Estrutura Organizacional Flashcards
Para estratégias competitivas de REDUÇÃO de custos usa-se:
Estrutura organizacional com controle rígido, concentração do poder decisório e regulamentação detalhada, tipica da estrutura BUROCRÁTICA.
Na gestão organizacional, as aco3de promoção de eficiência consiste em :
Tarefas bem definidas, analise de processos, uso de tecnologias, formação e desenvolvimento e gestão d3 recursos
Estrutura em rede:
São interligadas e coordenadas por um núcleo central, cuja função é coordenar e integrar as unidades externas, permitindo que elas funcionem de maneira colaborativa e eficiente, em vez de operarem de forma completamente independente.
Desvantagem na departamentalização por serviços ou produto:
gerar duplicação de recursos e aumento dos custos operacionais.
Dificuldade de avaliação do DESEMPENHO da UNIDADE de trabalho pela gerência, devido à separação das diferentes divisões dos produtos.
Analise SWOT:
Na analise do AMBIENTE EXTERNO.
O geral diz respeito a fatores macroambientais que afetam TODAS as organizações de maneira ampla como fatores economicos políticos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
O de tarefas se refere a fatores mais imediatos e específicos que afetam diretamente a capacidade da organização de operar, como concorrentes, clientes, fornecedores e reguladores.
Características Administração científica Taylor
Aumento da eficiência no nível operacional
Ênfase na análise e na divisão de trabalho
Abordagem de baixo pra cima, das partes para o todo
Tempo padrao pra executar tarefas
Especialização do operário
Organização racional do trabalho ORT
Principais metodos cientificos observação e mensuração
Planejamento, combinação de ciencia em lugar de improvisação/empirismo
Máxima prosperidade para o patrão acompanhada da Máxima prosperidade do empregado devem ser dois fins principais da Administração.
Organização racional do trabalho da adm científica:
Analise do trabalho e estudo de tempos e movimentos
Estudo da fadiga humana
Divisão do trabalho e especialização do operario
Desenho dos cargos e tarefas
Incentivos salariais e premios de produção
Conceito de homo economicus
Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto..
Padronização de metodos e maquinas
Supervisão funcional
Princípios da administração cientifica
Planejamento - substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empirico-pratica, por metodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho.
Preparo - seleção científica dos trabalhadores de acordo com suas aptidões, compreparo e treino para produzirem mais e melhor, de acordo com o metodo de planejamento
Execução - distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada
Controle - controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado com metodos estabelecidos e segundo o plano previsto.
A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, ASSIM COMO uma cultura organizacional FORTE!
Correto! Nao confunda isso com o tipo de controle necessário em uma cultura forte e uma fraca. Na fraca é exigido uma supervisão maior, mais rigor, na forte, por ja ter essa previsibilidade, não é necessário tanto controle.
Departamentalização funcional a gerência:
É SUBORDINADA a diretoria que está em nível hierárquico SUPERIOR na organização
Quanto maior a organização, maior deverá ser o nivde especialização, consequentemente mais ampla será a departamentalização. Isso significa que:
DENTRO do departamento ha HOMOGEINIDADE
ENTRE os departamentos há HETEROGENEIDADE
Princípios da departamentalização
Separação de controle - as atividades não podem ser controladas pelo mesmo departamento, para não haver conflito de interesses.
Princípio do maior uso - o departamento que faz maior uso das funções deve ser o responsável por elas, de forma que terá mais condições de desenvolve-la com eficiência e eficácia.
Princípio do maior interesse - o departamento que tem maior interesse por uma atividade deve executa- la, o que facilitará a especialização da referida atividade.
Princida supressão da concorrência - deve suprimir a concorrência entre departamentos na execução de uma função, se houver duplicidade de execução de funções, pode haver desperdício de recursos, bem como competição entre os departamento, afetando a organização como um todo.
Departamentalização funcional:
FINANCEIRA, MARKETING, PESSOAL, dentre outras.
Vantagens: especialização das pessoas na função, cooperação técnica, economia em escala e produtividade. Indicada ambientes estáveis.
Desvantagens: FALTA de sinergia entre departamentos, visão limitada do ambiente organizacional como um todo, foco apenas nos próprios objetivos e problemas.
Departamentalização por cliente:
Necessidades heterogêneas entre diversos puplicos da organização.
Ex.: loja de roupas: departamento infantil, feminino, masculino;
bancos: clinetes comuns e especiais.
Vantagem: facilitar a flexibilidade no atendimento às demandas especificas de cada nicho.
Desvantagens: dificuldade de coordenação com os objetivos globais da organização e multiplicação de funções semelhantes nos diferentes departamentos, prejudicando a eficiência, além de poder gerar disputas entre chefias de cada departamento diferente por cada uma querer maiores benefícios aos seus clientes.
Departamentalização por processos
Agregar as atividades da organização nos processos mais importantes para a empresa.
Bastanutilizadas nas LINHAS DE PRODUÇÃO
Vantagem: Facilita o emprego de tecnologia, das maquinas e equipamentos, do conhecimento e da mão de obra. Possibilita um melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos, aumentando a eficiência e a produtividade.