Disposições Setoriais Art 40- Art 52 Flashcards
Conceitua-se compra: aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente, considerada imediata aquela com prazo de entrega de até ________dias da ordem de fornecimento;
30 (trinta)
Os itens de consumo adquiridos para suprir as demandas das estruturas da Administração Pública deverão ser de qualidade comum, não superior à necessária para cumprir as finalidades às quais se destinam, vedada a aquisição de artigos de _______.
luxo
§ 1º Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário definirão em regulamento os limites para o enquadramento dos bens de consumo nas categorias comum e luxo.
§ 2º A partir de 180 (cento e oitenta) dias contados da promulgação desta Lei, novas compras de bens de consumo só poderão ser efetivadas com a edição, pela autoridade competente, do regulamento a que se refere o § 1º deste artigo. Ou seja,
Depois de 180 dias, só é possível comprar bens de consumo se houver regras claras e estabelecidas pelo governo sobre quais produtos se enquadram como comuns e luxuosos.
Quando houver a possibilidade de compra ou de locação de bens, o estudo técnico preliminar deverá considerar os custos e os benefícios de cada opção, com indicação da alternativa mais vantajosa. Exemplificando:
o ETP deverá fazer um levantamento para a Adm Púb se seria mais vantajoso alocar ou comprar um bem.
Administração poderá excepcionalmente exigir amostra ou prova de conceito do bem.
Certo
Administração poderá excepcionalmente solicitar, motivadamente, carta de solidariedade emitida pelo fabricante, que assegure a execução do contrato, no caso de licitante revendedor ou distribuidor.
Certo
É vedada a preferência de marca para fins de inexigibilidade.
Certo
Administração poderá excepcionalmente indicar uma ou mais marcas ou modelos, desde que formalmente justificado e desde que haja:
- Necessidade de padronização;
- Compatibilidade com plataformas e padrões já adotados;
- Únicos capazes de atender às necessidades;
- Quando a descrição do objeto servir como referência (Ex: Produtos antigos- Formato padrão caneta bic).
Administração poderá excepcionalmente vedar a contratação de marca ou produto, quando, mediante processo administrativo, restar comprovado que produtos adquiridos e utilizados anteriormente pela Administração não atendem a requisitos indispensáveis ao pleno adimplemento da obrigação contratual; Ou seja,
Exemplo: Órgão Público adquiriu impressoras de uma marca específica, mas após constantes falhas, foi comprovado que não atendiam aos requisitos de qualidade. Assim, a lei veda a contratação da mesma marca.
O planejamento de compras deverá considerar a expectativa de consumo anual e observar o seguinte:
I - condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado;
II - processamento por meio de sistema de registro de preços, quando pertinente;
III - determinação de unidades e quantidades a serem adquiridas;
IV - condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material;
Certo
O planejamento de compras deverá considerar atendimento aos princípios:
a) da padronização, considerada a compatibilidade de especificações estéticas, técnicas ou de desempenho;
b) do parcelamento, quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso;
c) da responsabilidade fiscal, mediante a comparação da despesa estimada com a prevista no orçamento.
Certo
O processo de padronização deverá conter:
I - parecer técnico sobre o produto, considerados especificações técnicas e estéticas, desempenho, análise de contratações anteriores, custo e condições de manutenção e garantia;
Certo
O processo de padronização deverá conter:
II - despacho motivado da autoridade superior, com a adoção do padrão;
Certo
O processo de padronização deverá conter:
III - síntese da justificativa e descrição sucinta do padrão definido, divulgadas em sítio eletrônico oficial.
Certo
É permitida a padronização com base em processo de outro órgão ou entidade de nível federativo igual ou superior ao do órgão adquirente, devendo o ato que decidir pela adesão a outra padronização ser devidamente motivado, com indicação da necessidade da Administração e dos riscos decorrentes dessa decisão, e divulgado em sítio eletrônico oficial.
Certo
Na aplicação do princípio do parcelamento, referente às compras, deverão ser considerados:
I - a viabilidade da divisão do objeto em lotes;
II - o aproveitamento das peculiaridades do mercado local, com vistas à economicidade, sempre que possível, desde que atendidos os parâmetros de qualidade; e
III - o dever de buscar a ampliação da competição e de evitar a concentração de mercado.
Certo
O parcelamento não será adotado quando:
I - a economia de escala, a redução de custos de gestão de contratos ou a maior vantagem na contratação recomendar a compra do item do mesmo fornecedor; Ou seja,
Quando é mais vantajoso comprar todos os itens de um único fornecedor devido a economia de escala, redução de custos de gestão de contratos ou melhores condições de negociação, o parcelamento não é adotado.
O parcelamento não será adotado quando:
II - o objeto a ser contratado configurar sistema único e integrado e houver a possibilidade de risco ao conjunto do objeto pretendido; Exemplo:
Se o que está sendo adquirido é um sistema que precisa funcionar como um todo, dividir a compra pode comprometer o funcionamento correto do sistema.
O parcelamento não será adotado quando:
III - o processo de padronização ou de escolha de marca levar a fornecedor exclusivo (INEXIGIBILIDADE). Ou seja,
Se para seguir determinado padrão, for necessário a escolha de fornecedor exclusivo, não poderá adentrar outro fornecedor.
DAS OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
_________: toda atividade estabelecida, por força de lei, como privativa das profissões de arquiteto e engenheiro que implica intervenção no meio ambiente por meio de um conjunto harmônico de ações que, agregadas, formam um todo que inova o espaço físico da natureza ou acarreta alteração substancial das características originais de bem imóvel;
obra