Doença pulmonar obstrutiva crônica Flashcards

1
Q

Fatores de risco da DPOC

A

Tabagismo, fumaça de lenha, poluição do ar, exposição ocupacional e deficiência de alfa-1 antitripsina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Fisiopatologia da DPOC

A

1) Geral: hiperplasia e hipertrofia de células glandulares (maior produção de muco), perda dos cílios de células ciliadas, hipertrofia da camada muscular lisa (liberação de citocinas), obstrução da via aérea (parede mais espessa e com muita secreção) e destruição do parênquima (liberação de proteases com o processo inflamatório crônico).
2) Bronquite crônica: hipertrofia muscular e fibrose, causando estreitamento das vias aéreas. Tosse produtiva por 3 meses em 2 anos consecutivos.
3) Enfisema pulmonar: destruição de fibras elásticas e apoptose de células, destruindo ácinos e lóbulos pulmonares, causando perda de elasticidade e, portanto, diminuição do fluxo expiratório. Há hiperinsuflação (ar entra, não recebe troca e sai com dificuldade) e, assim, compressão do diafragma. Hipoventilação, hipercapnia, taquipneia e falência respiratória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Fisiopatologia da DPOC II

A

Associação de bronquite crônica e enfisema.
Fumaça do cigarro provoca a produção de proteases por estimular macrófagos, e elas lesam os brônquios e destróem os alvéolos.
A diminuição do calibre dos bronquíolos faz com que as áreas sejam menos ventiladas, mas a circulação está preservada, então há menos oxigênio para deixar o sangue arterial (efeito shunt), gerando hipóxia e hipercapnia.
Com a hipóxia, ocorre vasoconstrição pulmonar e, portanto, acúmulo de sangue no VD, causando IC direita ou cor pulmonale.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Exacerbação aguda da DPOC

A

Piora da dispneia e aumento ou alteração da coloração da secreção.
Fator prognóstico importante.
Causada por infecções virais, TEP, pneumotórax.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Diagnóstico da DPOC

A

1) Clínico: tosse crônica produtiva, dispneia e história de exposição a agentes nocivos.
2) Exame físico: tórax em tonel, paciente magro e com tiragem, estase jugular, sibilância/estertores, murmúrio vesicular diminuído, cianose e edema de membros inferiores.
3) Laboratoriais: hemograma (poliglobulia) e gasometria (hipóxia, hipercapnia, bicarbonato aumentado e pH normal).
4) Imagem: radiografia (retificação do diafragma, hipertransparência e aumento do nº de espaço intercostais) e tomografia (áreas mais escuras do enfisema e espessamento brônquico).
5) Espirometria: limitação do fluxo aéreo e ausência de resposta a broncodilatador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Tratamento da DPOC

A

Broncodilatadores (beta-2 de curta duração para resgate e de longa duração, anticolinérgicos e xantinas), corticoides (inalatórios ou, em crises, sistêmicos), macrolídeos, cessação do tabagismo, vacinação (influenza e pneumococo), reabilitação pulmonar e oxigenioterapia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly