Cirurdia 2 / Infecto 2 Flashcards
Qual indicação para diverticulite hinchey 3?
cirurgia de Hartmann preferencialmente por via láparoscopica.
Lembrar que essa cirurgia não existe anastomose primária e sim fechamento do coto distal do reto e colostomia proximal.
Quais vacinas um paciente esplenectomizado deve receber?
Streptococcus pneumoniae (pneumococo) + haemophylus influenzae tipo B + Neisseria meningitidis (meningococo). Ou em outras palavras, vacinas para bactérias encapsulada
Qual parasitose tem relação com prolapso retal?
Tricuríase: A maioria das pessoas infectadas pelo T. trichiura (Trichuris trichiura) é assintomática. Aqueles que apresentam sintomas podem se queixar de diarreia com muco e/ou sangue. A depender da quantidade de parasitas presentes, se for em grande número, o paciente pode apresentar tenesmo e prolapso retal.
O que mais é cobrado em provas sobre a tricuríase é que ela pode levar a um quadro de tenesmo e prolapso retal!
Qual parasitose causa o clássico prurido anal?
Enterobíase (oxiúros, conhecido também pelo nome enterobius vermicularis.).
Grande parte das pessoas é assintomática. Naquelas que apresentam sintomas, o prurido anal, principalmente à noite, é a queixa mais comum. Esse prurido ocorre por conta de uma reação inflamatória decorrente da presença dos vermes adultos e ovos nessa região. Isso leva a uma perpetuação do ciclo de transmissão da doença, porque o ato de coçar a região perianal que dissemina os ovos. Além disso, esses vermes podem também migrar para locais fora do intestino, como a vagina, e levar a um quadro de vulvovaginite com prurido vaginal. De exames laboratoriais, ao contrário de outras parasitoses, a eosinofilia não é comum.
O que mais é cobrado em prova a respeito da enterobíase é que ela pode causar prurido perianal e vaginal, principalmente à noite. Quando a questão falar de uma criança com “coceira” nesses locais, você imediatamente deve lembrar da enterobíase.
Qual parasitose tem relação com má saneamento básico e diarreia explosiva com restos alimentares ou seja uma diarreia desabsortiva
GIARDIA LAMBLIA CAUSADORA DA DOENÇA GIARDÍASE.
💊💊O tratamento pode ser feito preferencialmente com metronidazol, tinidazol ou albendazol. Drogas alternativas incluem nitazoxanida e mebendazol.
Qual o principal exame de imagem para avaliar a síndrome de Loeffler (SANTA)?
A radiografia de tórax é o exame de imagem mais realizado para complementação diagnóstica e pode mostrar opacidades ovais migratórias e infiltrados difusos bilaterais.
O tratamento da síndrome de Loeffler é feito com sintomáticos. Geralmente, o uso de broncodilatadores auxilia na melhora da tosse. Corticoide oral pode ser feito caso o quadro seja moderado a grave e seja descartada infecção por Strongyloides stercoralis (com exame de fezes e escarro). O uso de anti-helmínticos não deve ser feito, afinal essas drogas geralmente não possuem atividade contra as larvas. O recomendado é fazer o uso de sintomáticos e após 1 a 2 meses realizar o exame parasitológico de fezes para identificar e tratar o parasita adequadamente.
⚠️SANTA
- Strongyloides stercoralis
- Ancylostoma duodenale
- Necator americanus
-Toxocara canis
- Ascaris lumbricoides (é o que mais causa a síndrome de Loeffler)
Qual parasitose causa a Cisticercose?
TENIA SOLIUM causadora da TENIASE
Qual parasitose pode causar Abscessos hepáticos?
ENTAMOEBA HISTOLYTICA causador da amebíase
Qual o principal medicamento para teníase (tenia SOLIUM ou saginata)?
🏆🥇PRAZIQUANTEL
Qual os medicamentos para tratar enterobiase (oxiúros, conhecido também pelo nome enterobius vermicularis)?
ALBENDAZOL, MEBENDAZOL e PAMOATO DE PIRVINIO
Qual parasitose causa a famosa barriga d`agua?
SCHISTOSOMA MANSONI, causador da esquistossomose
Uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.
O Schistosoma mansoni é o agente etiológico da esquistossomose. A infecção ocorre quando o caramujo libera na água a cercaria e ela penetra na pele do hospedeiro, liberando a cauda e migrando para a circulação sanguínea, onde chegam ao sistema porta e maturam em vermes adultos.
💊💊 Se trata com PRAZIQUANTEL ou OXAMNIQUINA.
Oque se verifica antes da indução anestesica?
🔹SIGN IN: antes do início da anestesia (a checagem deve ser feita pelo enfermeiro e o anestesista)
1. IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE E PRESENÇA DE ALERGIAS;
2. MARCAÇÃO DO SÍTIO CIRÚRGICO (LOCAL E LATERALIDADE) - idealmente realizada pelo cirurgião antes de o paciente ser levado ao centro cirúrgico;
3. ASSINATURA DO TERMO DE CONSENTIMENTO;
4. CONFORMIDADE DOS MATERIAIS SOLICITADOS (ANESTESIA E CIRURGIA);
5. CHECAR DIFICULDADE DE VIA AÉREA E RISCO DE ASPIRAÇÃO;
6. CHECAR RISCO DE SANGRAMENTO > 500 ml (ou 7 ml/kg nas crianças) e disponibilidade de hemotransfusão prevista (tipagem sanguínea e reserva de sangue).
TIME OUT: antes da incisão na pele (deverá ser verbal e conduzida pelo cirurgião):
1. APRESENTAÇÃO DOS MEMBROS DA EQUIPE CIRÚRGICA, ANESTESISTA E EMFERMEIROS;
2. CONFIRMAÇÃO VERBAL DO NOME DO PACIENTE, SÍTIO CIRÚRGICO E PROCEDIMENTO A SER REALIZADO;
3. CONFIRMAÇÃO DA APLICAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS, QUANDO INDICADOS (você irá encontrar a indicação de antibioticoprofilaxia no nosso material de infectologia);
4. DISPONIBILIDADE DOS EXAMES DE IMAGEM;
5. MATERIAIS (FUNCIONAMENTO E ESTERILIZAÇÃO)
SIGN OUT: antes da saída do paciente da sala de cirurgia.
1. CONFERÊNCIA DE MATERIAIS UTILIZADOS (contagem de materiais como gazes, compressas);
2. IDENTIFICAÇÃO DE AMOSTRAS E MATERIAIS COLETADOS (por exemplo: anatomopatológico)
Oque fazer quando um paciente Vítima de trauma entra em parada cardiorrespiratória assim que chega no hospital?
Na vigência de PCR traumática, a primeira medida deve ser a ressuscitação cardiorrespiratória conforme os protocolos do ACLS, junto ao estabelecimento da via aérea definitiva em fonte de oxigênio a 100% e massagem cardíaca externa. Além disso, está indicada ressuscitação volêmica agressiva.
Caso haja suspeita clínica ou irresponsividade em até 2 minutos, deve-se realizar a descompressão torácica bilateral. Caso haja persistência da parada, mesmo após essas medidas, pode-se tentar toracotomia de ressuscitação. Essa manobra aplica-se tanto ao trauma penetrante quanto ao trauma contuso, desde que não haja contraindicações.