Farmacologia básica Flashcards
Quais os 4 processos básicos que compreendem a farmacocinética:
mneumônico ADME Absorção distribuição Metabolismo (modificação) Eliminação
O que é biodisponibilidade?
A quantidade de determinada substância que realmente chegará ao local de ação esperado.
Como determinamos absorção na farmacologia:
Passagem do meio externo ao meio interno (corrente sanguínea). Passagem entre os compartimentos.
Qual a importância da lipossolubilidade para absorção:
Substâncias lipossolúveis são absorvidas pela parede celular intestinal pois a parede celular também é composta por lipídios.
Após a aborção pela parede intestinal para onde são destinadas as substâncias:
Para o fígado, onde passam pelo processo de 1ª metabolização.
O que significa o PKA de uma substância?
O pH do meio em que essa substância encontra-se 50% ionizada. Nesse pH a substância apresenta boa absorção. Através disso, conseguimos saber onde no TGI a substância é absorvida.
Cite alguns fatores que afetam a absorção de drogas?
- Taxa de dissolução do medicament (depende do pH do meio)
- Área absortiva (grande imp do intestino e superfície alveolar);
- Fluxo sanguíneo (regiões + vascularizadas)
- Lipossolubilidade da substância
- Diferenças de pH (substâncias ácidas dissociam mais em meiobásico e vice-versa)
O que compreende a etapa da distribuição?
Passagem da substância da circulação sanguínea para os líquidos intersticial e intracelular.
Cite algumas desvantagens de fármacos de abosrção via oral?
Apresenta vias de absorção mais complexa pois a substância passa por todo processo digestivo para absorção. Além disso, o baixo pH ácido pode neutralizar certas substâncias.
Um paciente chega ao consultório questionando se poderia “abrir”= tirar da cápsula entérica o seu remérdio para que fizesse efeito mais rapidamente. Qual explicação deve ser dada a ele?
A cápsula entérica é importânte pois faz o medicamento resistir ao meio ácido estomacal para que só seja absorvido no intestino, local onde o pH é adequado para absorção de determinados fármacos. Há ainda fármacos, como AASS cuja cápsula proteje a mucosa estomacal.
Qual a vantagem da administração sublingual em relação à administração oral de um fármaco?
Na administração sublingual o fármaco é absorvido pela rede capilar e vai direto para a corrente sanguínea, “pulando” a passagem pelo TGI, evitando biotransformação de 1ª passagem.
Foi recomendado à sr. João que tomasse um remédio via parenteral, explique a ele o que é isso e qual sua vantagem em relação à administração enteral de algum medicamento?
A medicação é administrada diretamente na corrente sanguínea, pode ser por via intravascular, intramuscular ou subcutânea.
Vantagens: ação mais rápida. Maior biodisponibilidade (não passa pelo metabolismo inicial no TGI). Asseguram maior controle sobre a dose real do fármaco.
Qual a diferença sobre a ação de um medicamente que é aplicado em bolus para um medicamento aplicado em forma de infusão IV?
Na aplicação em bolus a dosagem é administrada em um período de tempo muito pequeno, levando assim a um pico de concentração do fármaco. Já em forma de infusão não há o pico de concentração e a ação do fármaco tende a ser mais duradoura.
Apesar de ser administrado por via intramuscular(IM) o haloperidol é um antipsicótico que tem ação prolongada. Qual o mecanismo utilizado para conseguir esse efeito?
O haloperidol, assim como outros IM é uma preparação de depósito, um tipo de fármaco que é administrado e se difunde lentamente para fora do músculo possuindo efeito prolongado.
Quando pensamos em administrar medicamentos por via subcutânea em detrimento da via IV? QUando não devemos optar por essa via?
- A administração por via subcutânea é pensada quando buscamos efeitos de medicamentos de maneira mais lenta e prolongada. Também é preferível em pacientes com risco de hemólise e trombose (riscos inerentes à IV).
- Não devemos administrar medicamentos que irritam os tecidos, pelo risco de necrose.