Dor crônica Flashcards
Qual é a causa da dor nociceptiva?
Ocorre no curso de lesões teciduais contínuas ou antes que a cicatrização esteja completa. É sentida pelos nociceptores periféricos, transmitidas por fibras ascendentes, primeiro para medula espinhal, depois para o tálamo e, por último, para o cortex cerebral.
Qual é a causa da dor neuropática?
A dor que persiste a despeito do que parece ser uma recuperação da lesão tecidual inicial. Pode ser causada por uma lesão do SNC, como uma dor pós-AVC ou dor provocada por lesão na medula espinhal, ou uma lesão nos nervos periféricos. Os tipos mais comuns são a neuralgia pós-herpética, neuropatia diabética periférica e a síndrome complexa de dor regional. Todos esses são exemplos de neuropatia periférica.
O que significa o termo dor lombar?
Se refere a dor na região da coluna da vértebra T12 até a articulação sacrococcígea.
Qual a fisiopatologia básica da radiculopatia?
É um déficit neurológico objetivo, como fraqueza, hipestesia ou perda dos reflexos de tendões profundos decorrentes de uma cascata de eventos que resultam no bloqueio da transmissão ao nível do nervo espinhal. Pode resultar de compressão física por um fragmento do disco intervertebral, de osteófitos ou, raramente, decorrente de uma neoplasia.
O que é dor radicular?
Se refere a dor que ocorre na distribuição do dermátomo e que surge da descarga ectópica de impulsos em fibras de dor ascendente. Nem sempre ocorre com a radiculopatia.
Que medicamentos são usados no manejo da dor radicular crônica?
Falta consenso. Os medicamentos de primeira linha incluem remédios usados no tratamento de lesões nervosas, como gabapentina, pregabalina, antidepressivos tricíclicos e inibidores de recaptação.
O que se acredita ser a causa da dor neuropática?
Acredita-se que a dor neuropática aconteça quando a sensibilização dos sistemas nervosos centrais e periféricos( que proporcianam proteção durante o processo de cura) persiste após a cura dos tecidos lesionados.
Quais são algumas características da dor neuropática?
Dor espontânea sem estimulo, hiperalgesia e alódínia. A hiperalgesia é uma resposta exagerada da dor a um estímulo que normalmente é apenas levemente desconfortável( uma picada por exemplo). A alodínia é uma resposta anormal de dor a um estímulo que geralmente não é doloroso.