3.1. PLANEJAMENTO Flashcards
QUAL O CONCEITO DE PLANEJAMENTO?
PLANEJAMENTO É A FUNÇÃO ADMINISTRATIVA QUE DEFINE OBJETIVOS E DECIDE SOBRE OS RECURSOS E AS TAREFAS NECESSÁRIOS PARA ALCANÇA-LA ADEQUADAMENTE.
Primeiro passo consiste na definição dos objetivos para a organização
Planejar significa olhar par frente.
O planejamento constitui função inicial da administração
Definir objetivos. Verificar o estado atual das coisas.
Desenvolver premissas sobre condições futuras. Identificar meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários.
PLANEJAR: é o processo de estabelecer objetivos e de determinar o que deve ser feito para alcançálos (Schermerhorn)
PLANEJAR: é decidir antecipadamente aquilo que deve ser feito, como fazer, quando fazer e quem deve fazer
(Koontz et al)
PLANEJAR: é o ato de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançálos (Daft)
PLANEJAR: é o processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos . Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir para onde ela deseja chegar (Certo)
Segundo Djalma de Oliveira – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
Rebouças => planejamento da empresa, que representa o estabelecimento de obje- tivos e resultados esperados, bem como das estratégias e meios mais adequados para se alcançar esse estado futuro desejado;
O QUE É A MISSÃO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
A missão, que é a razão de ser da organização, e que reflete seus valores, sua vocação e suas competências. ( Maximiano)
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
NÃO É ESTÁTICA (cespe)
DEVE SER REVISADO PERIODICAMENTE (cespe)
NÃO É IMUTÁVEL (cespe)
QUAL O CONCEITO DE VISÃO?
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.
É a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.
Louis Jacques Filion => VISÃO: a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso.
NÃO É ESTÁTICA (cespe)
DEVE SER REVISADO PERIODICAMENTE (cespe)
NÃO É IMUTÁVEL (cespe)
NÃO POSSUI O FOCO ABERTO (cespe)
QUAL O CONCEITO DE VALORES PARA UMA ORGANIZAÇÃO?
Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.
Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE METAS E OBJETIVOS?
OBJETIVOS => São mais amplos e genéricos e desdobram-se em metas
- Não quantificável.
METAS => são objetivas e mais específicas;
- Quantificável;
QUAIS OS NÍVEIS DO PLANEJAMENTO?
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ou INSTITUCIONAL;
- PLANEJAMENTO TÁTICO ou INTERMEDIÁRIO ou ADMINISTRATIVO; e
- PLANEJAMENTO OPERACIONAL;
QUAIS AS ETAPAS DE UM BOM PLANEJAMENTO?
- DEFINIR OBJETIVOS
para onde queremos ir? - VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
onde estamos agora? - DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÁS CONDIÇÕES FUTURAS.
o que temos pela frente? - ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO
quais são os caminhos possíveis? - ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS
qual o melhor caminho? - IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS
como iremos percorre-lo?
PARA O QUE O PLANEJAMENTO É ORIENTADO ?
- O planejamento é orientado para RESULTADOS: cria um senso de direção, isto é, de desempenho orientado para metas e resultados a serem alcançados.
- O planejamento é orientado para PRIORIDADES: assegura que as coisas mais importantes receberão atenção principal.
- O planejamento é orientado para VANTAGENS: ajuda a alocar e a dispor recursos para sua melhor utilização e desempenho.
- O planejamento é orientado para MUDANÇAS: ajuda a antecipar problemas que, certamente, aparecerão, e a aproveitar oportunidades na medida em que se defronta com novas situações.
ASPECTOS DO PLANEJAMENTO
- Definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
- servem para integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração
- Permite que as pessoas trabalhe em diferentes atividades consistentes como os objetivos definidos.
- permite o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores, a fim de estabelecer a ação corretiva necessária quando o progresso não for satisfatório.
- define objetivos, metas e a programação de quem fará o que, como e em que tempo. (cespe)
CESPE - A função administrativa de planejamento define objetivos, metas e a programação de quem fará o que, como e em que tempo.
CERTO
CESPE - Estabelecer metas em um planejamento estratégico significa estabelecer prazos e quantificar os objetivos.
CERTO
CESPE - Tanto o levantamento quanto a análise de informações constituem etapas do processo de planejamento.
CERTO
CESPE - O planejamento orienta gestores e funcionários quanto às atividades que devem ser desenvolvidas para que as metas da empresa sejam cumpridas.
CERTO
CESPE - O planejamento de uma organização atua como elemento de motivação e compromisso, transmitindo mensagens de credibilidade e segurança para seus empregados.
CERTO
CESPE - A partir do surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, o planejamento das organizações passou a ser complementado pela visão estratégica de negócios.
CERTO
CESPE - A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento de uma hierarquia abrangente de planos, no intuito de integrar e coordenar as atividades.
CERTO
CESPE - Em qualquer processo de planejamento, independentemente da metodologia utilizada, devem ser considerados os planejamentos dos fins, de meios, organizacional, de recursos e, por fim, de implantação e controle.
CERTO
CESPE - A missão de uma organização é a sua razão de existir, motivo pelo qual a declaração de missão apresenta definição ampla do escopo de negócios e operações básicas da organização, aspectos que a diferenciam dos tipos similares de organizações.
CERTO
CESPE - A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização.
CERTO
CESPE - No planejamento estratégico, a missão proporciona o referencial para o qual devem convergir todas as ações da organização.
CERTO
CESPE - O processo de planejamento estratégico que resulta na definição da missão e da visão de uma organização é complexo e dinâmico e, por isso, deve ser submetido a análises continuamente, a fim de se acompanhar a evolução das inúmeras variáveis que o balizam.
CERTO
CESPE - A missão, a visão de negócios e o diagnóstico estratégico interno são elementos fundamentais do planejamento estratégico de uma empresa, que devem ser revisados periodicamente, uma vez que não são imutáveis.
CERTO
CESPE - A declaração de missão define o negócio da organização e seu ambiente de atuação e deve ser compartilhada com os seus grupos de interesse.
CERTO
CESPE - A definição da missão da organização é o ponto principal para estabelecer macro estratégias e macro políticas, bem como orientar o desenvolvimento da instituição.
CERTO
CESPE - A missão da organização é estática, para que não ocorra desvio de finalidade em relação ao ramo de negócio estabelecido.
ERRADO
A missão, que é a razão de ser da organização, e que reflete seus valores, sua vocação e suas competências. ( Maximiano)
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
NÃO É ESTÁTICA (cespe)
DEVE SER REVISADO PERIODICAMENTE (cespe)
NÃO É IMUTÁVEL (cespe)
CESPE - A declaração exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade expressa a missão de determinado órgão público e traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar.
ERRADO
A frase começa certa e termina errada.
A declaração menciona corretamenta o que é a Missão:
“Exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade.”
Porém, o final tá errado:
“traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar” é = Visão
CESPE - No processo de planejamento estratégico, a visão é o princípio que estabelece o propósito básico da organização, e o conceito de missão corresponde à perspectiva futura projetada para a organização.
ERRADO
Missão > razão de existir da organização, papel da organização na sociedade, visão do presente.
Valores> conjunto de crenças, o que é certo e errado para empresa.
Visão> aonde a organização quer chegar, o sonho a utopia, visão futura.
A banca Inverteu!
CESPE - Manter-se reconhecido e referenciado como laboratório de excelência de gestão da produção em pesquisa, desenvolvimento e extensão, com ética e responsabilidade social, é uma declaração que exemplifica uma visão.
CEERTO
Idalberto Chiavenatto nos diz que a visão organizacional, ou visão do negócio é o sonho acalentado pela organização. Ela refere-se aquilo que a organização deseja ser no futuro. É a fonte inspiradora que explica de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organização onde trabalham, investem ou fazem negócio. Ela deve estar alinhada com os interesses de todos os envolvidos com a organização (stakeholders) para atender a seus propósitos. A visão deve ser coerente com o comportamento empresarial e merecer total credibilidade. Muitas vezes a visão é expressa em slogans.
Diferenças entre Missão e Visão
Segue uma lista que ajuda a esclarecer as diferenças entre Missão e Visão organizacional:
A visão é o que se almeja ou sonha para o negócio, enquanto a missão o identifica;A visão diz para onde vamos, a missão diz onde estamos;A visão é o “passaporte” para o futuro, enquanto a missão é a “carteira de identidade” da empresa;A missão dá energia para a empresa, enquanto a visão dá rumo a ela;A visão é inspiradora, enquanto a missão é motivadora.
CESPE - Durante o planejamento estratégico do estabelecimento de assistência à saúde, deve-se definir a visão da instituição, que servirá para direcionar todas as estratégias a serem posteriormente elaboradas, pois as ações serão definidas a partir do que a empresa deseja alcançar.
CERTO
CESPE - No âmbito do planejamento estratégico, a visão é um conceito que define o papel que a organização assume na sociedade.
ERRADO
A assertiva abora o conceito de MISSÃO.
Visão: define o que a organização pretente ser no futuro, é o sonho da organização, como ela gostaria de ser vista no futuro.
Missão: é a razão de sero, de existência da organização, é o papel da organização na sociedade.
CESPE -
O departamento de planejamento de determinado tribunal regional eleitoral estabeleceu a seguinte meta: Estar entre os dois principais órgãos do Poder Judiciário até 2020, mantendo a atuação como gerenciador das eleições em âmbito estadual. Essa meta é considerada
a) uma declaração de missão, pois visa proporcionar a satisfação das necessidades dos serviços oferecidos à sociedade.
b) uma oportunidade, pois se refere ao contexto interno do órgão que pode ser identificado por meio da análise SWOT.
c) uma força, pois se refere ao contexto externo ao órgão, que pode ser identificado por meio da análise SWOT.
d) um objetivo organizacional, pois clarifica a razão de ser do órgão público.
e) uma declaração de visão, pois se refere àquilo que o órgão deseja ser no futuro. CERTO
e) uma declaração de visão, pois se refere àquilo que o órgão deseja ser no futuro. CERTO
CESPE - Durante o processo de elaboração do planejamento estratégico, são estabelecidas a visão, a missão e os valores das organizações.
CERTO
CESPE - O plano de negócios deve ser utilizado de maneira dinâmica, devendo ser atualizado, periodicamente, em consonância com as mudanças no ambiente externo e nas políticas internas da empresa.
CERTO
CESPE - É um exemplo de meta a declaração: tirar em matemática nota mínima 7, em todas as provas do período semestral.
CERTO
OBJETIVOS => São mais amplos e genéricos e desdobram-se em metas => - Não quantificável.
METAS => são objetivas e mais específicas => - Quantificável;
CESPE 2018 - O estabelecimento da visão e da missão ocorre no planejamento estratégico. Na missão, estão descritos o propósito e os valores da organização, seu escopo de atuação e o público que ela pretende atender.
CERTO
Lembrete para revisão: para a Cespe, os valores podem ser considerados dentro da missão.
Missão: é a razão de existência da organização e o seu papel perante a sociedade (intenções).
Visão: é o futuro desejado pela organização.
Valores: está ligada a cultura da organização (crenças que norteiam as decisões).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.
- Mapeamento ambiental (interna e externa) e avaliação das forças e limitações da organização (BSC e SWOT)
- Envolve toda a organização
- Direcionamento de LONGO PRAZO
- Focaliza o futuro e o destino
- Ação global e molar
- CARACTERÍSTICAS
Para Chiavenato (2008), o planejamento estratégico interage com três parâmetros: a visão de futuro, o ambiente externo e os fatores internos da organização. Além disso, ele apresenta cinco características fundamentais do planejamento estratégico:- Ele está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável;
- É orientado para o futuro, em um horizonte de longo prazo;
- Ele é compreensivo, ou seja, aborda a organização como um todo, de forma global e sistêmica;
- O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso, dada a diversidade dos interesses de todos os envolvidos;
- Ele é uma forma de aprendizagem organizacional, que aprende através da adaptação ao contexto ambiental complexo, competitivo e mutável.
- O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.
- O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.
- O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.
- O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.
- O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.
OBJETIVOS => São os objetivos globais e amplos da organi- zação e definidos no longo prazo. Em termos de amplitude de abrangência.
CESPE - O controle estratégico decorrente do planejamento estratégico envolve decisões relacionadas a alterações de objetivos estabelecidos em função de alterações ambientais.
CERTO
PLANEJAMENTO TÁTICO / ADMINISTRATIVO / FUNCIONAL / INTERMEDIÁRIO
PLANEJAMENTO TÁTICO / ADMINISTRATIVO / FUNCIONAL / INTERMEDIÁRIO
- É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático SUBORDINADO ao planejamento estratégico.
- Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental (foi cobrado pelo CESPE)
- Envolve cada departamento;
- Direcionado a MÉDIO PRAZO;
- Focaliza o mediato;
- Ação departamental
- CARACTERÍSTICAS
Sobre o planejamento tático, Chiavenato (2008) destaca que as políticas, investimentos, obtenção de recursos, etc., estão relacionados com os planos táticos. Além disso, o autor afirma que os planos táticos geralmente envolvem:
- Planos de produção. Envolvendo métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e tarefas.
- Planos financeiros. Envolvendo captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
- Planos de marketing. Envolvendo os requisitos de vender e distribuir bens e serviços no mercado e atender ao cliente.
- Planos de recursos humanos. Envolvendo recrutamento, seleção e treinamento das pessoas nas várias atividades dentro da organização. Recentemente, as organizações estão também se preocupando com a aquisição de competências essenciais para o negócio através da gestão do conhecimento corporativo.
OBJETIVOS
São os objetivos de médio prazo e que cobrem cada unidade específica da organização. São ge- ralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização.
CESPE - A tradução e a interpretação das estratégias de um órgão público realizadas em âmbito departamental caracterizam procedimentos de planejamento tático.
CERTO