ET5 Flashcards
Segundo o RIISPOA, mel para uso industrial é aquele que se apresenta fora das especificações para o índice de diástase, de hidroximetilfurfural, de acidez ou em início de fermentação, que indique alteração em aspectos sensoriais que não o desclassifique para o emprego em produtos alimentícios.
VERDADEIRO
Os funcionários que trabalhem na manipulação e, diretamente, no processamento de produtos comestíveis devem utilizar uniforme sempre na cor branca que possibilite a fácil visualização de possíveis contaminações.
FALSO
BRANCA OU CLARA
Quais os objetivos do RIISPOA?
Racionalização, simplificação e virtualização de processos e procedimentos
O RIISPOA é orientado por quais princípios constitucionais?
- Do federalismo
- Promoção de microempresas e empresas de PEQUENO PORTE
- Desenvolvimento científico e inovação tecnologica
- Respeito ao direito INTERNACIONAL, tratados pactuados pela RFB e aos acordos BILATERAIS e MULTILATERIAS de equivalência
A quem compete a fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal que realizem o comércio
interestadual ou internacional?
Ao DIPOA e ao SIF vinculados ao MAPA
A matriz GUT avalia os aspectos qualitativos dos problemas e classifica sei grau de prioridade
FALSO
A matriz GUT é uma ferramenta que ajuda na priorização das resoluções de problemas.
Essa matriz serve para classificar cada problema que os gestores julgam pertinente por meio de 3 critérios: gravidade, urgência e tendência (probabilidade de piorar em um determinado prazo).
Quais são as situações distintas do problema que a Tendência, na matriz GUT, realiza?
estabilidade do problema, agravamento ou a atenuação do problema.
Quais são os indicadores utilizados para a avalição de desempenho de uma organização?
Economicidade
Eficiência
Eficácia
Quais são as perspectivas que contemplam o sucesso esperado, de acordo com o modelo BSC?
Do cliente
Financeira
Processos internos
Aprendizado e crescimento
O planejamento agrícola será feito em consonância com o que dispõe a Constituição, de forma democrática e participativa, através de planos nacionais de desenvolvimento agrícola plurianuais, planos de safras e planos operativos anuais, observadas as definições constantes na lei de Politica Agricola
VERDADEIRO
SUASA
A autoridade competente dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios pode delegar competências relacionadas com inspeção e fiscalização a uma ou mais instituições públicas.
VERDADEIRO
V ou F
A Instância Central tomará as medidas necessárias para garantir que os processos de controle sejam efetuados de modo equivalente em todos os Municípios e Instâncias Locais.
FALSO
INSTANCIA INTERMEDIARIA
V ou F
Produtos agropecuários para consumo familiar são isentos de registro, inspeção e fiscalização
VERDADEIRO
O MAPA estabelecerá normas específicas de defesa agropecuária a serem observadas na produção rural para a preparação, a manipulação ou a armazenagem doméstica de produtos de origem agropecuária para consumo familiar, que ficará dispensada de registro, inspeção e fiscalização.
V ou F
Os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários terão a responsabilidade de assegurar que os procedimentos e a organização da inspeção de produtos de origem animal e vegetal, e dos insumos agropecuários, se façam por métodos universalizados e aplicados igualitariamente em todos os estabelecimentos inspecionados.
FALSO
EQUITATIVAMENTE EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS INSPECIONADOS…
Qual é a pena para quem disseminar espécies nocivas à agricultura?
RECLUSÃO DE 1 A 4 ANOS
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, coordenará os Grupos Locais de Emergências Sanitária e Fitossanitária
FALSO
COORDENARÁ OS GRUPOS NACIONAIS DE EMERGÊNCIAS SANITÁRIA E FITOSSANITÁRIA
Por quanto tempo o prestador de serviço credenciado deverá manter os registros e controles dos processos e serviços prestados e realizados?
5 anos
As atividades das Instâncias Locais serão exercidas, em cada unidade da Federação, pelo órgão com mandato ou com atribuição para execução de atividades relativas à defesa agropecuária.
FALSO
As atividades das Instâncias INTERMEDIÁRIAS serão exercidas, em cada unidade da Federação,
As atividades das instâncias locais serão exercidas pela unidade local de atenção à sanidade agropecuária, a qual estará vinculada à Instância Intermediária
VERDADEIRO
Os Laboratórios serão organizados em rede, sem hierarquia ou regionalização, tendo, entre outros fundamentos para a sua estruturação, o nível de complexidade de suas instalações laboratoriais.
FALSO
Os Laboratórios serão organizados em rede, de forma hierarquizada e regionalizada
Qual é o prazo para a auditada fornecer ao MAPA o parecer e observações?
30 dias
A infração leve ao RIISPOA acarretará multa de quanto?
10 a 20% do valor máximo
A infração moderada ao RIISPOA acarretará multa de quanto?
20 a 40% do valor máximo
A infração grave ao RIISPOA acarretará multa de quanto?
40 a 80% do valor máximo
A infração gravíssima ao RIISPOA acarretará multa de quanto?
80 a 100% do valor máximo
V ou F
Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, como barragens para fins hidrelétricos acima de 100MW, necessitam de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório para seu licenciamento
FALSO
Acima de 10MW
A gestão ambiental se baseia em quais princípios?
PRECAUÇÃO
PREVENÇÃO
COMPENSAÇÃO (POLUIDOS-PAGADOR)
Qual é o prazo de validade da Licença Prévia?
não superior a 5 anos
V ou F
As áreas secas armazenam carbono e são importantes para a biodiversidade
FALSO
Áreas ÚMIDAS armazenam carbono
V ou F
A elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é uma atribuição de cada estado da federação, destinada a organizar o território nacional e regional.
FALSO
Atribuição do PODER PÚBLICO FEDERAL
V ou F
A PTV é um documento para acompanhar trânsito de vegetais, emitida por órgãos municipais de defesa agropecuária, de forma manual
FALSO
Emitida por órgãos ESTADUAIS DE DEFESA AGROPECUÁRIA, de forma ELETRÔNICA, facilitando o processo para produtores de responsáveis técnicos habilitados.
V ou F
Agricultores familiares produtores de produtos orgânicos não precisam certificar seus produtos para comercialização em venda direta.
VERDADEIRO
V ou F
A responsabilidade pela qualidade relativa às características regulamentadas para produtos orgânicos caberá exclusivamente aos produtores
FALSO
PRODUTORES, DISTRIBUIDORES, COMERCIANTES e ENTIDADES CERTIFICADORAS, segundo o nível de participação de cada um.
V ou F
É permitida a produção paralela nas unidades de produção e estabelecimentos de produtos orgânicos e não orgânicos
VERDADEIRO
Qual é o órgão responsável pelas fiscalizações relativas á rastreabilidade?
ANVISA e MAPA
Os registros relacionados à rastreabilidade de produtos vegetais devem ser mantidos por até quanto tempo?
Até 18 MESES após o tempo de validade ou expedição dos produtos vegetais frescos
V ou F
O prazo máximo para retenção de cargas ou partidas, por motivo de controle sanitário agropecuário, será de quinze dias. O prazo poderá ser ampliado, dependendo da natureza do produto.
FALSO
O prazo poderá ser ampliado, A CRITÉRIO DA AUTORIDADE COMPETENTE , nos casos previstos em normas específicas.
V ou F
Empreendimentos delegados pela União aos Estados ou ao Distrito Federal, por meio de instrumento legal ou convênio, são licenciados pelos órgãos ambientais municipais.
FALSO
Os licenciamentos são de responsabilidade dos órgãos ambientais ESTADUAIS ou do DF
V ou F
O órgão ambiental pode solicitar esclarecimentos e complementações múltiplas vezes durante a análise dos documentos, projetos e estudos ambientais.
FALSO
Solicitação de esclarecimentos e complementações pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA, UMA ÚNICA VEZ, em decorrência da análise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo haver a reiteração da mesma solicitação caso os esclarecimentos e complementações não tenham sido satisfatórios
V ou F
De acordo com o SUASA o estabelecimento agroindustrial de pequeno porte é destinado exclusivamente ao processamento de produtos de origem animal.
VERDADEIRO
Entende-se por estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de produtos de origem animal aquele que, cumulativamente:
I - pertence, de forma individual ou coletiva, a agricultores familiares ou equivalentes ou a produtores rurais;
II - é destinado exclusivamente ao processamento de produtos de origem animal;
V ou F
As autoridades competentes das três Instâncias do SUASA e dos serviços públicos vinculados aos SISBI assegurarão que as suas atividades sejam realizadas com transparência, devendo disponibilizar ao público o acesso às informações relevantes que detenham, em especial as atividades de controle.
FALSO
FACULTAR AO PÚBLICO O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES…
V ou F
Os produtos apreendidos e perdidos em favor da União, que, apesar das adulterações que resultaram em sua apreensão, apresentarem condições apropriadas ao consumo humano, serão destinados prioritariamente aos programas de segurança alimentar e combate à fome
FALSO
ARTIGO REVOGADO (LEI Nº 7.889, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1989)
V ou F
À falta dos regulamentos previstos para inspeção e reinspeção sanitária dos estabelecimentos que realizem comércio intermunicipal, a fiscalização sanitária dos estabelecimentos reger-se-á, no que lhes for aplicável, pela regulamentação do Poder Executivo Estadual.
FALSO
PODER EXECUTIVO DA UNIÃO!!!!!!!
V ou F
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, cancelará a aplicação de medidas sanitárias ou fitossanitárias injustificadas, ou contrárias à legislação de sanidade agropecuária, entre instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, adotando medidas pertinentes
FALSO
SUSPENDERÁ A APLICAÇÃO de medidas…
V ou F
O tanque de leite comunitário deve estar vinculado a estabelecimento sob inspeção federal e deve atender a norma complementar
VERDADEIRO
V ou F
As espécies de açougue incluem os animais silvestres criados em cativeiro, abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária
VERDADEIRO
Quais são as espécies de açougue de acordo com o RIISPOA?
1 bovinos;
2 búfalos;
3 equídeos;
4 suídeos;
5 ovinos;
6 caprinos;
7 lagomorfos;
8 aves domésticas;
9 animais silvestres criados em cativeiro, abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária
V ou F
É permitido o uso de intestinos, tonsilas, glândulas salivares, glândulas mamárias, ovários, baço, testículos, linfonodos, nódulos hemolinfáticos e outras glândulas como matéria-prima na composição de produtos cárneos
FALSO
É PROIBIDO
V ou F
Produtos de triparia são as vísceras abdominais e torácicas utilizadas como envoltórios naturais, tais como os intestinos e a bexiga, após receberem os tratamentos tecnológicos específicos.
FALSO
VISCERAS TORÁCICAS NÃO SÃO PRODUTOS DE TRIPARIA
V ou F
Podem ser utilizados como envoltórios de embutidos os estômagos, o peritônio vísceral, a serosa do esôfago, o epíplon e a pele de suíno depilada.
FALSO
Peritônio parietal que pode ser utilizado como envoltório.
V ou F
Os rótulos devem possuir identificação que permita a correta visualização dos ingredientes utilizados na fabricação dos produtos.
FALSO
§ 3º Os rótulos devem possuir identificação que permita a RASTREABILIDADE dos produtos.
V ou F
As carcaças de animais com tuberculose devem ser condenadas quando, entre outros achados, apresentem linfonodos hipertrofiados, edemaciados, com caseificação de aspecto raiado ou estrelado em um local de eleição
FALSO
MAIS DE UM LOCAL DE ELEIÇÃO
De acordo com o CONAMA 001, linhas de transmissão de energia elétrica de qual potência necessitam de RIMA?
Acima de 230KV
V ou F
Atividades que utilizem carvão vegetal acima de cem toneladas por dia necessitam de RIMA
FALSO
Superior a dez (10) toneladas por dia
Quem é o responsável por coordenar o ZARC?
MAPA
Quanto tempo após a conclusão ou sua última modificação podem ser feitas alterações no ZEE?
Mínimo 10 ANOS
*prazo este não exigível na hipótese de ampliação do rigor da proteção ambiental da zona a ser alterada, ou de atualizações decorrentes de aprimoramento técnico-científico.
Obedecer a função socioambiental da propriedade, prevenção, precaução, poluidor-pagador, participação informada, acesso equitativo e integração, são princípios de qual ferramenta?
ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONOMICO
ZEE
Quais as escalas de apresentação e referência do ZEE nacional?
APRESENTAÇÃO: 1:5.000.000
REFERÊNCIA: 1:1.000.000
Quais as escalas de referência do ZEE macrorregional?
1:1.000.000 (um para um milhão) ou MAIORES
Quais as escalas de referência do ZEE local?
1:100.000 (um para um cem mil) ou MAIORES
Quais as escalas de referência do ZEE nas Macro regiões SUDESTE, SUL E ZONA COSTEIRA?
1:250.000 A 1:100.000 (um para 250 mil a 1 para cem mil
Quais as escalas de referência do ZEE nas Macro regiões NORTE, CENTRO-OESTE E NORDESTE?
1:1.000.000 a 1:250.000
(1 para 1 milhão a 1 para 250 mil)
V ou F
SUASA
O MAPA, definirá, em normas específicas, por país, controles especiais após a entrada no Brasil de animais, vegetais, insumos, inclusive alimentos para animais, e produtos de origem animal e vegetal.
FALSO
DEFINIRÁ, EM NORMAS ESPECÍFICAS, POR PAÍS, CONTROLES ESPECIAIS PRÉVIOS À EXPORTAÇÃO PARA O BRASIL…
V ou F
SUASA
As autoridades competentes do MAPA designarão os laboratórios credenciados para análise das amostras de controles oficiais para as Instâncias Intermediárias e Locais.
FALSO
As autoridades competentes, EM CADA INSTÂNSIA do SUASA, designarão os laboratórios credenciados para análise das amostras de controles oficiais, na forma definida pelo MAPA
V ou F
O atendimento ao regulamento do SUASA (Decreto 5.741/2006) não desobriga o atendimento de quaisquer disposições específicas relativas a outros controles oficiais relacionados com defesa agropecuária da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios
FALSO
…outros controles oficiais NÃO relacionados com defesa agropecuária …
V ou F
Em relação à vigilância do trânsito agropecuário interestadual, a frequência e a natureza dos controles sanitários agropecuários oficiais serão fixadas privativamente, em normas específicas, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior
FALSO
A frequência e a natureza desses controles serão fixadas em normas específicas das três Instâncias
V ou F
À Instância Intermediária do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária compete, entre outras atribuições, a manutenção das normas complementares de defesa agropecuária
FALSO
À Instância Central e Superior….
RII
O QUE É
Substancia empregada na fabricação ou na preparação de um produto, incluídos aditivos alimentares, e que permaneça ao final do processo, ainda que modificada
INGREDIENTE
V ou F
Hambúrguer é o produto cárneo obtido de carne moída
das diferentes espécies animais, com adição ou não de ingredientes, moldado de forma arredondada
e submetido a processo tecnológico específico.
FALSO
… moldado em forma de DISCO ou na forma OVAL
Arredondada= Almondega
Qual é o tempo máximo, após o fechamento das embalagens, que o produtos cárneos esterilizados devem ser submetidos a processo térmico?
2 HORAS
Como são classificados os estabelecimentos de carne e derivados?
I Abatedouro frigorífico
II Unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos
Como são classificados os estabelecimentos de pescado e derivados?
1 Barco-fábrica
2 Abatedouro frigorífico de pescados
3 Unidade de beneficiamento de pescado e produtos
4 Estação depuradora de moluscos bivalves
Como são classificados os estabelecimentos de ovos e derivados?
1 Granja avícola
2 Unidade de beneficiamento de ovos e derivados
Como são classificados os estabelecimentos de leite e derivados?
1 Granja leiteira
2 Posto de refrigeração
3 Unidade de beneficiamento de leite e derivados
4 revogado
5 Queijaria
Como são classificados os estabelecimentos de produto de abelhas e derivados?
1 revogado
2 Unidade de beneficiamento de produto de abelhas
Qual é a meta de NDC que o Brasil se comprometeu a cumprir no Acordo de Paris em 2015??
reduzir 37% até 2025
reduzir 43% até 2030
Quais são a metas atuais de NDC do Brasil, de acordo com o Governo Federal?
reduzir 48% até 2025
reduzir 53% até 2030
V ou F
Em relação à vigilância do trânsito agropecuário interestadual, a frequência e a natureza dos controles sanitários agropecuários oficiais serão fixadas em normas específicas das três Instâncias.
VERDADEIRO
V ou F
Os critérios técnicos para estabelecer a classificação ou categorização de risco de disseminação e estabelecimento de pragas e doenças regulamentadas, por UF ou região geográfica, os quais orientarão a fiscalização do trânsito interestadual, serão definidos pelo MAPA, com base, entre outros fatores, nas características epidemiológicas específicas das Unidades Federativas.
FALSO
Com base:
CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS ESPECÍFICAS DAS PRAGAS E DOENÇAS;
O FNMC será administrado por um Comitê Gestor vinculado ao MMA, composto por quantos membros?
6 representantes do PODER EXEC FEDERAL
5 representantes do setor NÃO governamental
Complete
Até ___ dos recursos do FNMC podem ser aplicados anualmente no pagamento ao agente financeiro e em despesas relativas a adm do Fundo e gestão de utilização de recursos
2%
V ou F
O FNMC poderá ser utilizado em pagamentos por serviços ambientais para comunidades e indivíduos cujas atividades contribuam comprovadamente para a estocagem de carbono
VERDADEIRO
Qual é o agente financeiro do FNMC?
BNDES
V ou F
O Fundo Nacional de Mudança do Clima é coordenado por um comitê gestor vinculado ao ministério da agricultura
FALSO
Vinculado ao MMA
De acordo com a PNMC o que é
Processo ou atividade que libere na atmosfera GEE, aerossol, ou precursor de GEE?
FONTE
De acordo com a PNMC o que é
Constituintes gasosos, naturais ou antrópicos, que na atmosfera absorvem e reemitem radiação infravermelha
GASES DE EFEITO ESTUFA
De acordo com a PNMC o que é
Processo, atividade ou mecanismo que remova da atmosfera GEE, aerossol ou precursor de GEE
SUMIDOURO
V ou F
A instancia central do SUASA tomará as medidas necessárias para garantir que os processos de controle sejam efetuados de modo equivalente em todos os municípios e instancias locais
FALSO
A instancia INTERMEDIÁRIA do SUASA tomará as medidas necessárias para garantir que os processos de controle sejam efetuados de modo equivalente em todos os municípios e instancias locais
V ou F
O CFO e o CFOC são os documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas ou de produtos vegetais de acordo com as normas de sanidade vegetal do MAPA
VERDADEIRO
V ou F
Entende-se por UF de risco desconhecido como sendo aquela em que o Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal - OEDSV, não realiza levantamentos anuais para comprovação da não ocorrência de praga regulamentada
VERDADEIRO
V ou F
A fiscalização, de que trata a lei 1.283/1950, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária, far-se-á, entre outros, nos entrepostos que, de modo geral, recebam, manipulem, fracionem, armazenem, conservem, acondicionem ou realizem expedição de produtos de origem animal
FALSO
*Não é mencionado o fracionamento e expedição.
nos entrepostos que, de modo geral, recebam, manipulem, armazenem, conservem ou acondicionem produtos de origem animal
V ou F
As Instâncias Intermediárias e Locais, em suas áreas de abrangência, revisarão e adequarão os planos de contingência e de emergência às suas condições específicas.
FALSO
LOCAL NÃO
- As Instâncias Intermediárias, em suas áreas de abrangência, revisarão e adequarão os planos de contingência e de emergência às suas condições específicas.
V ou F
Fica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na forma da lei e no âmbito de sua atuação, autorizado a celebrar convênios com entes públicos e privados, para apoiar, subsidiariamente, as ações no campo da defesa agropecuária.
FALSO
*APENAS COM ENTES PÚBLICOS!
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, realizará auditorias gerais e específicas nas demais Instâncias, com o objetivo de avaliar a conformidade dos controles e atividades efetuados com base nos planos nacionais de controle plurianuais.
VERDADEIRO
Quais são os princípios da PNMC?
-PRECAUÇÃO
-PREVENÇÃO
-PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
-DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
-RESPONSABILIDADES COMUNS, PORÉM DIFERENCIADAS
A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, as agências de fomento e as ICTs públicas poderão apoiar o inventor independente que comprovar o depósito de patente de sua criação, entre outras formas, por meio de análise da viabilidade técnica e econômica do objeto de sua invenção;
VERDADEIRO
A transferência de recursos da União para ICTs estaduais, distritais ou municipais em projetos de ciência e tecnologia está sujeita a restrições devido à inadimplência de outros órgãos.
FALSO
A transferência de recursos da União para ICT estadual, distrital ou municipal em projetos de ciência, tecnologia e inovação NÃO PODERÁ sofrer restrições por conta de inadimplência de quaisquer outros órgãos ou instâncias que não a própria ICT.”
Lançar resíduos ou substâncias em desacordo com normas ambientais pode resultar em reclusão de um a cinco anos.
VERDADEIRO
Destruir ou danificar floresta de preservação permanente é punível com detenção de um a três anos, multa, ou ambas.
VERDADEIRO
Penas restritivas de direitos podem substituir penas privativas de liberdade em casos de crimes culposos ou quando a pena privativa de liberdade for inferior a quatro anos.
VERDADEIRO
A reforma agrária é um processo de redistribuição de terras produtivas ou latifúndios para famílias de agricultores sem-terra ou com pouca terra
FALSO
A reforma agrária é um processo de redistribuição de terras para promover o desenvolvimento rural e reduzir a desigualdade social no campo. Ela envolve a desapropriação de terras IMPRODUTIVAS ou latifúndios e a distribuição delas para famílias de agricultores sem-terra ou com pouca terra.
Unidades de produção ou estabelecimentos com produção paralela de produtos orgânicos devem manter separados e sob rigoroso controle a matéria-prima e insumos usados na produção não orgânica, proibindo o uso de organismos geneticamente modificados na produção não orgânica.
VERDADEIRO
Zoneamento agrícola de risco climático refere-se a quantificação e a delimitação do risco agroclimático no tempo e no espaço, normalmente utilizado para identificação de regiões e épocas de maior risco à produção agropecuária e para definição de espécies, cultivares e sistema de produção menos adequados
FALSO
zoneamento agrícola de risco climático - a quantificação e a delimitação do risco agroclimático no tempo e no espaço, normalmente utilizado para identificação de regiões e épocas de MENOR risco à produção agropecuária e para definição de espécies, cultivares e sistema de produção MAIS adequados.
A certificação por auditoria envolve inspeções periódicas e aderência a padrões internacionais e legislação brasileira, culminando na concessão do selo SisOrg por certificadoras credenciadas.
VERDADEIRO
Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) foi criado em 2009 e é financiado por recursos do governo estadual, doações e outras fontes
FALSO
O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) foi criado em 2009 com o objetivo de financiar projetos de ação climática. O FNMC é financiado por recursos do governo FEDERAL, doações e outras fontes.
O apoio governamental é fortemente visto quando se trata de ações de incentivo ao desenvolvimento rural sustentável.
FALSO
*a falta de apoio governamental é um dos grandes desafios que a gestão ambiental enfrenta.