Exame físico abdomem Flashcards
Descreva as características do abdome escavado ou retraído e em quais pacientes ele é tipicamente observado.
Abdome escavado/retraído apresenta encurtamento no sentido anteroposterior, assumindo um aspecto côncavo, com rebordos costais, espinhas ilíacas e sínfise púbica bem visíveis. É observado em pacientes muito emagrecidos, caquéticos e desidratados.
Como se apresenta o abdome batráquio e qual é a sua causa principal?
Abdome batráquio apresenta dilatação exagerada dos flancos, com predomínio do diâmetro transversal sobre o anteroposterior, conferindo uma conformação circular quando visto de cima. Ocorre em indivíduos com ascite e diminuição da tonicidade da musculatura abdominal.
Quais condições podem levar ao desenvolvimento de um abdome globoso? Descreva suas características.
Abdome globoso é caracterizado pelo crescimento global e uniforme, com aumento predominante do diâmetro anteroposterior. Pode ser causado por obesidade, ascite, grande distensão gasosa das alças intestinais, crescimentos do fígado e baço, ou cistos gigantes de ovário.
Diferencie o abdome em avental do abdome pendular.
Abdome em avental ocorre devido ao grande acúmulo de tecido adiposo subcutâneo, fazendo com que o abdome caia sobre as coxas. Abdome pendular também tem aspecto de avental, mas resulta da fraqueza da musculatura do andar inferior do abdome, não necessariamente associada à obesidade (ex: flacidez abdominal pós-parto).
Descreva o abdome gravídico e a que tipo de abdome ele se assemelha.
Abdome gravídico é uma variante do abdome globoso, com aspecto piriforme. Caracteriza-se pelo aumento de volume, mas mantém-se praticamente sem aumento do diâmetro transversal devido ao bom tônus muscular.
O que causa, geralmente, as alterações assimétricas do abdome? Dê um exemplo.
As alterações assimétricas geralmente são causadas por abaulamentos localizados, frequentemente devido à distensão de um segmento do tubo gastrointestinal por um obstáculo abaixo da porção dilatada (meteorismo localizado).
Explique o que é a “alça de Wahl” e em que situação ela ocorre.
A alça de Wahl é uma distensão em forma de “chouriço” de um segmento intestinal, causada por um duplo obstáculo, como ocorre no volvo.
Como as contrações peristálticas visíveis podem auxiliar no diagnóstico de obstrução intestinal?
A direção e o local de origem das contrações peristálticas visíveis podem indicar o segmento intestinal comprometido. O ponto onde as ondas peristálticas desaparecem pode sugerir a localização do obstáculo.
Cite exemplos de abaulamentos localizados além da distensão de alças intestinais.
Hérnias inguinais e umbilicais, aumento do volume de órgãos abdominais (hepatomegalia, esplenomegalia), e tumores abdominais (cistos de ovário, tumores renais).
Sinal de Cullen
indica pancreatite: mancha hemorrágica periumbilical;
Sinal de Turner
indica pancreatite: mancha hemorrágica em flancos.
Manobras de Blumberg
descompressão brusca (peritonite): com a extremidade da mão, deprime-se progressivamente a região apendicular, até atingir a víscera, em seguida retira-se subitamente a mão, fazendo com que o apêndice se projete contra a parede, que, se estiver inflamada, provoca resposta dolorosa intensa, que é o sinal de Blumberg
Manobra de Rovsing
forçar movimento antiperistáltico de camada gasosa dos cólons, desde o sigmoide até a região íleo-cecal, com a finalidade do ar, sob pressão, distender o ceco e acarretar dor no apêndice inflamado
Sinal do obturador
Indicação: deve-se realizar esse teste quando se suspeita de apêndice roto ou de um abscesso pélvico.
Essas situações podem causar irritação do músculo obturador.
Na semiotécnica, o paciente deve estar na posição
em decúbito dorsal e deverá fletir a perna direita no quadril e no joelho a 90°. -> Deve-se manter a perna logo acima do joelho e pelo tornozelo o examinador
gira a perna lateral e medialmente.
O sinal positivo é quando o paciente apresenta dor na região hipogástrica.
Ponto de MacBurney
(apendicite): na linha espinho-umbilical direita, aproximadamente a 5 cm da espinha ilíaca antero-superior;