Direitos Fundamentais Individuais e Coletivos na CF/1988 Flashcards
Não é possível haver uma hierarquização prévia, in abstrato, entre direitos fundamentais, já que sua aplicação somente pose de verificar caso a caso.
Todavia, o STF reconhece a dignidade da pessoa humana como um super princípios.
Neste sentido, o ministro Roberto Barroso afirma que a dignidade da pessoa humana pode ser dividida em três componentes: valor intrínseco; autonomia; e, valor comunitário.
Agora, responda: o que a teoria constitucional majoritária discorre sobre a dignidade da pessoa humana?
Teoria constitucional majoritária - a dignidade da pessoa humana é erigida à condição de metaprincípio, pois irradia valores e vetores de interpretação para todos os demais direitos fundamentais.
Sobre o direito à vida (não absoluto), marque V ou F:
- Para o STF, é constitucional a interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de feto anencéfalo seria conduta tipificada.
- Para o STF, a Lei de Biossegurança, na parte que permite a pesquisa com células-tronco envolvendo embriões humanos, é inconstitucional.
- O aborto não é crime, somente nos seguintes casos: se há outro meio de salvar a vida da gestante; e, no caso de gravidez resultante de estupro.
- Para o STF, a Lei de Anistia é constitucional e alcança os crimes de qualquer natureza praticados pelos agentes da repressão no período compreendido entre 2.9.61 a 15.8.79. Contudo, a Corte Interamericana concluiu que as disposições da Lei de Anistia que impedem a investigação e sanção de graves violações de direitos humanos são incompatíveis com a Convenção Americana e carecem de efeitos jurídicos.
- A integridade física do indivíduo é um direito fundamental, decorrente do direito à vida. A alienação em vida é constitucional à título gratuito; já a post mortem depende de autorização e deverá ser precedida de diagnóstico de morte encefálica, constatada e registrada por 2 médicos.
- F - é inconstitucional.
- F - é constitucional.
- F - além destes 2 casos tipificados no CPP, o STF afirma que o aborto não é crime no caso de interrupção da gravidez de feto anencéfalo. O aborto no primeiro trimestre da gestação ainda não foi descriminado; não houve julgamento pelo Plenário do STF.
- V.
- V.
Sobre o direito geral de liberdade, tem-se a liberdade: de ação; de manifestação de pensamento e de expressão; de consciência e de crença; de locomoção; de profissão; de reunião; e, de associação.
Agora, sobre a liberdade de manifestação de pensamento e de expressão, marque V ou F:
1. É limitado por outros direitos e garantias fundamentais. 2. A CF veda anonimato, uma vez que é por meio do conhecimento da autoria que se faz possível a utilização do direito de resposta; a censura, que é a ação governamental de caráter prévio e vinculante sobre o conteúdo de uma determinada mensagem.
3. O STF não recepcionou a Lei de Imprensa, em razão de seu caráter antidemocrático, tornando excepcional qualquer tipo de intervenção estatal na divulgação de notícias e de opiniões.
4. Para o STF, não é possível o afastamento da liberdade de expressão.
- V.
- V.
- V.
- F - é possível, de forma excepcional e o ônus argumentativo é de quem sustenta o direito oposto.
Sobre o direito à liberdade de manifestação de pensamento e de expressão, protegido constitucionalmente, no seu duplo aspecto: positivo e negativo, marque V ou F:
- Para o STF, é necessário a autorização prévia para a publicação de biografias não autorizadas.
- Para o STF, o discurso de ódio justifica, excepcionalmente, a não aplicação do direito à liberdade de expressão, somente se representar perigo claro e eminente de uma ação concreta que venha a violar outro direito fundamental.
- A Lei Geral da Copa restringiu a liberdade de expressão nos locais oficiais da competição da Copa do Mundo da FIFA 2014 e, por isso, foi considerada inconstitucional pelo STF.
- F - não é necessário.
- V.
- F - foi considerada constitucional, pois o direito à liberdade de expressão não é absoluto, segundo o STF.
Sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, responda:
- Para, o STF, o curandeirismo é tutelado por este direito?
- Para o STF, o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras pode ter natureza confessional, ou seja, pode sim ser vinculado a religiões específicas. O que não se admite?
- Sobre o proselitismo religioso, o STF discorre que, pregar um discurso de que as religiões são desiguais e de que uma é inferior à outra, não configura, por si só, crime. O que é necessário, para esta configuração?
- Para o STF, não é possível a designação de data alternativa para a realização do ENEM, em razão do exame ocorrer em data específica para professar determinada religião. Qual o fundamento aqui?
- Não.
- O STF não admite o dirigismo estatal no ensino religioso.
- É necessário a demonstração do especial fim de supressão ou redução da dignidade do diferente.
- O princípio da isonomia.
O direito à liberdade de locomoção tem, como seu mecanismo de proteção, o () ().
Habeas Corpus.
A liberdade de profissão é uma norma de eficácia contida, pois pode ser restringida pela própria CF e pelo legislador infraconstitucional.
Para o STF, qualquer tipo de restrição à liberdade de locomoção só se justificaria se existir o que?
Se existir necessidade de proteção a um interesse público, a exemplo de atividades para as quais fosse requerido conhecimento específico, técnico, ou ainda habilidade já demonstrada.
Sobre a liberdade de reunião, tem-se que, no caso de ocorrer em espaços públicos abertos, deve haver o () () à autoridade competente, a fim de que esta dê proteção ao evento.
Prévio aviso. Conforme a CF, não é necessária autorização prévia, isto é, o consentimento do Poder Público.
Sobre a liberdade de associação, tem-se que, para a criação da associação, é necessário pluralidade de pessoas; objetivo comum de estabilidade; ato de vontade; pode ser despersonalizada; não depende de autorização do Poder Público.
Sobre este direito, marque V ou F:
1. Para o ajuizamento das demandas judiciais é necessária a autorização dos membros da entidade de classe (associados), declaração esta que deve ser expressa, não sendo suficiente a autorização estatutária genérica. Qual demanda judicial é exceção à regra de necessidade de autorização?
2. Quais associados podem executar título judicial proferido em ação coletiva?
3. É possível, na fase de execução do título judicial, alterá-lo para que fossem incluídas pessoas não apontadas como beneficiárias na inicial da ação de conhecimento?
- Mandado de segurança coletivo (independe da autorização dos associados).
- Somente os associados que apresentaram, na data da propositura da ação de conhecimento, autorizações individuais expressas à associação.
- Não (para o STF).
Sobre o direito fundamental à igualdade, responda:
- As discriminações lícitas são mecanismo necessários à proteção das minorias, sendo, portanto, permitidas; já as discriminações ilícitas são vedadas. Justifique.
- Diferencia a igualdade na Lei de a igualdade perante a Lei.
- Para o STF, é possível a segunda chamada em etapa de concurso público? E, exigência de teste de esforço físico em concurso público, diferenciado por faixa etária?
- Para o STF, é possível a exigência de títulos em concurso público. Qual princípio deve ser analisado aqui, caso à caso?
- As ações afirmativas referem-se à uma política social de discriminação positiva, que visa corrigir desigualdades de cunho histórico. Cite 02 exemplos de ações afirmativas.
- Isto pois, são elementos arbitrários e, por isso, lesivos à própria igualdade.
- Igualdade na Lei - direcionada ao legislador; igualdade perante a Lei - dirigida aos aplicadores do direito.
- Ambas, não, sob pena de ofensa ao princípio da isonomia.
- O princípio da razoabilidade.
- Sistema de cotas como meio de ingresso em seus cursos de nível superior (ex. 20% das vagas para negros); e, PROUNI - programa que visa a concessão de bolsas de estudos em universidades privadas.
Sobre o direito fundamental de propriedade marque V ou F:
- A função social da propriedade é elemento limitador do direito de propriedade.
- As formas de intervenção estatal no direito de propriedade são: servidão; desapropriação; e, requisição.
- Servidão é direito real público, que autoriza o Poder Público à usar uma propriedade imóvel para permitir a execução de obras e serviços de interesse coletivo; decorre de acordo ou sentença judicial.
- Desapropriação é procedimento administrativo de direito público, no qual o PP transfere para si a propriedade de um terceiro, por razões definidas como utilidade pública, necessidade pública ou interesse social; a ação de desapropriação é proposta pelo PP contra o desapropriado, quando este não concorda com o valor oferecido à título de indenização; na apropriação indireta o poder público, violando o devido processo legal, expropria bem do particular, sendo possível ação expropriatória indireta que objetiva indenização por perdas e danos, enquanto não houver a usucapião.
- Requisição ocorre em razão de iminente perigo público.
- A Lei 8.009/90 afirma ser impenhorável o bem de família legal, inclusive, nos casos de dívidas do fiador decorrentes do contrato de locação e, também do fiador, nos contratos de locação comercial.
- F - é elemento integrador do conceito de propriedade, como seu objeto constitutivo.
- V.
- V.
- V.
- V.
- F - o STF afirma que a presunção de impenhorabilidade do bem de família não é absoluta, ao passo que, nos 2 casos citados o bem de família não é impenhorável.
Sobre o direito fundamental à privacidade, à intimidade e à imagem, responda:
- Diferencia honra subjetiva e honra objetiva.
- Diferencia imagem-retrato e imagem-atributo.
- Diferencie direito à privacidade de o direito à intimidade.
- Honra subjetiva - sentimento de autoestima do indivíduo; honra objetiva - reputação no meio social.
- Imagem-retrato: direito à reprodução gráfica do sujeito (total ou parcial); imagem-atributo: conjunto de atributos cultivados pelo indivíduo e reconhecidos pelo meio social.
- Direto à privacidade - à vida privada; Direito à intimidade - protege relações íntimas ou pessoais.
Sobre as quebras de sigilos: de correspondência, comunicação telegráfica e de dados, complete:
- São invioláveis, mas não podem ser entendidas como ().
- O sigilo bancário pode ser quebrado por ordem judicial, mas também, pelas Comissões Parlamentares de Inquérito, pelos () () e TCU, nestes dois, somente se o caso em debate guardar envolvimento com dinheiro ou verbas públicas; e, pelos entes federados, em relação às informações sobre as movimentações bancárias dos contribuintes; conforme STF.
- O sigilo das comunicações poderá ser suspenso em razão da vigência de estado de defesa e () () ().
- A () () é feita por um dos interlocutores, sem o consentimento do outro interlocutor. É lícita.
- A () () é a captação e gravação de conversa telefônica, no momento em que se realiza, feita por terceiros, sem o conhecimento dos interlocutores. Os requisitos constitucionais são: ordem judicial; na forma de nas hipóteses que a Lei estabelecer; e, para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Os requisitos infraconstitucionais são: indícios razoáveis de autoria ou participação; a prova não puder ser feita por outros meios disponíveis; e, pena de reclusão. Poderá ser determinada pelo juiz, de ofício ou à requerimento da autoridade policial, na investigação criminal e, do MP, na investigação criminal e instrução processual penal.
- É possível a utilização de dados obtidos por descoberta fortuita em interceptações telefônicas devidamente autorizadas como () () em processo administrativo disciplinar (PAD).
- A interceptação telefônica da comunicação entre acusado e sucessor não pode ser usada, com base no () () do advogado no exercício de sua profissão.
- As interceptações telefônicas sem autorização judicial, em regra, são provas (), mas existem 2 exceções, que envolvem, o princípio da proporcionalidade pro réu e a legítima defesa das liberdades públicas fundamentais.
- Absolutas.
- Ministério Público.
- Estado de Sítio.
- Gravação clandestina.
- Interceptação telefônica.
- Prova emprestada.
- Sigilo profissional.
- Ilícitas.
Sobre o direito fundamental à inviolabilidade do domicílio, responda:
- Quais as exceções, durante o dia e à noite?
- O que é necessário para o deferimento de ordem judicial de busca e apreensão domiciliar?
- Durante o dia e a noite - desastre, prestação de socorro e flagrante delito. Durante o dia - autorização judicial.
- A existência de fundadas razões que a autorizem.
Sobre o direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada, marque V ou F:
- Há direito adquirido à regime jurídico.
- A garantia da irretroatividade da Lei não é invocável pela entidade estatal que a tenha editado.
- A administração pode anular ou revogar seus próprios atos.
- A redução das remunerações acima do teto afronta o princípio da irredutibilidade e viola a garantia constitucional do direito adquirido.
- A observância do ato jurídico perfeito alcança qualquer espécie de atos normativos, inclusive os de ordem pública.
- O STF adota a relativização da coisa julgada.
- Sobre a coisa julgada, o STF adota a teoria do Fato Consumado no caso de posse em cargo público por força de decisão judicial provisória.
- F - não há, desde que o novo sistema normativo assegure a irredutibilidade dos ganhos anteriormente percebidos, podendo inclusive ser o sistema de vencimento único.
- V.
- V.
- F - toda falsa.
- V.
- V.
- F - não adota. Exceção: se a pessoa, após permanecer vários anos no cargo, conseguiu a concessão de aposentadoria, em razão do princípio da proteção da confiança legítima.