Eleições Flashcards
A justiça eleitoral é obrigada a fornecer instrumentos que auxiliem o analfabeto a votar?
Não
🔸 Art.89. Será permitido o uso de instrumentos que auxiliem o eleitor analfabeto a votar, não sendo a Justiça Eleitoral obrigada a fornecê-los.
Qual o lapso de tempo que não será mais recebido nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou transferência de título eleitoral?
Art. 91. Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição.
Quando o TSE poderá determinar de ofício a revisão ou correição das Zonas eleitorais em quais situações?
Art. 92. O Tribunal Superior Eleitoral, ao conduzir o processamento dos títulos eleitorais, determinará de ofício a revisão ou correição das Zonas Eleitorais sempre que:
I - o total de transferências de eleitores ocorridas no ano em curso seja 10% superior ao do ano anterior;
II - O eleitorado for superior ao dobro da população entre dez e 15 anos, somada à de idade superior a 70 anos do território daquele Município;
III - o eleitorado for superior a 65% da população projetada para aquele ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
O ajuizamento de ação eleitoral por candidato ou partido político impede a ação do MP no mesmo sentido?
↪️O ajuizamento de ação eleitoral por candidato ou partido político não impede ação do MP no mesmo sentido.
🔺Se proposta ação sobre o mesmo fato apreciado em outra cuja decisão ainda não transitou em julgado, será ela apensada ao processo anterior na instância em que ele se encontrar, figurando a parte como litisconsorte no feito principal.
🔺Se proposta ação sobre o mesmo fato apreciado em outra cuja decisão já tenha transitado em julgado, não será ela conhecida pelo juiz, ressalvada a apresentação de outras ou novas provas.
qual o número mínimo de parlamentares no debates eleitores transmitidos na rádio ou televisão?
➡️Mínimo de 5 parlamentares , observada proporcionalidade feminina
🔺Art. 46.Independentemente da veiculação de propaganda eleitoral gratuita no horário definido nesta Lei, é facultada a transmissão por emissora de rádio ou televisão de debates sobre as eleições majoritária ou proporcional, assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, 5 parlamentares, e facultada a dos demais, observado o seguinte: (…)
Quais as etapas das eleições?
Processo eleitoral- Fases:
Alistamento eleitoral (título de eleitor)
filiação partidária
convocação partidária (escolhidos os candidatos pelo partido)
registro da candidatura
propaganda eleitoral
votação
apuração
proclamação dos eleitos
diplomação
posse
As eleições para prefeito, vereador e deputados estaduais serão realizadas simultaneamente?
Não, apenas de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador.
O que acontece se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação no sistema majoritário?
§ 1º Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.
Para os partidos participarem das eleições até quantos meses devem ser registrados seu estatuto no TSE?
Art. 4º Poderá participar das eleições o partido que, até 6 meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no TSE, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.
Quais as vedações para o denominação da coligação?
§ 1º-A. A denominação da coligação não poderá coincidir, incluir ou fazer referência a nome ou número de candidato, nem conter pedido de voto para partido político.
Quantos delegados a coligação pode nomear para representar perante a Justiça Eleitoral? E quando o partido coligado pode atuar isoladamente?
a) três delegados perante o Juízo Eleitoral;
b) quatro delegados perante o Tribunal Regional Eleitoral;
c) cinco delegados perante o Tribunal Superior Eleitoral.
§ 4º O partido político coligado somente possui legitimidade para atuar de forma isolada no processo eleitoral quando questionar a validade da própria coligação, durante o período compreendido entre a data da convenção e o termo final do prazo para a impugnação do registro de candidatos.
É permitida a formação de federação após o prazo de realização de convenções?
Não:
Parágrafo único. É vedada a formação de federação de partidos após o prazo de realização das convenções partidárias.
As normas para a escolha e substituição dos candidatos estão disciplinadas na lei de eleições?
Não
Art. 7º As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas no estatuto do partido, observadas as disposições desta Lei.
§ 1º Em caso de omissão do estatuto, caberá ao órgão de direção nacional do partido estabelecer as normas a que se refere este artigo, publicando-as no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições.
Em caso de anulações de deliberações dos atos decorrentes de convenção partidária em decorrência de oposição de órgão de nível superior, quais medidas devem ser tomadas?
§ 3º As anulações de deliberações dos atos decorrentes de convenção partidária, na condição acima estabelecida, deverão ser comunicadas à Justiça Eleitoral no prazo de 30 dias após a data limite para o registro de candidatos.
§ 4º Se, da anulação, decorrer a necessidade de escolha de novos candidatos, o pedido de registro deverá ser apresentado à Justiça Eleitoral nos 10 dias seguintes à deliberação, observado o disposto no art. 13.
A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas em qual período?
Art. 8º A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano em que se realizarem as eleições, lavrando-se a respectiva ata em livro aberto, rubricado pela Justiça Eleitoral, publicada em 24 horas em qualquer meio de comunicação.
§ 2º Para a realização das convenções de escolha de candidatos, os partidos políticos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento.
Para concorrer às eleições, quais dois requisitos é exigido do candidato na lei de eleições?
Art. 9º Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de 6 meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.
Qual o mínimo e máximo de porcentagem para cada sexo de cada partido?
§ 3º Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.
Até qual horário e dia, os partidos coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos ?
Art. 11. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as 19 horas do dia 15 de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
Quais cargos devem fornecer suas propostas no registro da candidatura?
Candidato a Prefeito, a Governador de Estado e a Presidente da República.
Qual a data para verificar a idade mínima estabelecida como condição de elegibilidade?
§ 2o A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em 18 anos, hipótese em que será aferida na data-limite para o pedido de registro.
Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, o que esses que não foram registrados podem fazer?
§ 4º Na hipótese de o partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos, estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.
O que a certidão de quitação eleitoral abrangerá exclusivamente? (5)
§7º A certidão de quitação eleitoral abrangerá exclusivamente
1-plenitude do gozo dos direitos políticos
2-o regular exercício do voto
3-atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito,
4-a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não remitidas
5- apresentação de contas de campanha eleitoral.
Como funcionaria o parcelamento de multa eleitoral em casos de pré-candidato?
III - o parcelamento das multas eleitorais é direito dos cidadãos e das pessoas jurídicas e pode ser feito em até 60 meses, salvo quando o valor da parcela ultrapassar 5% da renda mensal, no caso de cidadão, ou 2% do faturamento, no caso de pessoa jurídica, hipótese em que poderá estender-se por prazo superior, de modo que as parcelas não ultrapassem os referidos limites;
Como funcionaria o parcelamento de multa eleitoral em casos de candidato?
Parcelamento em até 60 meses, salvo se o valor da parcela ultrapassar o limite de 2% do repasse mensal do Fundo Partidário, hipótese em que poderá estender-se por prazo superior, de modo que as parcelas não ultrapassem o referido limite.