Estrógenos e Progestinas Flashcards
Sobre o eixo H-H-G, quais os hormônios?
O hipotálamo produz GnRH, que ativa o FSH e o LH na hipófise, os quais vão até as gônadas estimular produção de estrógeno e progesterona.
Quem são e quais os usos de GnRH sintético e agonistas do GnRH sintéticos congêneres do GNRH?
O GnRH sintético é gonadorrelina.
Os agonistas sintéticos congêneres do GNRH são: leuprolina, gosserrelina, nafarrelina e triptorrelina.
São usados em puberdade precoce, tratamento paliativo de tumores responsivos a hormônios, endometriose, fibroides uterinos, porfiria intermitente aguda e priaprismo.
Qual a ação da progesterona sobre o GnRH?
A progesterona é quem mais regula a frequência de liberação de Gnrh (pulsátil). A infusão constante de GnRH interrompe a liberação de gonadotrofina e produção de esteroides pelo ovário.
Quais os efeitos metabólicos da administração prolongada de estrogênio?
A adm prolongada de estrogênio faz redução da renina plasmática, da ECA e endotelina-1; diminui expressão de receptores AT1, aumenta produção de prostaglandinas e NO, aumenta fatores de coagulação, aumenta fibrinólise, diminui número e atividade de osteoclastos e reduz colesterol total.
Qual o principal receptor de estrogênio?
ER alfa
Qual o estrogênio mais usado comumente em contracepção?
Etinilestradiol.
Quais os riscos carcinogênicos do uso de estradiol e como combater?
O estradiol causa preocupações acerca das ações carcinogênicas, determinando risco de desenvolver cânceres de mama, endometrial, cervical e vaginal. Em mulheres pós menopausa aumenta 5-15 vezes o risco de carcinoma do endométrio. Podemos prevenir usando alguma Progestina junto ao estradiol (coadministração).
Efeitos metabólicos e cardiovasculares do estradiol:
Pode aumentar o risco de doença tromboembólica em mulheres saudáveis e em mulheres com doença CV preexistente. Pode determinar náusea e vômito, turgência/sensibilidade mamas, enxaqueca e reativar ou exacerbar a endometriose.
Para que realizar terapia de reposição hormonal?
A terapia de reposição hormonal melhora os sintomas vasomotores e a prevenção das fraturas ósseas e atrofia urogenital. Trata o aumento das ondas de calor, sudorese inapropriada e parestesias.
Por que deve sempre associar alguma progestina (ex medroxiprogesterona) na TRH de mulher com útero intacto?
Para evitar ca endometrial!
Quais as combinações mais usadas em TRH?
Estrogênios + medroxiprogestrona; etinilestradiol/estradiol/estrona/estriol+ noretindrona/norgestimato/drospirenona.
Quem são os moduladores seletivos dos receptores de estrogênio e antiestrogênios?
Tamoxifeno, raloxifeno e torexifeno são compostos de ações seletivas em determinados tecidos, produzindo ações estrogênicas em certos tecidos (osso, cérebro e fígado) e atividade antagonista em outros (mamas).
O Clomifeno e o Fulvestranto são antagonistas estrogênicos puros em todos os tecidos.
Quais os efeitos do Tamoxifeno?
O Tamoxifeno inibe a proliferação de céls do ca de mama;pode estimular a proliferação de céls endometriais, promovendo o espessamento do endométrio, tem feito reabsortivo ósseo. O Tamoxifeno aumenta risco relativo de trombose venosa profunda, embolia pulmonar e carcinoma endometrial. Pode aumentar ondas de calor, catarata e náuseas.
Efeitos do Raloxifeno:
O Raloxifeno é agonista estrogênico no osso, onde exerce um efeito antirreabsortivo. Não causa proliferação nem espessamento do endométrio, diminui significativamente o risco de ca de mama. Pode ter efeitos adversos como: ondas de calor, cãibras perna, aumento de três vezes na incidência de TVP e embolia pulmonar.
Quem é Clomifeno?
O Clomifeno é antagonista estrogênico puro, que aumenta a secreção de gonadrotrofinas e estimula a ovulação. Seu uso farmacológico se dá em mulheres com amenorreia, sd de ovário policístico, sangramento disfuncional com ciclos anovulatórios. Tem como efeitos adv cistos ovarianos, ondas de calor, cefaleia, turvação da visão, e seu uso prolongado aumenta risco de ca ovariano e endometrial.