CLÍNICA MÉDICA Flashcards
Quais os critérios para escolher o local de tratamento da pneumonia?
CRU-65.
Para definir se o paciente será tratado em hospital ou em domicílio utilizamos o escore CRB-65 (Confusão mental; frequência Respiratória > 30 ciclos/min; Blood pressure - pressão arterial sistólica - < 90 mmHg ou diastólica < 60 mmHg; e idade ≥ 65 anos).
Qual o risco do uso de estatinas em vigência de Hipotireoidismo não compensada?
Miopatia ou Rabdomiólise.
Por isso que todo paciente que tem LDL aumentado devemos pedir TSH antes de iniciar estatinas para ver se ele não tem Hipotireoidismo.
As estatinas são medicamentos utilizados no combate ao colesterol elevado e devem ser usadas com prescrição médica. Mas, antes de saber como o medicamento age no organismo e quando ele é indicado, vale conhecer um pouco mais sobre o colesterol.
A hipermagnesemia causa sintomas a partir de qual valor? E qual forma de tratar?
> 7,2mg/dl. O gluconato de cálcio é o antídoto para a hipermagnesemia
Quais principais agentes causadores da síndrome do corrimento uretral? E qual o tratamento para elas?
Neisseria gonorrhoeae (gonococo), diplococo Gram negativo.
Chlamydia trochamatis ( clamídia ).
O tratamento para neisseria gonorrhoeae é a CEFTRIAXONA 500 mg intramuscular dose única.
+
AZITROMICINA 1000mg via oral dose única para Chlamydia trochamatis.
A conduta frente uma paciente gestante que está em PCR e fazemos manobras RCP por 5 minutos sem sucesso, qual a próxima conduta?
Realizar uma cesariana de emergência.
Em 5 minutos o bebê não morre dentro do útero, por isso podemos tentar reanimar a mãe por 5 minutos com RCP antes de realizar a cesária.
Oque é o índice de vulnerabilidade clínico funcional (IVCF-20)?
Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional-20 se mostra viável como instrumento de rastreio na atenção básica que identifica o idoso com fragilidade (idoso em risco de fragilização e idoso frágil). DESCRITORES: Idoso Fragilizado. Avaliação Geriátrica. Triagem, métodos.
O idoso que recebe pontuação entre zero e seis pontos foi considerado de baixo risco para vulnerabilidade clínico-funcional, enquanto a pontuação maior ou igual a 15 apresentou alto risco. Pontuações intermediárias, entre sete e 14 pontos, indicaram moderado risco de vulnerabilidade clínico-funcional.
Qual achado patognomonico no microscópio eletrônico no glomerulo para glomerulonefrite pós-estreptococo.
Corcova ou Humps.
Qual achado patognomonico no microscópio eletrônico no glomerulo para glomerulonefrite pós-estreptococo.
Corcova ou Humps.
Qual exame solicitar para confirmar o diagnóstico de anemia falciforme?
Eletroforese de hemoglobina.
A eletroforese de hemoglobina é um exame realizado para medir e identificar os diferentes tipos de hemoglobina que podem ser encontrados no sangue.
Quais os principais sintomas da glomerunefrite pós streptococica?
Hematúria dismorfica
Edema
Hipertensão arterial
Hipervolemia grave (15%)
Sintomas uremicos (5%).
Lembrar que em laboratório vamos ter evidências sorologicas de Estreptococos como o ASLO (antiestreptolisina O ) geralmente pós faringite, ou o ANTI-DNase B geralmente pós impetigo.
Qual substância que é responsável por gerar quadro neurologico em pacientes com deficiência de vitamina B12?
ACIDO METILMALONICO, pois é neurotoxico e precisa da vitamina B12 para ser metabolizada em succinil-coa que não é neurotoxico.
Inclusive essa é um grande diferencial se a anemia megaloblástica é por deficiência de vitamina B12 ou por ácido fólico. Viu na prova que paciente tem quadro neurológico concomitante a anemia megaloblástica pensar em deficiência de vitamina B12.
Quais achados na anemia beta talassemia major?
Nada ou quase nada de cadeia beta na globina.
Anemia grave (Hb 3-5g/dl) porque como tem uma deficiência na cadeia beta da globina, não vai ter a hemoglobina A (lembrar que a hemoglobina A é formada por molécula alfa alfa + beta beta ) que é a principal hemoglobina do corpo humano, então as hemácias vai ter muito menos hemoglobina, gerando a anemia.
🔹Eritropoise EXTRAMEDULAR pois como se tem menos hemoglobina circulando, órgãos começam a ficar com menos oxigenação, e quando isso chega no rim ele libera o hormônio eritropoise para a medula sintetizar mais hemácia, porém aqui o problema não é falta de hamacias e sim falta de hemoglobina na hemácia, esse estímulo exarcebado da medula faz com que ela inflame e fique deformada muitas vezes, gerando mal formação óssea em crianças como a face em esquilo, então mesmo com mais hemácia sendo sintetizadas na medula óssea a saturação desses órgãos não melhoram, então que surge a última esperança do corpo que é a eritropoise EXTRAMEDULAR como o fígado e baço, que lava a HEPATOESPLENOMEGALIA, ou seja, o corpo não entende que o problema não é a hemácia 🥺
🔹HEMOCROMATOSE ➡️ INTOXICAÇÃO POR ferro, porque como aquia nessa doença a medula óssea está inflamada, ela não consegue absorver o ferro para a síntese dos reticulócitos, então o corpo responde isso absorvendo mais ferro no trato intestinal que acaba gerando a HEMOCROMATOSE. Inclusive essa é a manifestação mais letal da doença.
O tratamento para essa doença é TRANSFUSÃO CRÔNICA + QUELANTES DE FERRO(já que nas bolsas de transfusão tem ferro, e o que menos esse paciente precisa no momento é mais ferro) + esplenectomia se necessário.
Qual o principal anticorpo marcador da tireoidite de Hashimoto?
Anti-tireoperoxidase (anti-TPO).
Como é um laboratório de um paciente com hemólise?
Reticulócitose ( pois com a morte de hemácias a medula óssea entra em mode hiperproliferativo ) e isso causa um aumento do VOLUME CORPUSCULAR MEDIA (VCM) pois o RETICULÓCITO é maior que a hemacia e o exame não diferencia uma da outra.
LDH ⬆️ pois dentro das hemácia há LDH.
BILIRRUBINA INDIRETA ⬆️ pois lembrar que a hemoglobina é formado por 4 Hemes (ferro + protoporfirina 9 ) + 4 globina, e a protoporfirina 9 é metabolizada em biliverdina que é transformado em bilirrubina indireta na corrente sanguínea. Posteriormente esse aumento da bilirrubina indireta pode gerar COLELITÍASE radiopaco pois vão ser de bilirrubinato de cálcio, diferente da maioria dos cálculos que é de colesterol que são radiotransparente na radiografia.
HAPTOGLOBINA ⬇️ pois ela se junta a globina liberada da hemólise e acaba sendo ela destruída, por isso ela aparece baixa no exame. As globina são tóxicas para o organismo então por isso a HAPTOGLOBINA capta ela salvando o organismo da toxidade porém ela é degradada no fígado. Por isso ela está baixa no exame.
⬆️LDH + ⬇️ HAPTOGLOBINA = 95% de especificidade para hemólise.
Pacientes em hemólise geralmente apresentam a urina mais escura, isso é pela presença da hemoglobina e hemossiderina presente na urina, isso aponta mais para uma hemólise intravascular. E pode gerar a insuficiência renal aguda pois a hemoglobina é tóxica, causando a necrose tubular aguda (NTA).
Gestante relata que tem aumento na frequência urinária e nega outros sintomas, ela trás a urocultura que apresentou crescimento bactériano maior que 10^5 UFC/ml. Essa paciente apresenta polaciuria + bactéria = cisite. VERDADE OU FALSA?
Falsa.
Lembrar que essa mulher não necessariamente tem polaciuria pois em gestantes é normal o aumento da frequência urinária isso ocorre porque as gestante tem aumento da filtração glomerular com consequente aumento do débito urinário e maior relaxamento da musculatura vesical, o que impõe mais idas ao banheiro ( geralmente acima de 7 vezes ao dia ).
Então por ela ser assintomatica ( não é polaciuria ) + urocultura positiva = Bacteriuria assintomatica. pode-se Tratar com Nitrofurantoína se for antes de 37 semanas de gestação OU Amoxicilina + clavulanato OU cefalexina.
E lembrar que não se usa QUINOLONAS ( Ciprofloxacina ou levofloxacino ) E NEM SULFAMETOXAZOL + TRIMETOPRIM.
Como é a conduta frente uma gestante com pielonefrite aguda?
Internação hospitalar por pelo menos 24 - 48 horas e antibióticos EV por 10 a 14 dias
Quando necessário exame de imagem ( sepse ou choque séptico OU ausência de melhora clínica após 48 - 72 horas de Antibióticoterapia OU suspeita de obstrução urinária ) optamos pela ultrassonografia para evitar radiação.
🔹💊NÃO USAR NITROFURANTOÍNA ( PORQUE NÃO ENTRA NO PARÊNQUIMA RENAL ) E FOSFOMICINA ( TAMBÉM NÃO ENTRA NO PARÊNQUIMA RENAL ) NÃO USAR QUINOLONAS ( PODQUE É CONTRAINDICADO EM GESTANTE ) NÃO USAR sulfametoxazol trimetoprima porque também é contraindicado em gestantes.
Qual a conduta frente uma gestante com cistite aguda?
🔹Solicitar urocultura para guiar tratamento.
🔹Urocultura de controle uma semana após o tratamento ( Nitrofurantoína se antes de 37 semanas de gestação, Fosfomicina, cefalexina/cefuroxima, amoxicilina+clavulanato).
🔹Urocultura mensal após o tratamento ( até mesmo para rastrear bacteriuria assintomatica ou outro episódio de repetição de cistite ).
Glicemia 2h (teste oral de tolerância à glicose) >140 mg/dl indica diabetes. Correto?
INCORRETO 🥺
Glicemia 2h (teste oral de tolerância à glicose) >140 mg/dl e <200 mg/dl indica pré-diabetes, também chamado de intolerância à glicose.
Para que serve o esquema PRITCHARD?
ESQUEMA DE SULFATAÇÃO Para transferir Paciente gestante em iminência de eclampsia.
ATAQUE Sulfato de magnésio 4g EV + 10g IM (5g em cada nádega).
MANUTENÇÃO Sulfato de magnésio 5g IM de 4 - 4 horas.
Qualquer paciente que caminhe sobre úlcera plantar sem sentir dor, até que se prove o contrário, tem neuropatia sensitiva. Correto?
Correto.
Uma úlcera plantar é para doer muito! Um paciente que apresenta uma úlcera plantar e consegue caminhar sobre ela sem sentir dor deve levantar a suspeita para neuropatia periférica sensitiva, seja essa neuropatia diabética ou por outra etiologia.
Quais são os 5 pilares da conduta para cetoacidose diabética?
1. Estabilização clínica e reposição de volume.
2. Avaliação e correção da calemia ➡️Se a calemia não puder ser aferida imediatamente, devemos realizar um eletrocardiograma, para observar se o traçado tem algum sinal sugestivo de hipocalemia ou hipercalemia.
Sendo possível aferir a calemia, recomenda-se a reposição de potássio de acordo com os níveis séricos encontrados.Fique atento para os valores de reposição de K+ em criança, que diferem dos valores em adulto! Em adultos, se K+ < 3,3, iniciaremos reposição de K e adiaremos a insulinoterapia, já se entre 3,3-5,3, faremos insulina + potássio juntos, e se K+ > 5,3, faremos apenas insulina no primeiro momento.
$*3. Insulinização** ➡️ A abordagem da hiperglicemia na CAD deve ser feita com insulina regular intravenosa em bomba de infusão contínua (BIC). Em casos de CAD leve, ou quando a terapia intravenosa for impraticável, podemos fazer uso de análogos ultrarrápidos subcutâneos (aplicados a cada 1 a 2 horas). Em crianças, fazemos uma dose de 0,1UKg/H em infução contínua, SEM bolus!
4. Avaliação da necessidade de bicarbonato ➡️O uso de bicarbonato no tratamento da CAD permanece controverso, entretanto, pode ser considerado quando houver instabilidade hemodinâmica relacionada a uma das seguintes situações:
• Pacientes com pH arterial < 6,9.
• Pacientes com hipercalemia potencialmente fatal.
Trata-se de uma conduta arriscada na faixa etária pediátrica, já que aumenta o risco de crianças e adolescentes evoluírem com a complicação mais temida da CAD: o edema cerebral. Considera-se praticamente proscrito na abordagem da CAD em crianças.
5. Abordagem dos fatores precipitantes. ➡️De nada valerá que as etapas anteriormente citadas sejam executadas com primor se os possíveis fatores precipitantes não forem neutralizados. Especial atenção deverá ser dispensada à pesquisa de sinais e de sintomas sugestivos de infecção
Em pacientes com histórico de Doença Cardiovascular prévia, os antidiabéticos de escolha são os inibidores da SGLT-2 e os análogos de GLP-1, em associação com a metformina, pois ambas as classes mostrar diminuição de mortalidade cardiovascular nesse grupo de pacientes. Correto?
Sim correto 😃👍
Quando que se deve iniciar o rastreio de osteoporose na população em geral?
APARTI DE 65 ANOS EM MULHER PÓS-MENOPAUSA E APARTI DE 70 ANOS EM HOMENS.
O rastreio de osteoporose deve ser iniciado a partir dos 65 anos nas mulheres pós-menopausadas ou a partir dos 70 anos em homens. Diferentemente dos rastreios oncológicos, na avaliação da osteoporose não possuímos uma idade limite a partir da qual cessamos a solicitação dos exames. Isso ocorre porquê o tratamento desta condição em geral costuma ser muito bem tolerado nesta população e o benefício desta intervenção terapêutica costuma ser muito expressivo para a melhoria da morbimortalidade nessa faixa etária.
Em uma paciente com diabetes pré-gestacional que evolui com náuseas, vômitos, dor abdominal aguda e desidratação, temos que pensar em Cetoacidose diabética (CAD). Correto?
Sim correto 😃👍
A dor abdominal é um sintoma frequente em indivíduos com CAD e que adora ser cobrado em prova por fazer diagnóstico diferencial com outras causas de abdomen agudo.
⚠️A incidência da CAD durante a gestação tem sido relatada com percentual de 0,5 a 3% em todas as gestações com diabetes. Apesar da CAD ser uma complicação rara, a gestação por si só é um fator de risco para o desenvolvimento de CAD em pacientes diabéticas . Além de ser um período de alta resistência à insulina, ainda pode haver a presença de náuseas e vômitos, que propiciam o surgimento da CAD.
paciente não possui glicemia maior que 250 mg/dL, então posso descartar cetoacidose diabética (CAD), certo?
Errado.
Caso o paciente está em uso de empagliflozina (um inibidor do SGLT2). Um dos efeitos adversos típicos dos iSGLT2 é aumentar o risco de CAD euglicêmica.
Segundo o capítulo de CAD euglicêmica da Diretriz Brasileira de Diabetes de 2023, os critérios diagnósticos da CAD euglicêmica são:
Glicemia < 200
pH arterial < 7,3
nion gap > 10-12
Bicarbonato < 18
Cetonemia > 1,6 mmol/L (caso disponível)
As condições associadas ao desenvolvimento de CAD euglicêmica são:
Uso de iSGLT2
Gestação
Jejum prolongado ou restrição da ingesta de carboidratos
Cirrose hepática
Glicogenoses
Etilismo
Intoxicação por cocaína
Sepse
Pancreatite
Distrofia muscular de Duchenne
Gastroparesia
As manifestações clínicas da CAD euglicêmica são similares à da CAD hiperglicêmica.
Gliclazida é um antidiapetólogo que pode cursar com cetoacidose diabética (CAD) eventualmente. Correto?
Falso gliclazida é um secretagogo que não cursa com CAD.
O medicamento que pode cursar com CAD são os Inibidores de SGLT2, como a Empagliflozina e dapagliflozina.
Não devemos indicar o TOTG em pacientes que já possuem glicemia em jejum ≥ 126mg/dL, pois há risco de induzir hiperglicemia grave. Portanto, quando precisamos confirmar o diagnóstico de diabetes mellitus em um paciente assintomático com glicemia em jejum ≥ 126mg/dL, devemos repetir a glicemia em jejum ou solicitar HbA1c. Correto?
Sim correto 😃👍
Qual o nome de cada uma dessas insulinas de acordo com seu padrão de duração?
Insulina 1: ultrarrápida - provavelmente aspart ou lispro
Insulina 2: rápida - insulina regular
Insulina 3: intermediária - insulina NPH
Insulina 4: longa - insulina detemir ou glargina U100
Insulina 5: ultralonga - insulina degludeca
Paciente com cetoacidose diabética com ph arterial de 7,2 tem indicação para fazermos bicarbonato?
Não. Bicarbonato só indicado Quando o pH arterial está menor que 7.
Quando se deve iniciar o rastreamento para DM?
Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda o rastreio a partir dos 35 anos, ou em pessoas com IMC ≥25 kg/m2 (≥23 kg/m2 em asiáticos) com um ou mais fatores de risco para DM. A repetição deve ser feita a cada 3 anos.
Quais as indicações de PAAF no Brasil?
Imagem
Qual o principal carcinoma da tireóide?
DIFERENCIADO ➡️ PAPILIFERO+++, FOLICULAR E ONCOCITICOS.
Qual a conduta frente a nódulo de tireóide?
DOSAR TSH, e se vier normal ou acima fazemos ULTRASSONOGRAFIA DA TIREÓIDE
TSH baixa ou suprimido = Tireotoxicose, sendo a conduta fazer uma cintilografia da tireóide para ver se é hipercaptante (quente -90%benignos) ou hipocaptante (frio).
Quais as características de um nódulo suspeito no ultrassom de tireóide?
Imagem. Só lembrando que quando o paciente tem o TSH suprimido a gente solicita o exame de cintilografia da tireóide, para saber se o nódulo é hipercaptante ou hipocapitante.
Quais as características de linfonodos cervicais suspeitos?
Imagem.
Qual a conduta de Bethesda 3 pós PAAF?
REPETIR PAAF ou TESTE MOLÉCULAR
Qual a conduta frente um Bethesda 1 pós PAAF?
REPETIR A PAAF, por causa da amostra insatisfatória.
Qual a conduta deBethesda 5 e 6 pós PAAF?
TIREOIDECTOMIA
Qual carcinoma diferenciado da tireóide mais está associada com metástase?
CARCINOMA FOLICULAR
Quais as 3 complicações que podem ocorrer no tratamento da cetoacidose diabética?
🔹Hipoglicemia. Devido a infusão da insulina, se a glicemia cair para menos que 200 deve-se associar a insulina com soro glicosado a 5%. O quadro clínico sugestivo seria rebaixamento de nível de consciência e TAQUICARDIA pois quando a glicose cai os hormônios contrarreguladores de insulina aumenta ( adrenalina).
🔹Hipocalemia. Ocorre porque a insulina coloca o potássio sérico para dentro das células. Quadro clínico sugestivo é fraqueza muscular e alteração no eletrocardiograma.
🔹Edema cerebral. Ocorre mais em paciente com cetoacidose diabética grave. O quadro clínico sugestivo é o rebaixamento de nível de consciência com BRADICARDIA, hipertensão arterial, reflexos pupilar anormal. O tratamento aqui é suporte + manitol.