Cirurgia Torácica Flashcards

1
Q

Descreva as avaliações objetivas da função pulmonar que podem auxiliar a avaliação da compatibilidade para a pneumectomia e o tempo de extubação traqueal pós-operátória?

A

Nenhum teste de função respiratória tem sido comprovamente adequado para avaliar a possibilidade do paciente passar por uma pneumectonia nem o momento de extubação. A função respiratória deve ser avaliada em 3 áreas: mecânica respiratória, função do parênquima pulmonar e interação cardiopulmonar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Como a mecânica respiratória é avaliados antes da anestesia para ressecção pulmonar?

A

O teste mais útil da mecânica repiratória é o volume expiratório forçado em 1 minuto da espirometria. A espirometria pode usada para calcular o VEF1 pós-operatório previsto(ppoVEF1). Paciente com ppoVEF1 >40% tem baixo risco de complicações pulmonares no pós-operatório e os <30% alto risco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como a interação cardiopulmonar é avaliada antes da anestesia para ressecção pulmonar?

A

É mais precisamente avaliada através do teste físico para calcular o VO2 max, ambora alguns substitutos possam ser usados. Pacientes com o VO2 max menor que 15ml/kg/min tem risco maior de ter complicações pulmonares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como a cintilografia de ventilação e perfusão pode ajudar a prever a função pulmonar após a ressecção?

A

A cintilografia de ventilação e perfusão pode modificar ainda mais a ppoVEF1 ao fornecer uma avaliação da contribuição do pulmão ou do lobo após uma ressecção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Um paciente será submetido a uma lobectomia superior esquerda. Seu volume expiratório forçado em 1 segundo(VEF1) é igual a 62%. Qual o VEF1 pós-operatório previsto?(ppoVEF1)

A

É calculado usando a seguinte equação. ppoVEF1% = VEF1% no pré-op x (100 - % do tecido funcional removido)
A proporção do pulmão remoQuaivido será 10/42( 10 subsegmentos pulmonares num total de 42), isso é igual a 24%. Então a ppoVEF1 é de 62%x 0.76 = 47%

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em quais circunstâncias os testes de função pulmonar formal são exigidos para um paciente que tem uma ressecção pulmonar agendada?

A

Todos os pacientes devem passar por uma espirometria simples para avaliar CVF e VEF1. A decisão de recorrer ao teste formal de função pulmonar deve ser baseada na probabilidade de o paciente ter uma ppoVEF1 menor do que 40%. Pacientes com doença pulmonar adjacente ou grandes ressecção geralmente cumpre essa indicação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais intervenções pré-operatórias reduzem o risco de complicações pulmonares em um paciente com previsão de realizar uma lobectomia?

A

O ato de parar de fumar reduz o risco de complicações independente do tempo. Deve-se buscar sintomas e sinais de infecção, e se presente, paciente deve ser tratado e cirurgia remarcada, se possível. Pacientes com DPOC devem receber tratamento com broncodilatador e, se necessário, corticoesteroides. O paciente com DPOC também se beneficia de fisioterapia pré-operatória. Um programa abrangente de reabilitação pulmonar envolve fisioterapia, exercícios, nutrição e educação e melhora a capacidade funcional de pacientes com DPOC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Que intervenções pré-operatórias reduzem o risco de complicações cardíacas em um paciente com cancer de pumão em programação para realizar uma lobectomia?

A

A arritmia cardíaca é uma complicação comum após cirurgias torácicas ou esogfágicas. A arritmia mais comum é a fibrilação atrial e geralmente ocorre 2 a 3 dias após a cirurgia. Pode ser razoável fornecer diltiazem profilático em pacientes de alto risco (pacientes mais idosos submetidos a pneumectomia).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Descreva algumas considerações pré-operatórias específicas a pacientes com cancer de pulmão que serão submetidos a lobectomia.

A

Pacientes que passam por ressecção pulmonar para malignidade devem ser avaliados quanto aos quatro Ms: efeitos da MASSA, anosmalidades METABÓLICAS, METÁTASES e MEDICAMENTOS. Os feitos da massa incluem pneumonia obstrutiva, abcesso pulmonar, síndrome de veia cava superior, distorção traqueobrônquica, síndrome de Pancoast, e paresia do nervo laríngeo recorrente ou do nervo frênico. Os efeitos metabólicos incluem a Síndrome de Lambert-Eaton, hipercalcemia, hiponatremia e a Síndrome de Cushion. As metástases são do mais particularmente mais provaveis nos cérebros, ossos, fígado e glândulas supraadrenais. Os medicamentos, principalmente a quimioterapia, podem causar toxicidade pulmonar(bleomicina, mitomicina) toxicidade cardíaca (doxorrubicina) e toxicidade renal(cisplatina)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreva os efeitos fisiológicos e patológicos do fumo.

A

A nicotina e o monóxido de carbono são as principais substâncias tóxicas do fumo. A nicotina aumenta o efluxo simpático e a liberação de catecolamina, resultando no aumento da frequencia, inotropismo e resistência vascular periférica, aumentando o consumo de oxigênio pelo miocárdio. O monóxido de carbono diminui o transporte e a utilização de oxigênio. Outros componentes da fumaça do cigarro aumenta a viscosidade, a secreção e danificam o epitélio pulmonar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Descreva as indicações para o isolamento pulmonar

A

1-Permitir o acesso a ventilação seletiva e o acesso ao tórax e estruturas adjacentes. 2- Controlar a ventilação( fístula broncopleural 3- Prevenir a sujeira pulmonar contralateral( hemorragia pulmonar, fistula broncopleural e lavagem pulmonar completa) 4-Permitir padrões diferentes de ventilação em pacientes com lesão pulmonar unilateral

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Um tubo endobrônquico de duplo lúmen pode ser usado para o isolamento pulmonar. Quais as vantagens e desvantagens?

A

As vantagens do tubo duplo lúmen são: o posicionamento bem sucedido é fácil, reposicionamento é raramente necessário, a broncoscopia pode ser realizada no pulmão isolado, a sucção do pulmão isolado é possível, a CPAP é facilmente aplicada, a ventilação seletiva pode ser facilmente aplicada em cada um dos pulmões e é possóvel de se colocar sem auxilio de broncoscópio. As desvantagens são, a seleção do tamanho é mais difícil, é um desafio colocar em pacientes com via aérea díficil, não é a melhor opção para ventilação no pós-op e pode causar trauma laríngeo ou brônquico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais as vantagens e desvantagens de um bloqueador brônquico?

A

A seleção do tamanho não é um problema, permite ventilação durante colocação e é mais fácil de ser colocado em pacientes com via aérea difícil e crianças. A ventilação dos dois pulmões no pós-op é possivel, isolamento seletivo do lobo é possível, e a CPAP ao pulmão isolado é possível.
As desvantagens são a necessidade de mais tempo para ser colocado, exigência maior de reposição e necessidade de broncoscópio. Além disso, o isolamento pulmonar direito é limitado uma vez que o brônquio primário direito é muito curto em muitas pessoas, a broncoscopia no pulmão isolado não é possível, sucção mínima pode ser aplicada ao pulmão isolado e é difícil alternar a ventilação seletiva entre os pulmões.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as vantagens e desvantagens do tubo monolúmen?

A

Facilidade de colocação em paciente com via aérea difícil. A desvantagem é que pode ser necessário uso do broncoscópio, não permite broncoscopia, sucção ou CPAP no pulmão isolado. O cuff não foi projetado para isolamento e a ventilação seletiva do pulmão direito é muito difícil devido brônquio fonte curto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como se estima o tamanho correto de um tubo duplo lúmen?

A

Não há consenso. O tubo com tamanho ideal deve ter o diâmetro externo 1 a 2 mm menor que o diâmetro brônquico, para passagem do cuff. A preferência dos autores é um método baseado no sexo e na altura. Para mulheres com mais de 1.60m use um tubo 37 e para as que tem menos que isso use um 35. Para mulheres com menos de 1.52m considere 32. Para homens com mais de 1.70m, use 41, para aqueles com menos use 39. Para aqueles com menos de 1.60 considere 37. Uma medida importante é checar a radiografia para excluir anatomia aberrante, ou TC. Importante considerar que, em comparação ao tubo simples, ele possui um diâmetro externo maior e não deve ser avançado contra resistência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais as indicações para tubo duplo lúmen do lado direito?

A

Anatomia distorcida dos brônquios do lado esquerdo. Local da cirurgia envolvendo bronquio fonte esquerdo. Transplante pulmonar esquerdo, rompimento traqueobrônquico do lado esquerdo, pneumectomia esquerda ou ressecção em braçadeira do lado esquerdo.

17
Q

Quais são alguns dos possíveis problemas relacionados ao uso de um tubo duplo-lúmen do lado direito?

A

Um tubo no lado direito deve ser possicionado com uma abertura do lúmen endobrônquico no orifício do lobo superior. Um pequeno movimento no tubo distalmente pode levar a obstrução do lobo superior, causando hipóxia. Enquanto que o movimento proximal pode levar a perda do isolamento pulmonar. Recomenda-se que a anatomia traqueobrônquica seja verificada antes da inserção de um tubo direito.

18
Q

Descreva as características de desing da porção endonbrônquica de um tubo seletivo do lado direito que o diferencia de um do lado esquerdo

A

O tubo do lado direito incorpora um cuff modificado e uma abertura que permite ventilação para o lobo superior direito.

19
Q

Descreva as mudanças na relação V/Q que ocorre em um paciente anestesiado em decúbito lateral na iniciação de ventilação seletiva em uma cirurgia de peito aberto.

A

A perfusão do pulmão não-dependente e não ventilado diminui devido a vasoconstrição hipóxica e a gravidade. Favorecendo então a perfusão do pulmão ventilado dependente e diminuindo o shunt. A complacência do pulmão dependente diminui devido a mudança no sentido cefálico do diafragma causada pela indução da anestesia e do relaxamento muscular,, da mudança mediastinal depois da abertura torácica e da pressão e manipulação cirúrgica do mediastino. essa diminuição da complacência pode ser melhorada com PEEP. A PEEo entre 5 e 10 também auxilia a reduzir o fluxo sanguíneo para o pulmão não dependente. Porém, o excesso de PEEP pode aumentar a resistencia vascular pulmonar, aumento o fluxo de sangue para o pulmão não-dependente e piorando o shunt.