DM Flashcards
Julgue a afirmativa: a metformina está contraindicada na vigência de disfunção renal (Cr > 1,4 mg/dL em mulheres e > 1,5 mg/dL em homens).
R: Correta.
Outros hipoglicemiantes orais também não estão indicados, visto que a menor TFG aumenta a meia-vida dessas drogas, o que acarreta enorme risco de hipoglicemia (que pode ser profunda e prolongada).
Quais as metas no tratamento de DM tipo 2?
Hb1Ac < 7%; Glicemia pré-prandial entre 8-130 mg/dL; Glicemia pós-prandial < 180 mg/dL.
Quais as indicações de insulinoterapia no DM tipo II?
Dica: são 4 indicações.
R: 1) Pacientes refratários à dieta + exercícios + monoterapia com metformina ou terapia combinada (metformina + SU, por exemplo);
2) Pacientes em franco estado catabólico: emagrecimento + poliúria + polidpsia + polifagia, com glicemia de jejum > 250 mg/dL ou glicemias aleatórias persistentemente acima de 300 mg/dL;
3) Troca de diagnóstico (o que parecia uma DM tipo 2 é na verdade uma LADA);
4) Situações especiais: gestantes, pré-operatório e doentes críticos.
Quadro clínico de pacientes com cetoacidose diabética. Dica: 4 sintomas
1) Poliúria;
2) Polifagia;
3) Polidipsia;
4) Emagrecimento.
Dentre os tipos de cirurgias bariátricas, quais são aquelas que promovem melhor resposta no controle glicêmico em pacientes mórbidos com DM II?
R: Cirurgia de Scopinaro (derivação biliopancreática) e Capella (by-pass gástrico em Y de Roux).
Quais os pares cranianos mais acometidos pela neuropatia diabética?
R: III (oculomotor), VI (abducente) e o VII (facial).
A que grupo de hipoglicemiantes pertence a nateglinida? Qual sua ação? Qual dose é sua dose? Qual sua indicação?
R: Metiglinida, agindo como secretagogo oral que estimula a produção de insulina pela célula betapancreática, atuando em receptor diferente do das sulfonilureias. Possui meia-vida curta, sendo indicada para controle das hiperglicemias pós-prandiais. Comprimido padrão possui 120mg, podendo ser partido ao meio (60mg). Medicação usada nas refeições principais (dose de 180-360mg).
Julgue a afirmativa: Em DM II, valores de glicemia > 300 mg/dL produzem um efeito progressivo de “glicotoxicidade”, que diminui a responsividade aos hipoglicemiantes orais, necessitando-se início de insulinoterapia.
R: Verdadeira.
O que significa a insulinização “bedtime”?
R: Referente ao inicio de insulinização em pacientes com suspeita diagnóstico de DM II e LADA, cuja insulina usada é NPH 10 UI SC à noite. Recomendações da ADA indicam também uso 2x/dia (manhã e noite).
Quais suportes homeostáticos sempre necessários no tratamento de cetoacidose diabética?
R: 1) Reposição volêmica; 2) reposição de K+; 3) reposição de insulina.
Julgue a afirmativa: a mudança dietética só permite uma redução de 30 mg/dL do LDL. Caso o LDL do paciente esteja > 30 do alvo, necessária adm de estatina.
R: Verdadeiro.
Quais as características da Glargina?
R: insulina de ação prolongada, início de ação 2-4h após adm, sem pico sérico, com duração efetiva de 24h.
Quais as características da insulina regular?
R: insulina de ação rápida, início de ação em 30 min/1h após adm, com pico sérico em torno de 2-3h, com duração efetiva de 5-10h.
Quais as características da insulina Aspart?
R: insulina de ação ultrarrápida, com início de ação em 5-15 min após adm, com pico sérico em 30 min/1,5h, duração efetiva de 4-6h.
Quais as características da Lispro?
R: insulina de ação ultrarrápida, com início de ação em 5-15 min após adm, com pico sérico em 30 min/1,5h, duração efetiva de 4-6h.