocolunar (JEC) visível: zona de transformação (ZT) tipo 1 ou 2. 🟣 Ausência de suspeita de invasão ou Doença glandular.
Paciente submetida a microscopia direta para gram mostra presença de cocobacilos gram-negativos dispostos em cardume de peixe em impressão digital em paliçada ou em cadeias isoladas. Qual o diagnóstico?
Cancro mole também conhecido como cancóide, cancrela, cancro venéreo, úlcera mole ou cancro de durey.
🟣 É uma infecção sexualmente transmissível causado pela bactéria gram-negativa haemophylus Ducreyi. A bactéria penetra dos tecidos por meio de microabrações na pele tem período de incubação curto de 3 a 5 dias (máximo de duas semanas) e, logo após surge pápulas que se rompem rapidamente e formam úlceras múltiplas, rasas, dolorosas, com fundo sujo purulento e bordas irregulares que facilmente sangra ao toque. Em 50% dos casos pode existir linfadenopatia dolorosa.
🟣 O tratamento de primeira escolha é azitromicina uma grama em dose única.
Paciente 22 anos de idade refere vida sexual ativa há um ano antecede pessoal transplante renal e terapia imunossupressora. Qual a orientação em relação à prevenção de câncer de colo uterino para essa paciente?
Coletar colpocitologia oncótica agora nessa consulta, com intervalo semestral no primeiro ano + vacinação para HPV com três doses no tempo de 0, 2 e 6 meses.
🟣 Paciente faz tratamento imunossupressor. Então ela é um caso especial em relação a prevenção de câncer de colo.
Mulher de 30 anos de idade vive com HIV há cinco anos em uso de terapia antirretroviral com carga viral abaixo do limite de detecção. Contagem linfócitos TCD4 de 400. Traz o resultado da compostologia coletada a um mês com o resultado de lesão intrapelial de baixo grau (LSIL/LIEBG). QUAL A CONDUTA?
REALIZAR COLPOSCOPIA IMEDIATAMENTE.
🟣 Paciente HIV positivo mesmo que esteja indetectável e com contagem TCD4 favorável, ainda sim é considerada como paciente imunossuprimida. Sendo assim devemos encaminhar para colposcopia com qualquer alteração do papanicolau.