Organização do Estado Flashcards
Os órgãos e entidades da administração pública, individual ou conjuntamente, devem realizar ______, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados, na forma da lei.
avaliação das políticas públicas
Órgãos e entidades da administração pública, individual ou conjuntamente, devem realizar avaliação de políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados, na forma de lei complementar. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Somente na forma da lei
A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, sendo obrigatória, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A celebração de convênios ou contratos entre os entes federados para visando à manutenção de escolas de governo para formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos é facultativa.
Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade.
[LER]
O mero exercício de função pública não pode ser considerado como título em concurso público, uma vez que isso representaria violação ao princípio da isonomia. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
É inconstitucional a reestruturação de quadro funcional por meio de aglutinação, em uma única carreira, de cargos diversos, quando a nova carreira tiver atribuições e responsabilidades diferentes dos cargos originais. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Por dispensar o concurso público,
É inconstitucional o aproveitamento de servidor, aprovado em concurso público a exigir formação de nível médio, em cargo que pressuponha escolaridade superior. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O STF considera que, comprovada a necessidade de pessoal e a existência de vaga, configura preterição de candidato aprovado em concurso público o preenchimento da vaga, ainda que de forma temporária. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Ex: Ao invés de chamar os aprovados em concurso ou o CR, a Administração faz diversas contratações temporárias.
Claro está que os candidatos que estavam em cadastro de reserva foram preteridos.
“A aprovação do candidato dentro do cadastro de reserva, ainda que fora do número de vagas inicialmente previstas no edital do concurso público, confere-lhe o direito subjetivo à nomeação para o respectivo cargo se, durante o prazo de validade do concurso, demonstrado o interesse da Administração Pública, surgirem novas vagas, seja em razão da criação de novos cargos mediante lei, seja em virtude de vacância decorrente de exoneração, demissão, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável ou falecimento”
[LER]
Não há direito à prova de segunda chamada nos testes de aptidão física, em razão de circunstâncias pessoais, ainda que de caráter fisiológico ou de força maior, salvo disposição em contrário no edital. CERTO oui ERRADO?
CERTO!
Inexiste direito à remarcação de teste de aptidão física em razão de problema pessoal de saúde. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Segundo o STF, é inconstitucional a fixação de critério de desempate em concursos públicos que favoreça candidatos que pertencem ao serviço público de um determinado ente federativo. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
É constitucional a remarcação do teste de aptidão física de candidata que esteja grávida à época de sua realização, independentemente da previsão expressa em edital do concurso público. CERTO ou ERRADO?
CERTO! (Porém se a pessoa estiver doente, não pode remarcar)
É obrigatória a realização de etapas de concurso público em datas e horários distintos dos previstos em edital, por candidato que invoca escusa de consciência por motivo de crença religiosa. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! é possível, mas a administração vai decidir de maneira fundamentada desde que presentes a razoabilidade da alteração, a preservação da igualdade entre todos os candidatos e que não acarrete ônus desproporcional à Administração Pública
O edital de um concurso público não pode ser alterado, exceto para corrigir erro material ou em virtude de imposição de lei. CERTO ou ERRADO?
CERTO! E antes da homologação
Em face do princípio da legalidade, pode a Administração Pública, enquanto não concluído e homologado o concurso público, alterar as condições do certame constantes do respectivo edital, para adaptá-las à nova legislação aplicável à espécie, visto que, antes do provimento do cargo, o candidato tem mera expectativa de direito à nomeação ou, se for o caso, à participação na segunda etapa do processo seletivo”.
[LER]
O candidato aprovado que foi tardiamente nomeado por força de decisão judicial não tem direito a ser indenizado pelo período em que não trabalhou. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Em concurso público, na ocorrência de vaga, a Administração, ao provê-la, deve primeiro oferecer ao servidor classificado em Concurso de Remoção, para somente então nomear candidato habilitado em Concurso Público, ainda que já ocupe cargo de provimento efetivo pertencente ao Quadro de Pessoal do respectivo órgão. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Conforme entendimento atual do STF, é dever da administração pública nomear candidato aprovado em concurso público dentro das vagas previstas no edital, em razão do princípio da boa-fé e da proteção da confiança, salvo em situações excepcionais caracterizadas pela necessidade, superveniência e imprevisibilidade. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
É constitucional a criação de cargos temporários mesmo para atender situações que não sejam de necessidade temporária de excepcional interesse público. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! É inconstitucional
Tanto os cargos em comissão quanto as funções de confiança destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
É inconstitucional lei que crie cargos em comissão de natureza técnica. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Só pode cargo em comissão e função de confiança para direção, chefia e assessoramento
As funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Enquanto os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração.
Aos militares são vedadas a sindicalização e a greve, sem exceções. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O direito ao auxílio-alimentação não se estende aos servidores inativos. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Segundo o STF, o auxílio-alimentação é verba indenizatória destinada a cobrir os custos de refeição devida exclusivamente ao servidor que se encontrar no exercício de suas funções
A remuneração dos servidores públicos e o subsídio somente poderão ser fixados ou alterados por ______, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada ______, sempre ______ e sem ______;
lei específica / revisão geral anual / na mesma data / distinção de índices
O subsídio pode ser facultativamente adotado, a critério do legislador ordinário, para servidores públicos organizados em carreira. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por ______ fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
subsídio
Qual a diferença entre remuneração e salário no serviço público?
O salário é a forma remuneratória paga aos empregados públicos, contratados sob regime celetista.
De quem é a iniciativa da Lei que fixa Remuneração e Subsídio dos cargos do Executivo Federal?
Do Presidente da República
De quem é a iniciativa da Lei que fixa Remuneração e Subsídio dos cargos da Câmara dos Deputados e do Senado?
Das Mesas da Câmara e do Senado, respectivamente
De quem é a iniciativa da Lei que fixa Remuneração e Subsídio dos Ministros do STF?
Ministros do STF
De quem é a iniciativa da Lei que fixa Remuneração e Subsídio dos membros e juizes de tribunais e seus serviços auxiliares?
dos respectivos Tribunais
De quem é a iniciativa da Lei que fixa Remuneração e Subsídio dos deputados estaduais, governador, vice-governador e secretários de estado?
Da Assembleia Legislativa
Alguns subsídios são fixados por decreto legislativo, dispensada a sanção do Presidente da República.
Quais são eles?
Deputados e Senadores
Presidente e Vice
Ministros de Estado
Embora a Constituição Federal mencione expressamente que é assegurada a revisão geral anual da remuneração de servidores públicos, o STF entendeu de maneira diferente.
Segundo a Corte, o Poder Executivo não é obrigado a encaminhar projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos.
Há necessidade, todavia, de o Poder Executivo se pronunciar, de maneira fundamentada, sobre as razões pelas quais não propôs a revisão.
CERTO ou ERRADO?
CERTO! Agora foi que eu vi
O STF respeitou a competência do Chefe do Poder Executivo para decidir se deverá ou não propor a revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos. O não encaminhamento do projeto de lei não gera direito subjetivo à indenização. CERTO ou ERRADO?
CERTO! :p
É vedada a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Redação da EC de 2019
A remuneração de todos os servidores e empregados públicos está sujeita a um teto remuneratório geral do funcionalismo público, que é o ______
Subsídio dos Ministros do STF
Nos Municípios, a remuneração de todos os servidores e empregados públicos têm como limite o subsídio do ______
Prefeito.