Endocrinologia Flashcards
Qual a definição de diabetes?
Níveis elevados de glicose no sangue devido falta relativa de insulina endógena
Que tipo de complicação está associada ao diabetes de longa duração?
Doenças arterial coronariana de pequenos e grandes vasos. É a principal causa de insuficiencia renal dialítica em adultos jovens e de meia idade. Retinopatia Diabética é a principal causa de cegueira em adultos. Neuropatia com risco de até 15% de amputação em MMII. Neuropatia autonômica, que pode levar a gastroparesia e ao mascaramento de angina.
Qual o principal objetivo do tratamento do Diabetes Tipo 1 e 2?
O controle dos níveis de glicose no sangue. O Tipo 1 sempre requer insulina. O tipo 2 pode ser tratado inicialmente com hipoglicemiantes orais, dieta e perda de peso.
Qual o agente farmacológico inicial preferido para o tratamento de DM tipo 2?
A metformina. Ela reduz a glicose sérica diminuindo a produção hepática.
O que é a hemoglobina A1C e qual sua importancia?
É a hemoglobina formada durante a hiperglicemia, quando a glicose se liga de forma permanente a hemoglobina. É o método mais eficaz de monitorizar o controle da glicose.
Qual o manejo pré-operatório recomendado para medicamentos para controlar o diabetes?
Naqueles que fazem tratamento com insulina é comum reduzir de 30 a 50% da dose matinal para evitar hipoglicemia devido ao jejum. As sulfoniluréias podem ser mantidas até a noite anterior a cirurgia. As biguanidas podem estar associadas a acidose lática. Com base em relatos de caso, a recomendação até a década de 90 era suspender essas medicações 48hrs antes da cirurgia. Essa recomendação foi colocada em dúvida devido a metanálises subsequentes.
Quais o níveis de glicose no sangue devem ser mantidos no período pré-operatório?
Assunto controverso. Tentativas de manter os niveis de glicose abaixo de 108 em pacientes em estado crítico pode aumentar mortalidade. em comparação com aqueles que eram mantidos entre 140 e 180.
Quais são as possíveis causas e complicações da hiperglicemia pré-operatória?
Alterações neuroendócrinas induzidas pelo estresse, administração de glicose exógena e o estado metabólico subjacente do paciente. As possíveis complicações são Cetoacidose diabética, desidratação severa e efeitos neurológicos não-cetóticos secundários a hiperglicemia hiperosmolar na isquemia cerebral. Além do risco elevado de infecção cirúrgica.
O que define hipertireoidismo?
O hipertireoidismo é uma condição causada pela elevação da circulação dos hormônios ilimitados da tireoide triiodotironina(T3) e tetraiodotironina( tiroxina ou T4)
Quais são as causas comuns do hipertireoidismo?
Doença de Graves, bócio multinodular tóxico, tireoidite, níveis elevados de B-HCG(hipertireoidismo gestacional, mola ou coriocarcinoma), estruma ovariano( presença de tecido tireoidiano em teratoma ovariano), adenoama hipofisário secretor de TSH e a administração de contraste iodado em paciente susceptível. Amiodarona pode causar tanto hiper como hipotireoidismo.
O que é Doença de Graves?
A causa mais comum de hipertireoidismo. É uma condição auto-imune em que os anticorpos dos receptores de tirotrofina imitam continuamente o efeito de TSH
Quais os sinais e sintomas do hipertireoidismo?
Aumento da sensibilidade cardíaca a catecolaminas, causando hipertensão e taquiarritmias, em casos graves pode levar a IC congestiva de alto débito ou angina. Tremor, hiperreflexia e irritabilidade. Paralisia periódica caracterizada pela hipocalemia e fraqueza proximal. Também pode ter febre e intolerância ao calor, assim como diarreia, náuseas e icterícia.
Qual a diferença entre hipertireoidismo e tempestade tireoidiana?
O grau da condição. A tempestate tireoidiana é a forma mais grave da doença, uma síndrome clínica potencialmente fatal com uma mortalidade de 30% a despeito do tratamento.
Quais os sinais e sintomas da tempestade tireoidiana?
Sinais e sintomas de piora da tireotoxicose, incluindo a disfunção cardíaca grave, a hiperglicemia, hipercalemia, a hiperbilirrubinemia, convulsões e coma.
Quais são as condições que fazem que um paciente que apresenta sintomas tireotóxicos desenvolva a tempestade tireoidiana?
Pode ser desencadeada por qualquer estresse, incluindo infecção, AVC ou trauma, principalmente da tireoide. Também pode ocorrer na cirurgia, na cetoacidose diabética, interrupção abrupta de medicações antitireoidianas e no cancer de tireoide metastático. Administração de algumas drogas como aspirina, pseudoefedrina, iodo em excesso e amiodarona também podem desencadear.
Quais medicações usadas no manejo da tempestade tireoidiana?
As tioamidas, como o propriltiuracil e o metimazol, ajudam a inibir a tireoperoxidase, que catalisa a incorporação de iodeto para produzir T3 e T4. Pelo menos uma hora após a administração das tioamidas uma grande dose de iodeto estável também é administrada, acredita-se que isso regule a produção de TPO para baixo. Beta-bloqueadores são usados para inibir sintomas adrenérgicos, principalmente o propanolol, tido como inibidor da conversão periférica de T3 mais potente. Corticoesteróides são administrado pois esses paciente possuem uma insuficiência adrenal relativa. E por último plasmaférese pode ser usada para reduzir hormônios circulantes;
O que é o efeito Wolff-Chaikoff?
Um efeito paradoxal onde uma grande quantidade de iodeto seria capaz de suprimir a transcrição do gene da peroxidase da tireoide. Esse efeito é temporário e dura cerca de 1 semana.
Quais as considerações anestésicas para um paciente com hipertireoidismo?
É aconselhável usar agentes que não aumentem a frenquência cardíaca ou a ativação simpática. Em geral é aconselhável realizar aquilo que não pode ser postergado até que a secreção do hormônio seja controlada por medicação ou radioablação.
Como a tempestade tireoidiana perioperatória pode ser administrada?
O mais provável é que ela aconteça de 6 a 18 horas após a cirurgia. Uma infusão de esmolol pode ser iniciada e titulada de acordo com os efeitos hemodinâmicos. A dexametasona também pode ser administrada para bloquear a liberação do hormônio da tireoide e a conversão do T4 periférico em T3. O propiltiuracil pode ser administrado para inibir a absorção de iodo pela tireoide. Também pode ser usado o iodo para inibir a produção de hormônio por meio do Wolff-Chaikoff. Tratamento de suporte deve ser dado para controle de volemia, eletrótilos, glicemia e temperatura. Pode ser confundido com hipertermia maligna, feocromocitoma, síndrome maligna neuroléptica e sepse.
O que define hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é resultado da redução da circulação dos hormônios tri-iodotironina e tetra-iodotironina em circulação.
Quais as causas de hipotireoidismo?
Congênito ou adquirido. O adiquirido pode ser por inflamação ou deficiencia de iodo na alimentação(bócio endêmico). A Tireoidite de Hashimoto é uma condição inflamatória crônica que destroi progressivamente a glândula tireoide. Também pode ser iatrogênico( devido tratamento de hipertireoidismo). Pelo menos metade dos pacientes que recebem tratamento por radioablação ficam com hipotireoidismo 10 anos depois. Também pode ocorrer após doença ou cirurgia na hipófise.
Quais os sinais e sintomas de hipotireoidismo?
Fadiga, letargia, intolerância ao frio, edema periorbital, fraqueza, pele seca, ganho de peso e cabelo quebradiço. Pode ocorrer mixedema em casos graves, com débito cardíaco reduzido, reflexos atenuados em tendões profundos e edema pré-tibial não depressível. Pode progredir para hipoventilação, hipotermia, distúrbio eletrolítico e coma.