Discursivas Anteriores / Atualizações Flashcards
Com base no ritmo cardíaco observado pelo médico no exame físico, qual é o diagnóstico clínico mais provável? “Caso seja
escrito mais de um diagnóstico, será considerado apenas o primeiro”.
FIBRILAÇÃO ATRIAL (ou auricular).
Cite três fatores de risco dessa paciente para o desenvolvimento da alteração de ritmo verificada no ECG. “Serão
pontuados apenas os três primeiros fatores indicados”
Idade (idoso ou idade avançada). Hipertensão. Diabetes Mellitus. Infarto agudo do miocárdio. DPOC. Obesidade. Valvopatias. Álcool.
Paciente com fibrilação atrial sem uso de medicações que evolui com sintomas de mal perfusão tecidual (palidez, pulso fraco, perda de força em mãos) nos levam a pensar em má perfusão secundário a evento cardioembolico. Qual a conduta?
Internar a paciente em UTI ou box de emergência com monitorização cardíaca, iniciaremos a anticoagulação e solicitaremos a avaliação do cirurgião vascular (lembre-se que por ser uma embolia, pode ser possível uma embolectomia por exemplo) e claro, temos que fazer o controle da fibrilação atrial.
Quais os principais fatores de risco para câncer de cabeça de pâncreas?
TABAGISMO. OBESIDADE. DIABETES. IDADE >60anos. SEXO MASCULINO. ETILISTA.
O CA 19-9 é um marcador tumoral para CA de cabeça de pâncreas, mas tome cuidado! Ele isoladamente não serve para o diagnóstico e sim para seguimento do tratamento, apenas quando associado aos achados clínicos, podemos falar que ele nos auxilia no diagnóstico. Correto?
Sim correto 😃👍
⚠️A banca nos pedia sobre o CA 19-9, e qual seriam as 2 utilidades deste exame.
Lembre-se que este exame isoladamente não serve para o diagnóstico! Mas, um paciente com toda a clínica de neoplasia pancreática por exemplo, se ele vier positivo, temos mais certeza da nossa hipótese! E o principal intuito de utilizar este exame, que seria no seguimento do tratamento destes pacientes, ou seja, na vigilância de evolução. Basicamente, medimos o CA 19-9 no final do tratamento, e vamos seguindo os valores do mesmo, se ele aumentar sabemos que o câncer provavelmente voltou
Cite algumas condutas clínicas e condutas cirúrgicas para o diagnóstico de câncer de cabeça de pâncreas:
💊CLINICO ➡️ 🔹(1) Terapia nutricional (suplementação oral, uso de sonda nasoenteral).
🔹(2) reposição de vitamina K.
🔹 (3) medicações para aliviar o prurido (ursacol, anti histamínico).
🔹(4) analgesia.
🔹(5) controle da glicemia.
🔹(6) quimioterapia paliativa.
🔹(7) quimioterapia exclusiva.
🔹(8) quimiorradioterapia.
🔹(9) radioterapia exclusiva. 🔹(10) imunoterapia.
💊CIRURGICO ➡️🔹(1) passagem de prótese biliar.
🔹(2) derivação biliodigestiva (coledocojejunoanastomose, hepaticojejuno
anastomose, derivação coledocoduodenal).
🔹(3) gastroenteroanastomose.
🔹(4) coledocojejunoanastomose. 🔹(5) jejunostomia
alimentar.
🔹(6) drenagem biliar percutânea.
🔹(7) colecistostomia para drenagem das vias biliares.
🔹(8) cirurgia de Whipple (duodenopancreatectomia).
🔹 (9) drenagem da via biliar com dreno de Kher (laparoscopia OU laparotomia).
🔹(10) biópsia da lesão. 🔹(11) prótese duodenal. 🔹(12) neurólise/acoolização/bloqueio do plexo celíaco.
PORTARIA GM/MS Nº 217, DE 1 DE MARÇO DE 2023, que substituiu os acidentes de trabalho graves, fatais, em crianças ou adolescentes por acidentes de trabalho de forma geral. A partir de agora, todo e qualquer acidente de trabalho deve ser imediatamente notificado, independentemente se for grave, fatal ou se ocorrer em crianças e adolescentes. Deve ficar claro também que os acidentes de trabalho com exposição a material biológico permanecem como sendo de notificação compulsória semanal.
Agora, vamos estudar as importantes atualizações que a lista sofreu desde 2020. Vou apenas as descrever a seguir para que você entenda melhor:
– PORTARIA GM/MS Nº 264, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020, que incluiu a seguinte condição na lista: doença de Chagas crônica — notificação semanal dos casos suspeitos ou confirmados.
– PORTARIA GM/MS Nº 420, DE 2 DE MARÇO DE 2022, que incluiu a seguinte condição na lista: síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika — notificação semanal dos casos suspeitos ou confirmados.
– PORTARIA GM/MS Nº 1.102, DE 13 DE MAIO DE 2022, que incluiu as seguintes condições na lista:
a. Síndrome gripal suspeita de covid-19 — notificação imediata (24h).
b. Síndrome respiratória aguda grave pelo SARS-CoV-2 — incluído no item da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associada ao coronavírus junto com o SARS-CoV e o MERS-CoV — notificação imediata (24h).
c. Síndrome inflamatória multissistêmica em adultos (SIM-A) associada à covid-19 — notificação imediata (24h).
d. Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 — notificação imediata (24h).
– PORTARIA GM/MS Nº 3.418, DE 31 DE AGOSTO DE 2022, que incluiu a seguinte condição na lista: varíola dos macacos (monkeypox) — notificação imediata (24h).
Toda gestante brasileira devem receber cálcio durante a gestação?
Sim, desde o início da gestação, o ministério da Saúde recomenda suplementação de cálcio para todas as gestantes brasileiras por afirmar que a população brasileira tem baixa ingesta de cálcio.
Quais os exames a ser solicitado para investigar pré eclampsia?
Quais os valores laboratoriais atuais para os critérios de pré eclampsia?
Imagem
Quais os critérios de gravidade da pré eclampsia?
Existe bio marcadores para suspeita de pré eclampsia?
SIM! PLGF ISOLADO. RAZÃO s-FLT1/PLGF.
Quais os critérios para resolução da gestação independentemente da idade gestacional frente uma pré eclampsia com sinal de gravidade {PAS maior igual 160/110 OU iminência de eclampsia/eclampsia ➡️cefaleia, escotomas, alterações visuais, fotofobia, epigástralgia, convulsão OU insuficiência renal ➡️ creatinina >1,2mg/dl ou oliguria OU síndrome help ➡️ plaquetopenia, hemólise, comprometimento hepático OU edema pulmonar OU dor torácica}?
Imagem
Qual a conduta na pré eclampsia com sinal de gravidade sem sinal de complicação?
<23 semanas ou >37 semanas devem ser resolvidas a gestação mesmo sem complicação. Se estiver entre 23-34 a conduta é expectante+corticoide
⚠️No enunciado coloquei os sinais da complicação da pré eclampsia.
Qual é a nova droga antidiapetóloga muito promissora atualmente?
TIRZEPATIDA, aplicação subcutânea, dose de 15mg/semana
A tirzepatida é um fármaco recentemente lançado e que vem dando o que falar pelos seus resultados surpreendentes.
- Mecanismo de ação: Agonista de receptores de GLP1 e GIP - alguns autores chamam essa classe de twincretin (pois é agonista dessas duas incretinas). Até o momento a tirzepatida é o único fármaco dessa classe.
- Via de administração: subcutânea.
- Eficácia: Os ensaio clínico SURMOUNT-1 mostrou que para o tratamento de obesidade esse fármaco chega a eficácia próxima à da cirurgia bariátrica! Na dose de 15mg/semana levou a perda de 20,9% do peso em 72 semanas. O estudo SURPASS-2 mostrou que a tirzepatida foi não-inferior à semaglutida para o controle do DM2. Já o estudo SURPASS-4 mostrou que a tirzepatida foi mais eficaz que a insulina glargina no controle da hiperglicemia e com menor risco de hipoglicemia! Uau!
- Efeitos adversos: Similares aos dos análogos de GLP1 - náuseas, vômitos, empachamento, constipação, diarreia e pancreatite aguda.
Por fim, já que estamos falando de novas drogas que atuam no mecanismo das incretinas, vale a pena ouvir falar também sobre a retatrutida. Esse fármaco é um triplo agonista de receptores incretínicos: agonista de GLP1, GIP e glucagon. Ainda temos poucos estudos, mas essa droga vem se mostrando promissora para o controle do diabetes e da obesidade.