2. ABORDAGENS DA ADM / DA CLÁSSICA ATÉ A CONTINGENCIAL Flashcards
Qual foi a principal origem da abordagem clássica?
Abordagem clássica:
Originou-se das consequências geradas pela Revolução industrial
- crescimento acelerado e desorganizado das empresas na época. (sec. XX)
- A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Buscava-se a eficiência nas organizações.
Quem foi o principal na Teoria Científica?
TEORIA CIENTIFICA = Frederick Winslow Taylor - 1903
Onde foi desenvolvida e qual suas principais características?
Teoria Científica = Taylor
Desenvolvida por Taylor nos EUA
ÊNFASE NAS TAREFAS = NÍVEL OPERACIONAL
Preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento da eficiencia no nível OPERACIONAL, isto é no nível dos operários.
Abodagem de baixo para cima. (operários -> supervisor)
Especialização nas tarefas executadas pelos operários através da observação e mensuração.
Teoria clássica: corrente iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.
A administração funcional consiste em dividir de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, tenha de executar a menor variedade possível de funções.
Sempre que possível, o trabalho de cada homem deverá limitar-se à execução de uma única função.
Quais os aspectos da Organização Racional do Trabalho (ORT) de Taylor?
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT) ASPECTOS:
- analise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos
- estudo da fadiga humana
- divisao do trabalho e especialização do operário.
- desenho de cargos e de tarefas.
- incentivos salariais e premios de produção
- conceito de homo economicus
- condiçoes ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.
- supervisão funcional
9 Padronização de metodos e máquinas.
CESPE - O princípio da remuneração, previsto na teoria da administração clássica, estabelece que o pagamento de salário deve ser condizente com as atividades exercidas pelo empregado.
CERTO
CESPE 2016 - A organização racional do trabalho, uma importante contribuição da teoria ou escola da administração científica à melhoria da produtividade das organizações, teve como base os estudos de tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a divisão do trabalho, a especialização do operário e o desenho de cargos e salários.
CERTO
Cite uma crítica à administração Científica de Taylor
Críticas à Administração Científica:
As ideias de Taylor tiveram altos e baixos. Na indústria e no governo despertavam entusiasmo.
Entre os trabalhadores, a imprensa e os políticos, provocou reações DESFAVORÁVEIS. As críticas se fundamentaram em dois receios:
1- Aumentar a eficiência provocaria o desemprego;
2- A administração científica nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.
Quais os princípios da Administração Científica (PPCE) preconizado por Taylor?
PRINCÍPIOS DA ADM CIENTÍFICA
- PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO => substituir, no trabalho, o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática por métodos baseados em procedimentos científicos; substituir a improvisação pela ciência por meio do planejamento do método de trabalho.
- PRINCÍPIO DO PREPARO => selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado; preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.
- PRINCÍPIO DO CONTROLE => controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores para que a execução seja a melhor possível.
- PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO => distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.
CESPE - Para a administração científica, o princípio do controle envolve a certificação de que as ações são praticadas conforme o plano previsto e as normas estabelecidas; devendo trabalhadores e gerência cooperar entre si para a obtenção eficiente dos resultados.
CERTO
Gabarito Certo. Taylor, embora propusesse clara separação entre quem pensa e quem executa as tarefas, acreditava ser indispensável a cooperação entre os trabalhadores e o administrador. Em sua obra, Chiavenato(2009) estabelece os principais objetivos a serem buscados pelas organizações, segundo a visão de Taylor:
São eles:
()Ciência em lugar do empirismo
()Cooperação em lugar do individualismo
()Rendimento em lugar de baixa produtividade
()Harmonia em lugar da discórdia
(*)Desenvolvimento sentido de ser produtivo
Do que se trata a divisão do trabalho?
DIVISÃO DO TRABALHO
Divisão do trabalho é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes, cada uma das quais é atribuída a uma possoa diferente (ou grupo de pessoas). A divisão do trabalho permite às organizações realizar tarefas complexas … - Maximiano, Antoni Cesar Amaru - Introdução à Administração, p.266
CESPE - A divisão do trabalho, cuja finalidade é produzir mais e melhor, com o mesmo esforço, é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de tarefas.
CERTO
Resumindo Teoria/ Administração Científica de Taylor
Teoria/ Administração Científica de Taylor
- COMANDO E CONTROLE: a gerência funciona como uma ditadura benigna inspirada nos modelos militares. O gerente planeja e controla o trabalho; os trabalhadores o executam. Em suma, o gerente deve pensar e mandar; os trabalhadores obedecer e fazer de acordo com o plano.
- UMA ÚNICA MANEIRA CERTA (the one best way): o método estabelecido pelo gerente é a melhor maneira de executar uma tarefa. O papel dos trabalhadores é utilizar o método sem questioná-lo.
- MÃO DE OBRA NÃO RECURSOS HUMANOS: a força de trabalho é a mão de obra, ou seja, a mão contratada sem qualquer envolvimento da pessoa na organização. Como a oferta de trabalhadores era abundante, a empresa nada devia a eles, embora esperasse lealdade de sua parte.
- SEGURANÇA e NÃO INSEGURANÇA: embora os operários não ganhassem reconhecimento ou responsabilidade, havia um acordo tácito baseado na segurança e na permanência no emprego. As empresas davam uma sensação de estabilidade, dominando seus mercados. O futuro parecia previsível, e o destino de cada empresa no futuro ainda mais previsível.
CESPE - Percebe-se a aplicação dos princípios de estudos de tempos e movimentos da administração científica quando a gestão da organização busca criar condições para que seus empregados sejam treinados para se adaptarem às suas tarefas e atividades
CERTO
CESPE 2014 - A premissa da administração científica de que a melhoria da eficiência do trabalhador provoca a melhoria em toda a organização baseou-se no modelo de eficiência industrial apresentado por Taylor, que foi, por sua vez, influenciado cientificamente pelo modelo termodinâmico de eficiência de uma máquina térmica proposto por Carnot.
CERTO
fundamento no livro de Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração (2004) na página 43. “Apesar de sua atitude pessimista a respeito da natureza humana - já que considerava o operário irresponsável, vadio e negligente -, Taylor se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial e, em uma visão mais ampla, reduzir a enorme perda sofrida pelo país com a vadiagem e ineficiência dos operários em quase todos os atos diários. O modelo científico inspirador dotaylorismofoi a termodinâmica de N. Carnot, da qual Taylor extraiu a ideia da maximização da eficiência industrial com base na maximização da eficiência de cada uma das tarefas elementares: para ele, a melhoria da eficiência de cada operário conduz à melhoria em toda a empresa.”
CESPE - Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.
CERTO
CESPE 2014 - A principal preocupação de Taylor era o aumento da eficiência na produção, o que reduziria os custos e aumentaria os lucros, possibilitando aumentar a remuneração do trabalhador a partir de sua maior produtividade.
CERTO
CESPE - A administração científica constitui uma combinação de princípios, os quais podem ser assim sumariados: ciência, em lugar de empirismo; harmonia, em vez de discórdia; cooperação, e não individualismo; rendimento máximo, em lugar de produção reduzida; e desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade
CERTO
CESPE - A racionalização do trabalho, segundo Taylor, era vista como um meio de aumentar a eficiência da produção, evitando desperdício e promovendo prosperidade entre patrões e empregados, sendo esses os primados da administração científica.
CERTO
Taylor acreditava que estaria, “promovendo prosperidade entre patrões e empregador”, uma vez que a especialização do trabalho, reduziria os esforços dos operários e maximizaria a produção alcançando a máxima eficiência, com a redução da fadiga humana e o aumentando os ganhos salariais dos operários que passaram a trabalhar por produção.
CESPE - Percebe-se a aplicação dos princípios de estudos de tempos e movimentos da administração científica quando a gestão da organização busca criar condições para que seus empregados sejam treinados para se adaptarem às suas tarefas e atividades
CERTO
Estudo dos tempos e movimentos
Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.
Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário. Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa. Entre as vantagens do estudos dos tempos e movimentos estão:
Eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis;Racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho;Facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento.
Organização Racional do Trabalho (ORT)
A Organização Racional do Trabalho visava a eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. A ORT pregava:
Análise do trabalho operário;Estudo dos tempos e movimentos;Fragmentação das tarefas;Especialização do
CESPE 2014 - Uma das contribuições de Taylor à teoria clássica da administração foi o desenvolvimento do conceito de organização linear, fundamentado nos princípios de unidade de comando ou supervisão única, unidade de direção, descentralização da autoridade e cadeia escalar.
ERRADO
A questão trata das contribuições de Fayol e NÃO de Taylor
Dica para não errar, lembrem-se; TAYLOR de TRABALHO. Taylor preocupava-se mais com o trabalho. Olhava a estrutura da empresa de baixo para cima. FAYOL, era o oposto, visão estrutural da empresa de cima para baixo. Preocupava-se com supervisão, direção, controle, dentre outros.
CESPE - O fundador da Ford Motor Co., Henry Ford, introduziu o sistema de produção em massa por meio da padronização de máquinas e equipamentos, da mão de obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos. A fim de atingir esses objetivos, Ford adotou os seguintes três princípios básicos: princípio do controle, princípio de economicidade e o princípio de produtividade.
ERRADO
Fordismo está alinhado ao Taylorismo (Administração Científica), logo o princípio do “controle” deixa a alternativa incorreta. Vale destacar que o princípio de controle são introduzidos posteriormente por Fayol (Teoria Clássica da Administração).
CESPE 2008 - A abordagem proposta por Taylor defendia que fossem priorizados na administração o empirismo e a prática, dando ênfase, desse modo, ao pragmatismo da ponta da linha e ao conhecimento já existente nos trabalhadores.
ERRADO
ERRADO - Taylor defendia a substituição do empirismo por procedimentos científicos.
Os quatro princípios fundamentais da administração científica, de Taylor:
Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
CESPE - Em relação ao estilo de direção, a descentralização das decisões e a delegação de tarefas caracterizam o estilo de direção preconizado pela administração científica de Taylor.
ERRADO
Administração científica de Taylor
- Estudo de tempos e movimentos;
- Foco nas tarefas;
- Padronização para evitar desperdícios.
Teoria Y - McGregor
- Estilo de Direção baseado em medidas inovadoras e humanistas;
- Descentralização das decisões e delegação de responsabilidades;
- Ampliação do cargo para maior significado do trabalho;
- Participação nas decisões e administração consultiva;
- Autoavaliação do desempenho.
CESPE 2016 - A Administração Científica é a escola mais recente nas teorias em administração, sendo a mais adotada nas organizações nos dias atuais.
ERRADO
Atualmente, a Administração tem um viés contigencial/sistêmico (estas são as mais recentes).
CESPE 2016 - A teoria clássica absorveu concepções da burocracia ao adotar uma abordagem indutiva, que visa atuar das partes para o todo.
ERRADO
A teoria que atuava das partes para o todo era a Teoria da Administração Científica.
Taylor (Administração Científica) - é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial).
Na teoria Clássica, ao contrário, partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas…
CESPE 2009 - A abordagem em que está contida a teoria proposta por Fayol é a ideal para a administração de uma organização em um cenário de mudanças e instabilidade. C/E
ERRADA
A teoria que vem tratar de forma eficaz de mudanças e instabilidades é a TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
O desenvolvimento organizacioal é necessário quando a instituição concorra e lute pela sobrevivência em condições de mudanças. Inclusive, Blake e Mouton propõem três tipos de desenvolvimento baseados em mudanças, que são:
MUDANÇA EVOLUCIONÁRIA: mudança pequena;
MUDANÇA REVOLUCIONÁRIA: quando o novo contradiz ou destróis aquilo que esta sendo substituido;
DESENVOLVIMENTO SISTEMÁTICO: modelos com base naquilo que a organização deveria ser e com o que é, dai a mudança em processos sistemicos.