Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Flashcards
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à _____ e à _____.
segurança / propriedade
O caput do art. 5º da CF enumera cinco direitos fundamentais – os direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Desses direitos é que derivam todos os outros, relacionados nos diversos incisos do art. 5º.
A doutrina considera, inclusive, que os diversos incisos do art. 5º são desdobramentos dos direitos previstos no caput desse artigo.
[LER]
O estrangeiro, mesmo aquele sem domicílio no Brasil, tem
direito a todas as prerrogativas básicas que lhe assegurem a preservação do status libertatis e a observância, pelo poder público, da cláusula constitucional do due process. CERTO ou ERRADO?
CERTO! É o que determina o STF.
Apesar de o art. 5º, caput, referir-se como titular dos direitos fundamentais apenas “brasileiros e estrangeiros residentes no país”
O estrangeiro que se encontra no Brasil pode, por exemplo, impetrar habeas corpus, mesmo não residindo no país. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Apesar de o art. 5º, caput, referir-se como titular dos direitos fundamentais apenas “brasileiros e estrangeiros residentes no país”
O direito de propriedade é garantido ao estrangeiro não residente. CERTO ou ERRADO?
CERTO! É o que determina o STF
Os direitos fundamentais não têm como titular apenas as pessoas físicas; as pessoas jurídicas e até mesmo o próprio Estado são titulares de direitos fundamentais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os estrangeiros residentes no país, uma vez atendidos os
requisitos constitucionais, são beneficiários da assistência social, fazendo jus ao denominado benefício de prestação continuada (BPC). CERTO ou ERRADO?
CERTO! (Nesse caso, claro, residentes no país)
O STF já decidiu que assiste aos indivíduos o direito à busca pela felicidade como forma de realização do princípio da ______.
dignidade da pessoa humana
A interrupção da gravidez de feto anencéfalo, sem autorização judicial, não é tipificada como crime de aborto. CERTO ou ERRADO?
CERTO! O STF entende que o anencéfalo, por ser inviável, não seria titular do direito à vida.
Podendo a gestante interromper a gravidez, quando previamente diagnosticada por profissional habilitado, sem estar compelida a apresentar autorização judicial ou qualquer outra forma de permissão do Estado.
É legítima e não ofende o direito à vida nem, tampouco, a dignidade da pessoa humana a realização de pesquisas com células-tronco embrionárias, obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados nesse procedimento. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Por se tratar de cláusula pétrea, emenda constitucional não pode estabelecer, no Brasil, novas hipóteses de pena de morte.
Essa ampliação não poderia nem mesmo ser feita por
meio de uma nova Constituição, em respeito ao princípio da vedação ao retrocesso. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A interpretação constitucionalmente adequada do direito à vida somente autorizaria o uso de força letal por agentes de Estado em casos extremos quando:
(i) exauridos todos os demais meios, inclusive os de armas não letais;
(ii) necessário para proteger a vida ou prevenir um dano sério,
(iii) decorrente de uma ameaça concreta e iminente.
Essa ação pode ser feita para proteger bens econômicos?
NÃO! Somente pode ser permitido o uso de força letal para proteger exclusivamente a vida – e nenhum outro bem – de uma ameaça iminente e concreta
A segurança é um direito fundamental. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Consta do caput do art. 5º
Com base no princípio da Igualdade:
O legislador fica obrigado a obedecer à ______, não podendo criar leis que discriminem pessoas que se encontram em situação equivalente, exceto quando houver razoabilidade para tal.
Os intérpretes e aplicadores da lei, por sua vez, ficam limitados pela _____, não podendo diferenciar, quando da aplicação do Direito, aqueles a quem a lei concedeu tratamento igual
“igualdade na lei”
“igualdade perante a lei”
A igualdade material não proíbe que a lei crie discriminações, desde que estas obedeçam ao princípio da razoabilidade.
Seria o caso, por exemplo, de um concurso para agente penitenciário de prisão feminina restrito a mulheres.
CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Afronta o princípio da isonomia a adoção de critérios distintos para a promoção de integrantes do corpo feminino e masculino da Aeronáutica. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Não afronta!
Trata-se de uma hipótese em que adistinção entre homens e mulheres visa atingir a igualdade material, sendo, portanto, razoável.
Os atos infralegais podem determinar discriminações às pessoas objetivando a igualdade material. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Só a lei ou a própria Constituição podem determinar discriminações entre as pessoas.
Os transgêneros têm o direito de alteração do nome e do gênero (sexo) diretamente no registro civil, independentemente da realização de cirurgia de transgenitalização ou de tratamento hormonal. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A alteração do nome e do sexo pelo transgênero independe de qualquer processo judicial, ocorrendo diretamente no registro civil. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A tese da “legítima defesa da honra” é inconstitucional por contrariar os princípios da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero.
O que seria essa tese?
A alegação de homens que praticavam feminicídio ou outra forma de violência com a justificativa de reprimir o adultério
O princípio da isonomia autoriza o Poder Judiciário a estender a alguns grupos vantagens estabelecidas por lei a outros. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Nesse caso o Judiciário estaria legislando
“Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia”. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Infelizmente
Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Qual a diferença entre o princípio da legalidade e o princípio da reserva legal?
Legalidade: “Lei” em sentido amplo, abrangendo todo e qualquer ato normativo estatal (incluindo atos infralegais). [lei em sentido material]
Reserva legal: A Constituição exige expressamente que
determinada matéria seja regulada por lei formal ou atos com força de lei (decretos autônomos, por exemplo). O vocábulo “lei” é, aqui, usado em um sentido mais restrito
José Afonso da Silva classifica a reserva legal do ponto de vista do vínculo imposto ao legislador como absoluta ou relativa. O que seria cada uma delas?
Reserva legal absoluta: A norma constitucional exige, para sua integral regulamentação, a edição de lei formal, entendida como ato normativo emanado do Congresso Nacional e elaborado de acordo com o processo legislativo previsto pela Constituição.
Reserva legal relativa: A Constituição exige lei formal mas permite que a lei fixe apenas parâmetros de atuação para o órgão administrativo, que poderá complementá-la por ato infralegal, respeitados os limites estabelecidos pela legislação.