ERROS Flashcards
CESPE 2018 - A preocupação com a qualidade, em sentido amplo, começou com Deming, na década de 1950, com o desenvolvimento do controle estatístico de processo.
ERRADO
Na verdade, a qualidade teve início com o desenvolvimento da “inspeção em massa”, evoluiu para o “controle estatístico da qualidade” de Deming e posteriormente para a “gestão da qualidade total”.
A inspeção em massa e o controle estatístico de qualidade, tratam de métodos e ferramentas para certificar a qualidade do produto e da produção, através de inspeção ou do controle estatístico. Já a gestão da qualidade tota busca a garantia da qualidade de uma forma total, através da qualidade em todos os processos, desde a concepção e desenvolvimento até a entrega ao cliente através de bons serviços (GIOVANNA CARRANZZA, 2016)
TRÊS GRANDES FASES PRINCIPAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE:
1- ERA DA INSPEÇÃO: Produtos verificados um a um; cliente participa da inspeção; inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
2 - ERA DO CONTROLE ESTATÍSITCO: Pordutos são verificados por amostragem; departamento especializados faz a inspeção; ênfase na localização dos defeitos.
3- ERA DA QUALIDADE TOTAL: Processo produtivo controlado; toda a empresa é responsável; ênfase na prevenção de defeitos; qualidade assegurada.
CESPE 2018 - A finalidade do diagrama espinha-de-peixe é verificar o comportamento de um processo em relação à especificação.
ERRADO
Diagrama de Causa e Efeito = Levantar possíveis causas para problemas;
Criado pelo químico japonês Kaoru lshikawa, e também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, esse diagrama expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema.
O diagrama é uma forma sequencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema.
Folha de Verificação = Coletar dados relativos à não conformidade de um produto;
Histograma = Identificar com que frequência certo dado aparece em um conjunto de dados;
Gráfico de Pareto = Distinguir, entre outros fatores, os essenciais e os secundários;
Fluxograma = Descrever os processos;
Gráfico de Controle = Analisar a variabilidade dos processos.
CESPE - A abordagem das relações humanas no trabalho advém da teoria clássica da administração, que pauta o trabalho pela produtividade, pelo lucro e pelas capacidades física e fisiológica de produção.
ERRADO
A abordagem das relações humanas no trabalho advém principalmente da Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo, que, após a Experiência de Hawthorne, concluiu que era preciso ter uma maior preocupação com as pessoas e grupos sociais da organização, priorizando aspectos psicológicos e sociológicos.
Chiavenato (2008) diz que a Teoria das Relações Humanas se importava com motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais de Administração etc. passam a ser contestados ou deixados de lado. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o horno economicus cede o lugar para o homem social. Essa revolução na Administração ocorreu nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático da Administração. A ênfase nas tarefas (Teoria Científica de Taylor) e na estrutura (Teoria Clássica de Fayol) é substituída pela ênfase nas pessoas
CESPE 2018 Ao buscar a melhoria na prestação de serviços, pode-se estabelecer como meta o nível máximo de qualidade considerando-se os limites da própria capacidade organizacional, o que corresponde ao conceito de A qualidade planejada. B qualidade total. C maximização qualitativa. D excelência. E qualidade de conformidade.
D excelência. CERTO
EXCELÊNCIA: Refere-se ao nível máximo de qualidade aceito pelo cliente-cidadão. A Gestão da qualidade parte da premissa da melhoria contínua e, portanto, se algo está em contínua melhoria poderíamos dizer que está no rumo da excelência.
CESPE 2018 - Segundo a teoria de motivação de Maslow, as necessidades fisiológicas e de segurança demonstram a satisfação interna do indivíduo e, por este motivo, são predominantes na hierarquia do comportamento.
ERRADO
I) Nível inferior: As necessidades fisiológicas e de segurança. GABARITO
I) Nível superior: As necessidades sociais, auto estima e de autorrealização.
*Segundo Maslow, as necessidades inferiores seriam satisfeita por estímulos externos ao individuo, enquanto as de nível superior seriam satisfeita internamente.
CESPE 2018 - No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.
ERRADO, o design e a estrutura organizacional fazem parte dos mecanismos secundários.
Podemos ter, de acordo com Schein (1985), um dos maiores estudiosos do assunto, mecanismos de desenvolvimento cultural. Os mecanismos de desenvolvimento cultural podem ser divididos, de acordo com sua influência, em primários e secundários.
1. MECANISMOS PRIMÁRIOS
• Os Fatos em que os líderes prestam atenção, medem e controlam.
• As Reações dos líderes em momentos críticos e crises organizacionais.
• O Papel Deliberado na modelagem, ensino e condução da organização.
• Os Critérios para alocação de recompensas.
• Os Critérios para recrutamento, seleção, promoção e saída de pessoal.
2. MECANISMOS SECUNDÁRIOS
• O Desenho e estrutura da organização.
• Os Sistemas e procedimentos da organização.
• O Projeto do espaço físico (fachadas e edifícios).
• As Histórias, lendas mitos e parábolas de eventos e pessoas importantes.
• As Declarações formais de filosofia, credo e privilégios na organização.
CESPE 2018 - O planejamento estratégico, fortemente integrado aos planejamentos táticos e operacionais, tem a função de formalizar as metodologias de desenvolvimento e de implementação de resultados a serem alcançados pelas áreas funcionais.
ERRADO
O planejamento estratégico, fortemente integrado aos planejamentos táticos e operacionais, ok!
tem a função de formalizar as metodologias de desenvolvimento e de implementação de resultados a serem alcançados pelas áreas funcionais? NÃO.
A função do planejamento estratégico é estabelecer objetivos e estratégias de longo prazo permitindo a organização gerar resultados e ser competitiva no ambiente em que está inserida, nada a ver como formalizar metodologia. O que o planejamento estratégico formaliza são os planos de ação.
CESPE 2018 - Planejamento, organização, direção e controle são considerados funções básicas e interdependentes na administração das organizações modernas.
CERTO
Interdependentes, li como se fosse independentes ……ou seja não tivessem relação entre si.
Significado de Interdependência:
É o simples fato de um ato ser dependente de outo, dentro de um processo.
CESPE 2018 - O estabelecimento da visão e da missão ocorre no planejamento estratégico. Na missão, estão descritos o propósito e os valores da organização, seu escopo de atuação e o público que ela pretende atender.
CERTO
Lembrete para revisão: para a Cespe, os valores podem ser considerados dentro da missão.
Missão: é a razão de existência da organização e o seu papel perante a sociedade (intenções).
Visão: é o futuro desejado pela organização.
Valores: está ligada a cultura da organização (crenças que norteiam as decisões).
CESPE 2018 - A função administrativa de planejamento define objetivos, metas e a programação de quem fará o que, como e em que tempo.
CERTO
Segue a doutrina de Lacombe:
‘’ Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação e engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer. ‘’
Assinale a opção correta a respeito de planejamento estratégico, tático e operacional.
A Para a formulação da estratégia de uma instituição, segundo a análise SWOT, é relevante que se avalie o ambiente interno com a finalidade de se identificarem as oportunidades e as ameaças existentes dentro da organização.
B Os planos operacionais correspondem à tradução e à interpretação das decisões estratégicas e são realizados nos níveis intermediários de uma instituição.
C A definição da visão de uma instituição é compreendida como uma etapa do planejamento estratégico, com o foco no futuro e naquilo que se pretende alcançar no longo prazo.
D O planejamento estratégico, para ser eficaz, deve possuir conteúdo detalhado e analítico, e a amplitude de sua abrangência deve ser orientada para cada unidade organizacional.
E Com o detalhamento das tarefas, os planos de curto prazo para dar cobertura às atividades individuais dos servidores de um órgão são inerentes ao planejamento tático.
A) ERRADA. Os fatores internos da análise SWOT são as forças e fraquezas; os fatores externos, por sua vez, são as oportunidades e as ameaças.
B) ERRADA. Os planos operacionais são desdobramentos do planejamento estratégico mas não são realizadas nos níveis intermediários e sim no operacional.
C) CORRETA. Visão organizacional relaciona-se com àquilo que a instituição quer alcançar futuramente, isto é, o que ela pretende alcançar. Ser reconhecida em toda américa do SUL pode ser um exemplo de visão.
D) ERRADA. O planejamento estratégico é GLOBAL E GENÉRICO, não há detalhamento. A amplitude de sua abrangência, por sua vez, é a instituição como um todo e não cada unidade organizacional, indivualmente.
E) ERRADA. O foco nas tarefas, nos processos e no curto prazo dizem respeito ao planejamento operacional e não tático.
O conceito de Eficácia Organizacional está relacionado a enxergar as organizações como sistemas abertos, em que sobrevivem as organizações que forem capazes de manter a A negentropia. B entropia. C simbiose. D resiliência. E permeabilidade.
gab. A negentropia
Entropia: falta de sinergia, desordem.
Negentropia (Sintropia, Entropia Negativa): busca a sinergia, a interação adequada entre os elementos do sistema que o mantém funcionando.
CESPE 2018 - O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.
ERRADO
A melhoria contínua é a “melhoria” contínua das coisas, e não uma simples medição. É preciso planejar, executar a melhoria, verificar e agir corretivamente, sempre, de forma contínua, por toda organização
Benchmarking ————- Processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais (Questão Q206440)
Melhoria continua ————- Processo contínuo de mudança organizacional que acontece de forma incremental, participativa, suave e contínua, atuando no nível operacional e funcionando de baixo para cima na organização.
No âmbito da departamentalização, há vários critérios pelos quais as organizações agrupam suas atividades. Que tipo de departamentalização permite à organização flexibilidade e fácil adaptabilidade para ambientes que exijam rápidas mudanças, apresenta dificuldades para implantação em organizações fortemente burocráticas, além de favorecer conflitos e tensões gerados por chefias múltiplas e mutáveis? A Matricial. B Por função. C Geográfica. D Divisional.
gab. A Matricial
A matricial é a queridinha das bancas porque é uma novidade, na administração geral. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).
Assim, cada setor terá duas chefias: a funcional e a por projetos.
Não existe hierarquia entre essas duas chefias. Em outras palavras, os dois mandam do mesmo jeito.
A diferença entre uma chefia e outra é que a funcional será especializada na função do setor e a por projetos cuidará dos assuntos relacionados ao projeto.
Apesar de geralmente ser dito que as estruturas matriciais são feitas com a estrutura funcional + por projetos, há três possibilidades diferentes:
funcional + por projetos;
funcional + por processos;
funcional + geográfica.
Vantagens da departamentalização matricial
→ pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);
→ maior capacidade de resposta a mudanças;
→ é menos estática;
→ maior estabilidade para os empregados (em relação à departamentalização por projetos);
→ permite maior inovação.
Desvantagens da departamentalização matricial
→ problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;
→ duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito)
Adotada em organizações contemporâneas, a abordagem de planejamento que consiste em estabelecer metas, gerar planos de ação, analisar o progresso das ações e avaliar seu desempenho é A o planejamento operacional. B a administração estratégica. C o planejamento tático e operacional. D o planejamento estratégico. E a administração por objetivos.
gab. E a administração por objetivos.
Administração Por Objetivos (APO): é um processo composto de 4 fases:
→Especificação dos objetivos –cada órgão determinaria, de modo participativo, os objetivos e metas de seu setor.
→ Desenvolvimento de planos de ação – após a definição dos objetivos, seriam detalhados os planos de ação que indicariam como os objetivos seriam alcançados.
→ Monitoramento do progresso – naturalmente, todo o desempenho deve ser monitorado para que saibamos se os objetivos estão sendo atingidos e se serão necessárias algumas correções de rumo.
→Avaliação dos resultados – nessa fase, os resultados são comparados com o planejamento e servem de subsídio ao processo de planejamento futuro Parte superior do formulário
A princípio tive dúvida quando a questão diz ‘‘abordagem de planejamento’’, porém Chiavenato cita que a APO - Administração por Objetivos - pode ser usada como um processo integrado de planejamento e controle.