Cirurgia Cardíaca - Circulação extracopórea Flashcards
Como o sangue é drenado da veia cava durante a circulação extracorpórea?
Por ação de sifão causada pela gravidade. O sangue passa do reservatório de cardiotomia, através de uma bomba, um permutador de calor, um oxigenador e um filtro antes de retornar ao sistema arterial.
Quais são os dois tipos diferentes de bombas que são usadas para retornar o sangue para o sistema arterial durante a circulação extracorpórea? Qual deles resulta em menos trauma no sangue?
Os tipos são a bomba de roletes e a bomba centrífuga. A bomba de rolete funciona através da compressão da tubulação que contém o fluido entre um rolete e uma placa traseira curvada de metal, criando o fluxo. Em comparação, a bomba centrífuga produz menos trauma para sangue. A bomba centrífuga tem seu fluxo afetado pela resistencia da tubulação e pela RVS do paciente.
Como se impede que o sangue não entre no coração pela veia cava superior e inferior durante a circulação extracorpórea para cirurgia intracardíaca e de válvula mitral?
Colocando-se uma cânula de veia cava superior e inferior, bem como ligaduras colocadas proximalmente a essas cânulas. Todo o sangue que retorna do sistema venoso do paciente entra na máquina de circulação extracorpórea através da grandes cânulas.
Por que a aorta precisa ser pinçada distalmente a válvula e proximalmente a cânula de entrada do influxo arterial sistêmica durante a circulação extracorpórea?
Para permitir a parada cardioplégica. A solução cardioplégica é administrada através de um cateter colocado na aorta ascendente, proximal ao pinçamento aórtico.. A cardioplegia tabém pode ser administrada de forma retrógrada, atarvés de um catéter no seio coronário. Uma válvula aórtica incompetente em um coração parado, sem este pinçamento, permitiria que o sangue fluísse retrógrado da aorta para o coração, estirando o miocárdio e causando disfunção ventricular.
Por que o ventrículo esquerdo pode precisar de uma ventilação durante a circulação extracorpórea? Como isso pode ser obtido?
Pode ser necessária para prevenir a distenção prejudicial do ventrículo esquerdo em cirurgias em que o coração não é aberto. Há, pelo menos, três razoes pelas quais o ventrículo direito pode precisar ser ventilado durante a CEC. Primeiro, inconpentência da válvula aórtica pode levar fluxo retrógrado pro ventrículo. Segundo, pode haver alto grau de fluxo sanguíneo do seio coronário e da circulação brônquica que volta ao coração. Terceiro, O posicionamento cirurgico pode resultar em um fluxo sanguíneo reverso da aorta para o coração, ou do coração para as veias pulmonares. Por fim, a ventilação do ventrículo ou da artéria pulmonar pode ajudar a reduzir os risco de elevação das pressões da artéria pulmonar durante a CEC. A ventilação pode ser feita através da colocação de um cateter no ventrículo esquerdo, através de uma veia pulmonar ou átrio esquerdo ou pela incisão da artéria pulmonar. O método mais usado é a sucção na linha de cardioplegia anterógrada colocada na aorta ascendente proximal.
Como pode ser facilitada a drenagem das veias cava superior e inferior durante a circulação extracorpórea?
Pode ser facilitada pela elevação da mesa cirúrgica a um nível mais alto( criando uma distancia vertical maior entre a mesa e a máquina de CEC) ou adicionando pressão negativa ou sucção ao reservatório de cardiotomia.
De que depende o índice cardíaco necessário fornecido pela bomba sistêmica na máquina de circulação extracorpórea? Qual índice cardíaco aproximado costuma ser suficiente?
O índice cardíaco necessário que é fornecido ao paciente pela bomba de rolete na máquina de CEC depende da temperatura corporal e do consumo de oxigênio pelo paciente. Um índice de 2 a 2.4l/min/m2 geralmente é suficiente no paciente normotérmico ou ligeiramente hipotérmico. Fluxos com cerca de metade desses níveis já foram utilizados sem efeitos adversos.
Qual a vantagem dos baixos fluxos durante a CEC?
O sangue sofre menos trauma. Menos fluxo sanguíneo colateral não coronário também retorna ao coração, o que pode levar a uma melhor proteção miocárdica, pois há uma menor quantidade de sangue quente entrando no coração e neutralizando as soluções frias de preservação do miocárdio.
Quais são os dois tipos de oxigenadores usados para oxigenar o sangue que está retornando para o sistema arterial durante CEC?
O oxigenador de bolhas e o oxigenador de membrana, embora os oxigenadores de bolhas raramente sejam utilizados no presente.
Qual a vantagem e desvantagem de um oxigenador de bolhas?
A vantagem é a relativa simplicidade e menor custo. As desvantagens incluem o aumento de turbulência e de espuma que ele produz e a desnaturação de proteínas do sangue pelo contato direto com o gás.
Qual a vantagem de um oxigenador de membrana? Qual a desvantagem?
A vantagem inclui o trauma relativamente menor ao sangue do que oxigenador de bolhas. A desvantagem é o custo e a maior complexidade.
Como os níveis da PaO2 e CO2 são controlados durante a CEC?
A PaO2 é mantida pelo ajuste da concentração de oxigênio no oxigenador e os níveis de CO2 são mantidos entre 35 e 45 mmHg pelo controle do sweep( fluxo total de gases através do oxigenador)
Como o corpo do paciente pode ser aquecido ou resfriado durante a CEC?
Além dos métodos usuais de aquecimento, o corpo também pode ser aquecido ou arrefecido por meio do uso dos permutadores de calor que são incorporados ao circuito da CEC. Esses permutadores são capazes de aquecer ou arrefecer o sangue a medida que se desloca através do circuito extracorpóreo através de um sistema de fluxo em contracorrente.
Qual a temperatura ideal do paciente para CEC?
Não está claro. Os requisitos metabólicos reduzem 8% a cada grau reduzido. A CEC normotérmica está associada a um indice aumentado de AVC. Antes da parada circulatório, é comum usar 18ºC durante o pinçamento aórtico, usa-se 28ºC e antes do desmame da CEC o paciente é aquecido a 37ºC. A temperatura corporal é mantida entre 31 e 33ºC nos protocolos atuais.
Como a parde de sangue no intraoperatório é recirculada para o paciente durante a CEC?
O sangue aspirado retorna ao reservatório de cardiotomia. No reservatório, o sangue é filtrado, tem a espuma eliminada e retorna ao oxigandor. O sangue é então recirculado.
Qual é um dos problemas relacionados a sucção da cardiotomia utilizada durante a CEC?
Ela contribui de forma significativa para a hemólise e as partículas embólicas que ocorrem durante a CEC.
Como impedir a ocorrência de embolia sistêmica devido a detritos celulares durante a CEC?
Através de filtros que são incorporados ao reservatório de cardiotomia, a jusante após o oxigenador.
O que significa a realização de priming(preparação) no sistema da CEC? O que é utilizado?
Refere-se ao preenchimento da tubulação da CEC com líquido, as vezes sangue. O sistema de tubulação é lavado com dióxido de carbono antes da preparação para retirar o gás de baixa solubilidade( nitrogênio do ar). sistema é então preenchido com cristalóide e aditivos. Esse fluido é composto de uma substância osmoticamente ativa, um diurético osmótico, um antibiótico e suplemento de eletrólitos. Adiciona-se sangue se o paciente estiver precisando.
Qual o percentual de hematócrito é mantido durante a CEC? Por que é importante a hemodiluição durante a CEC?
A hemodiluição do hematócrito do paciente a um percentual de 20 a 30% é importante para diminuir viscosidade do sangue. Esta redução é importante para facilitar a circulação no pequenos vasos durante a hipotermia.
Por que é importante remover todo o ar de circulação dentro do sistema da CEC antes?
Para evitar o bombeamento de ar para o sistema arterial.
Por que a anticoagulação por heparinaé necessária durante a CEC? Qual a dose de heparina geralmente usada? Como é confirmada sua adequação?
É obrigatória antes da CEC para prevenir a morte do paciente pela coagulação do sangue tanto no próprio paciente quanto na máquina. A dose é de 300 a 400UI/kg. A avaliação geralmente é feita pelo tempo de coagulação, que deve permanecer superior a 450 segundos ao longo do procedimento. A avaliação deve swer periódica durante procedimento ajustando a heparina quando necessário. Após a cirurgia pode-se fazer a reversão com protamina. Tempo deve retornar a valores iniciais, geralmente entra 90 e 120s.
Quais são as explicações para a baixa pressão arterial média frequentemente observada nesses pacientes?
Acredita-se que se deve a vasodilatação periférica causada pela baixa viscosidade, redução da temperatura e baixo teor de oxigênio da solução de priming.
Qual o valor de pressão arterial média é considerado aceitável nesses pacientes com CEC?
Assunto controverso. A maioria das instituição preferem pressões de aproximadamente 60mmHg e que se administre fenilefrina caso necessite aumento. Alguns usam uma referência de 40 a 60mmHg quando frio e 60 a 80mmHg quando quente. Essas faixas são ainda mais baixas em crianças e lactentes.
Por que a pressão arterial aumenta lentamente de forma espontânea durante a CEC?
Como resultado da vasoconstrição. Ocorre em resposta a ativação do sistema nervoso simpático ou do sistema renina-angiotensina. Tembém pode ser indicação de perfusão inadequada de alguns tecidos.