Anatomia: Coração Flashcards

1
Q

Pericárdio.

A
  • É uma membrana fibrosserosa, de parede dupla, que envolve o coração e os grandes vasos: como se fosse um “saco”.
  • Em geral, é necessário realizar drenagem de líquido da cavidade pericárdica, pericardiocentese, para aliviar o tamponamento cardíaco. Para remover o excesso de líquido, pode-se introduzir uma agulha de grande calibre através do 5° ou 6° espaço intercostal esquerdo, perto do esterno.
  • Acesso ao saco pericárdico é possível porque a incisura cardíaca no pulmão esquerdo e a incisura mais superficial
    no saco pleural esquerdo deixam parte do saco pericárdico exposto (a “área nua” do pericárdio).
  • A parede inferior (assoalho) do saco pericárdio fibroso encontra-se firmemente fixada e confluente centralmente com o tendão central do diafragma. O local de continuidade foi denominado ligameento pericárdiofrênico.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Camadas do pericárdio.

A
  • Pericárdio fibroso: camada mais externa e resistente. Suas paredes são cobertas externamente pela parte mediastinal da pleura parietal.
  • Pericárdio seroso: com lâmina parietal do pericárdio seroso (reveste a superfície interna do pericárdio fibroso) e lâmina visceral do pericárdio seroso (se adere ao coração, formando o epicárdio).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Irrigação do pericárdio.

A
  • Suprimento arterial do pericárdio provém principalmente do ramo fino da A. Torácica Interna, a artéria pericardicofrênica, que frequentemente acompanha ou pelo menos segue paralela ao N. frênico até o diafragma.
  • As artérias coronárias irrigam também, em menor contribuição, o pericárdio seroso, bem como o ramo terminal da artéria torácica interna, artéria brônquica, esofágica e frênica superior (ramos da aorta).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Inervação do pericárdio.

A
  • Nervos frênicos (C3–C5), fonte primária das fibras sensitivas: sensações de dor conduzidas por esses nervos são comumente referidas na pele (dermátomos C3–C5) da região supraclavicular ipsolateral (parte superior do ombro do mesmo lado).
  • Nervos vagos (NC X): função incerta.
  • Troncos simpáticos: vasomotores.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Seio tranverso do pericardio.

A
  • Região de pericardio por onde passam a artéria aorta e tronco pulmonar.
  • O seio transverso do pericárdio é muito importante para os cirurgiões cardíacos. Após a abertura anterior do saco pericárdico, pode-se introduzir um dedo através do seio transverso do pericárdio posteriormente à parte ascendente da aorta e ao tronco pulmonar. O cirurgião usa um clampe cirúrgico ou posiciona uma ligadura ao redor desses grandes vasos, insere os tubos de um aparelho de circulação extracorpórea e, depois, fecha a ligadura, para interromper ou desviar a circulação de sangue nessas artérias durante cirurgia cardíaca, como a cirurgia de revascularização do miocárdio.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Espaço virtual do pericárdio.

A
  • Espaço entre as duas lâminas do pericárdio.
  • Há um líquido, o qual reduz o atrito entre elas e permite a expansão e contração do coração. Dessa forma, o movimento do coração se torna mais “suave” e os riscos de lesão por atrito são minimizados.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Sulco coronário.

A

Região posterior que divide o átrio do ventrículo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Seio coronário.

A

Recebe a veia cardíaca magna em sua extremidade esquerda e a veia interventricular posterior e veia cardíaca parva em sua extremidade direita.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Veia cardíaca magna.

A
  • Principal tributária do seio coronário.
  • Sua primeira parte, a veia interventricular anterior, começa perto do ápice do coração e ascende com o ramo IV anterior da ACE. No sulco coronário, vira-se para a esquerda, e sua segunda parte segue ao redor do lado esquerdo do coração com o ramo circunflexo da ACE para chegar ao seio coronário.
  • A veia cardíaca magna drena as áreas do coração supridas pela ACE.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Veia interventricular posterior.

A
  • Acompanha o ramo interventricular posterior (geralmente originado da ACD); Veia cardíaca parva: acompanha o ramo marginal direito da AC.
  • Assim, essas duas veias drenam a maioria das áreas comumente supridas pela ACD.
  • Fica na base do coração, na região posterior do AD.
  • Onde fica o óstio do seio coronário (região de entrada, no AD, do sangue venoso drenado do coração).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Átrio direito.

A
  • Aurícula direita.
  • Recebe sangue por meio das veias cavas (superior e inferior).
  • O átrio primitivo é representado no adulto pela aurícula direita.
  • Seio das veias cavas: Na qual as VCS e VCI e o seio coronário se abrem.
  • Trígono de Koch: é uma área triangular da parede septal (local entre a parede septal, parede inferior e parede anterior do átrio direito do coração.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Trígono de Koch.

A
  • Usualmente a parte septal do nodo atrioventricular se localiza nesta região, assim como a porção inicial do feixe de His.
  • É uma região delimitada posteriormente pela fita sinusal (ou tendão de Todaro, um tendão de inserção comum das válvula do seio coronário e válvula da veia cava inferior), anteriormente o bordo aderente do folheto septal da valva tricúspide no orifício atrioventricular direito e o próprio óstio do seio coronário.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Átrio esquerdo.

A
  • Aurícula esquerda.
  • Recebe sangue por meio das veias pulmonares.
  • Possui duas porções, uma muscular/áspera (antes era o átrio primitivo) formada pelos músculos pectíneos e outra lisa.
  • Junto com a crista terminal, esses músculos parecem um pente, sendo a crista a base do pente à qual as cerdas (no caso, os músculos) estão presos: por isso o nome de músculos “pectíneos”.
  • Na parte externa (sulco terminal) e na parte interna (crista terminal) marcam a divisão das partes lisas e ásperas da parede atrial.
  • Aurícula: projeções do coração que protegem as bases da artéria aorta e artéria pulmonar.
  • Os músculos pectíneos ficam limitados à face da aurícula.
  • Forame oval: comunicação entre o átrio direito e o átrio esquerdo durante o período embrionário (na parede interatrial, no septo interatrial). Quando se fecha, passa a ser chamado de fossa oval.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Ventrículo direito.

A
  • Saída para o tronco pulmonar (artérias pulmonares).
  • A trabécula septomarginal (“banda moderadora”) é um feixe muscular curvo que atravessa o ventrículo direito da parte inferior do SIV até a base do músculo papilar anterior. É importante porque conduz parte do ramo direito do fascículo AV até o músculo papilar anterior, um “atalho” que através da câmara parece reduzir o tempo de condução, permitindo a contração coordenada do músculo papilar anterior.
  • Crista supraventricular: direciona o fluxo de entrada para a cavidade principal do ventrículo e o fluxo de saída para o cone arterial em direção ao óstio do tronco pulmonar.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Ventrículo esquerdo.

A
  • Saída para a aorta.
  • A musculatura do VE é mais desenvolvida que a do VD.
  • A divisão dos ventrículos é marcada pelo septo interventricular.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Cordas tendíneas.

A

Durante a sístole, o que impede que haja o refluxo sanguíneo são as cordas tendíneas, as quais estão ligadas aos músculos papilares (que, por conseguinte, estão ligados às trabéculas cárneas.