Farmacologia: Antivirais Flashcards
1
Q
Enfuvirtida (T-20).
A
- Inibidor da adsorção e penetração viral.
- Peptídeo anti HIV de ação preventiva.
- Mecanismo de ação: inibição da fusão do vírus HIV com a membrana da célula hospedeira.
- O fármaco é análogo da GP41, proteína no envelope viral do HIV, e impede as alterações conformacionais que ocorrem na GP120 e GP41, impedindo a fusão do envelope com a membrana e prevenindo a entrada do vírus na célula.
- Efeitos adversos: semelhante aos da gripe (cefaleia, tontura, efeitos GI e, raramente, reações de hipersensibilidade).
2
Q
Maraviroque.
A
- Inibidor da adsorção e penetração viral.
- Anti HIV.
- Antagonista dos receptores de quimiocinas CCR5, coreceptor presente nas células T.
- Impede a fusão da membrana celular e do envelope viral.
3
Q
Amantadina e Rimantadina.
A
- Inibidores do desnudamento viral.
- Exclusivo contra o vírus da Influenza A (H1N1).
- Bloqueia a abertura de M2 (bombeamento de prótons de dentro do endossomo para dentro da partícula), interrompendo o processo de desnudamento, com partículas virais ficando presas dentro do endossomo depois de entrarem.
- Efeitos adversos: em geral, pouco (Amantadina com tontura e dificuldade de concentração).
- São agentes profiláticos (usados em clínicas geriátricas).
- Se administrados nos primeiros dias de infecção (48 a 72 horas), ocorre redução em 2 dias da duração e redução da intensidade em até 50%.
4
Q
Inibidores da replicação do genoma viral.
A
- Afetam as polimerase viral, enzima responsável por produzir muitas cópias do genoma viral para serem lidos pela maquinaria celular.
- Inibição direta da polimerase (atua como falso substrato, se ligando demoradamente no sítio catalítico).
- Incorporação de composto na cadeia que interrompe o alongamento da proteína produzida.
5
Q
Aciclovir.
A
- Análogo de nucleosídeos e nucleotídeos contra herpes.
- Usado contra Herpes simples.
- Seguro e efetivo.
- Estrutura: base guanina (semelhante a guanosina), mas ao invés da pentose completa, possui anel de açúcar incompleto: não possui a 3’-hidroxila.
- Mecanismo de ação: na presença de aciclovir, a timidina quinase específica do HSV o reconhece como base nitrogenada e insere um fosfato nele, virando monofosfato de aciclovir. Depois, quinases humanas inserem mais 2 fosfatos na molécula, formando o trifosfato de aciclovir.
- O trifosfato é reconhecido pela polimerase viral, impedindo a replicação viral e formando complexo de ponta morta.
6
Q
Valaciclovir.
A
- Análogo de nucleosídeos e nucleotídeos contra herpes.
- Pró-fármaco do Aciclovir.
- Metabolizado no corpo e vira Aciclovir.
7
Q
Ganciclovir.
A
- Análogo de nucleosídeos e nucleotídeos contra citomegalovírus.
- Semelhante ao precursor da base guanina, mas seu grupo análogo a pentose é acíclico e possui carbono 3’.
- Mecanismo de ação: inibe a DNA polimerase do CMV.
- Efeitos adversos: elevado efeito tóxico, com supressão da medula óssea (células de reprodução rápida acabem reconhecendo e selecionando essa molécula ao invés da molécula de guanosina para compor o DNA humano).
8
Q
Cidofovir.
A
- Análogo de nucleotídeo Citidina.
- Já possui fosfato, então não precisa passar por primeira etapa de adicionar o fosfato, como ocorre no aciclovir.
- Mecanismo de ação: inibe diretamente a DNApol (pelo mecanismo de complexo de ponta morta).
- Incorpora-se no DNA viral.
- Ativo contra vírus que apresentam resistência na timidina cinase.
9
Q
Zidovudina (AZT).
A
- Análogo nucleosídeo semelhante a uma Timidina, mas no lugar do carbono 3’ do ciclo, possui um grupo Azido (3 Nitrogênios em ligação covalente).
- Mecanismo de ação: antes de atuar, é fosforilado por enzimas humanas e vira o trifosfato de AZT. Quando é incorporado na fita de DNA, o resíduo AZIDO (N=N=N) impede que novos nucleotídeos sejam incorporados, interrompendo a síntese de DNA e inibindo a transcriptase reversa viral. Forma na fita de DNA viral o complexo de ponta morta.
- Toxicidade: acumula nos tecidos com o uso a longo prazo.
10
Q
Coquetel (profilaxia pós-exposição (PEP)):
AZT + LAMIVUDINA.
A
- Doses de fármacos administrados é menor, evitando a toxicidade presente neles.
- 28 dias sem interrupção.
- Eficácia: 2 a 72 horas após exposição.
- Oferecida pelo SUS.
11
Q
Foscarnet (ácido fosfonofórmico, PFA).
A
- Inibidores não-nucleosídeo da DNA polimerase.
- Mecanismo de ação: semelhante ao pirofosfato (produto da polimerização do DNA), a DNA polimerase o reconhece e o PFA entra na cadeia do polímero crescente, gerando cadeia de ponta morta.
- Toxicidade: inibe divisão celular, toxicidade renal limita o uso e quelação com íons metálicos (cálcio).
- Usos terapêuticos: herpes vírus resistentes ao aciclovir e citomegalovírus em imunossuprimidos.
12
Q
Efavirenz, nevirapina e delavirdina.
A
- Inibidores da transcriptase reversa.
- Mecanismo de ação: ligam no sítio catalítico da transcriptase reversa, inibindo a enzima diretamente. Assim, ela não sintetiza polímero de DNA.
- São pouco utilizados, uma vez que possuem muitos efeitos colaterais (altera o metabolismo do colesterol (mais LDL e triglicerídeos) e aumenta intervalo QT).
13
Q
Dolutegravir e Raltegravir.
A
- Inibidores da integrase viral.
- Mecanismo de ação: inibe a integrase diretamente por meio da ligação do sítio ativo da integrase (a enzima não reconhece nem o DNA humano nem viral).
- Efeito Colaterais: toxicidade renal, depressão e suicídio (raros) e aumento do peso.
14
Q
Ritonavir (r), Atazanavir (ATV), Darunavir (DRV).
A
- Inibidores da maturação viral.
- Peptídeo mimético (imita peptídeos reconhecidos pelas protease).
- Normalmente, ela cliva a ligação Fenilalanina+Prolina.
- Mecanismo de ação: reconhecido pela protease, se encaixa no seu sítio catalítico e impede a maturação das proteínas virais e os processos finais de montagem das partículas filhas.
- Ritonavir é utilizado como um BOOSTER desses dois outros fármacos, o que permite que a dose administrada seja menor.
15
Q
Zanamivir e Oseltamivir (Tamiflu).
A
- Inibidores da liberação viral.
- Inibidores da neuraminidase, enzima que quebra a ligação da hemaglutinina com o ácido siálico.
- Análogos do ácido siálico.
- Ocupam a mesma região na neuraminidase.
- Impede clivagem do ácido siálico e a liberação viral.