ESTADIAMENTO (TNM) DE CABEÇA E PESCOÇO Flashcards
Onde esta localizado os tumores de pior prognostico?
Hipofaringe –> cancer de pior prognostico
Orofaringe
Laringe–> cancer de melhor prognostico, altamente responsivos a RT, favorecendo a cirurgia.
Grande parte dos tumores da cavidade oral, sofrem metastase para ganglios do pescoço, em sua maioria, são de origem?
-Epidermóide
CRITÉRIOS PARA ESTADIAMENTO;
Se o tumor invade a linha média, independentemente do tamanho é classificado como?
IVa
Se o tumor invade outras estruturas, independentemente do tamanho é classificado como?
IVb
CASO CLÍNICO A;
Um jovem de 28 anos, com histórico de consumo de 12 maços/ano de cigarros sem filtros, apresentando refluxo gastro esofágico há mais de 10 anos, vem apresentando dor no faringe e na cavidade oral com dificuldade para engolir. Ao realizar endoscopia foi encontrada uma massa na hipofaringe ulcerada de aproximadamente 3 cm de diâmetro a esquerda e ao exame cervical não apresenta adenomegalias. A biópsia demonstrou carcinoma espinocelular.
ESTADIAMENTO T2N0,
Ressecção+ reconstrução com enxerto e/ou retalho se nescessario, acompanhado com esvaziamento seletivo (ressecção em monobloco nódulos de I-III cervicais)
CASO CLÍNICO B
Um homem de 48 anos não fumante mas faz uso de um copo de pinga diariamente, apresenta massa cervical direita proeminente no nível III, no exame oral mostra-se um tumor tonsilar direito de 1 cm de diâmetro e ao exame anatomopatológico foi laudado como carcinoma espinocelular da orofaringe.
A-) Qual o estadiamento?
B-) qual a conduta
T1N1 –> estadiamento 3
b-) conduta; Ressecção + reconstrução com enxerto e retalho se necessário acompanhado de esvaziamento seletivo supraomoiodeo ipsilateral tentar ser o mais conservador possível, evitando o esvaziamento cervical, associado ao tratamento radioterápico
CASO CLÍNICO C
Uma senhora de 82 anos com história de consumo de 18 maços/ano de cigarros com filtro e ingestão de 2 a 3 copos de vinho diariamente, todos ocorridos após sua viuvez, apresenta rouquidão há 3 meses e em um laudo laringoscópico observou-se tumoração de 2,5 cm no laringe, sem evidências de nódulos cervicais. A biópsia demonstrou carcinoma espinocelular.
A-)qual o estadiamento?
B-) qual a conduta?
A-) T2NO –> estadio II
B-) ressecção+ reconstrucao acompanhado de esvaziamento cervical seletivo supraomoiodeo (ressecção em monobloco de i-III cervicais ipsilateral)
CASO CLÍNICO D
Uma mulher de 49 anos não fumante e etilista socialmente, apresenta uma massa ulcerada na língua de 1,8 X 1,5 cm no esquerdo não ultrapassando a linha mediana, nenhum linfonodo cervical ou metástase a distância foi detectado. A biópsia demonstrou carcinoma espinocelular tipo acantolítico ulcerativo.
A-) Qual o estadiamento?
B-)Qual a conduta?
estadiamento; T1NO
conduta; Tratamento: Ressecção + reconstrução acompanhado de Esvaziamento seletivo supraomoiodeo (ressecção em monobloco nódulos de I-III cervicais ipsilaterais)
Quando realizada a Qt pós operatória?
Somente quando metástase a distancia (estadio Ivc) ou se tumores muito avançados
Quando é realizado a RT pós operatória?
- Invasão linfatica
- invasão plerineural
- estadiamento acima de III
- margens comprometidas
- pescoço positivo
- recidiva metastática