DIREITOS E DEVERES DO ADVOGADO Flashcards

You may prefer our related Brainscape-certified flashcards:
1
Q

Há hierarquia ou subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público?

A

Não, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O advogado pode exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional?

A

Sim, basta a inscrição principal no domicílio.

Se o advogado atuar em mais de 05 causas em outro Estado, deve requerer uma inscrição suplementar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Existe inviolabilidade sobre o escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática do advogado?

A

Sim, desde que relativas ao exercício da advocacia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A inviolabilidade do advogado é absoluta?

A

Não. Presentes indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte de advogado, a autoridade judiciária competente poderá decretar a quebra da inviolabilidade de que trata o inciso II do caput deste artigo, em decisão motivada, expedindo mandado de busca e apreensão, específico e pormenorizado, a ser cumprido na presença de representante da OAB, sendo, em qualquer hipótese, vedada a utilização dos documentos, das mídias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informações sobre clientes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O advogado pode comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O advogado tem direito a presença de representante da OAB, quando preso em flagrante, por motivo ligado ao exercício da advocacia, para lavratura do auto respectivo, sob pena de nulidade e, nos demais casos, a comunicação expressa à seccional da OAB?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O advogado tem direito a não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, e, na sua falta, em prisão domiciliar?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O advogado somente poderá ser preso em flagrante, por motivo de exercício da profissão, em caso de crime inafiançável?

A

Sim, POR MOTIVO DE EXERCÍCIO DA PROFISSÃO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Aonde o advogado pode ingressar livremente?

A

a) nas salas de sessões dos tribunais, mesmo além dos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados;
b) nas salas e dependências de audiências, secretarias, cartórios, ofícios de justiça, serviços notariais e de registro, e, no caso de delegacias e prisões, mesmo fora da hora de expediente e independentemente da presença de seus titulares;
c) em qualquer edifício ou recinto em que funcione repartição judicial ou outro serviço público onde o advogado deva praticar ato ou colher prova ou informação útil ao exercício da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado;
d) em qualquer assembléia ou reunião de que participe ou possa participar o seu cliente, ou perante a qual este deva comparecer, desde que munido de poderes especiais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

É direito do advogado dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O advogado pode usar da palavra, pela ordem, em qualquer juízo ou tribunal, mediante intervenção sumária, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, documentos ou afirmações que influam no julgamento, bem como para replicar acusação ou censura que lhe forem feitas?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O advogado tem o direito de falar, sentado ou em pé, em juízo, tribunal ou órgão de deliberação coletiva da Administração Pública ou do Poder Legislativo?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

É garantido ao advogado examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos?

A

Sim, salvo se for sigiloso. EXAMINAR = OLHAR NO LUGAR.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O advogado pode examinar em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos?

A

Sim, independentemente de sigilo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O advogado pode retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração?

A

Sim, pelo prazo de dez dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

É direito do advogado ser ser publicamente desagravado, quando ofendido no exercício da profissão ou em razão dela?

A

Sim. Não depende de concordância. O Conselho Seccional promove o desagravo (salvo grave prerrogativa, que aí é incumbência do CFOAB).

17
Q

O advogado pode recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional?

A

Sim, mesmo quando solicitado pelo cliente.

18
Q

O advogado pode retirar-se do recinto onde se encontre aguardando pregão para ato judicial, após trinta minutos do horário designado e ao qual ainda não tenha comparecido a autoridade que deva presidir a ele, mediante comunicação protocolizada em juízo?

A

Sim. Mas o atraso na pauta não permite, somente quando a autoridade estiver off.

19
Q

O advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele, sem prejuízo das sanções disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer?

A

Sim. Desacato não é mais abarcado.

20
Q

O Poder Judiciário e o Poder Executivo devem instalar, em todos os juizados, fóruns, tribunais, delegacias de polícia e presídios, salas especiais permanentes para os advogados, com uso assegurados à OAB?

A

Sim.

21
Q

A conclusão ou desistência da causa, com ou sem a extinção do mandato, obriga o advogado à devolução de bens, valores e documentos recebidos no exercício do mandato, e à pormenorizada prestação de contas, não excluindo outras prestações solicitadas, pelo cliente, a qualquer momento?

A

Sim, sob pena de infração disciplinar (suspensão até que pague com correção monetária).

22
Q

O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das conseqüências que poderão advir da demanda?

A

Correto.

23
Q

Os honorários advocatícios e sua eventual correção, bem como sua majoração decorrente do aumento dos atos judiciais que advierem como necessários, devem ser previstos em contrato escrito, qualquer que seja o objeto e o meio da prestação do serviço profissional, contendo todas as especificações e forma de pagamento, inclusive no caso de acordo?

A

Sim.

24
Q

O advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis?

A

Sim.

25
Q

O advogado é responsável pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa?

A

Sim. Em caso de lide temerária, o advogado será solidariamente responsável com seu cliente, desde que coligado com este para lesar a parte contrária, o que será apurado em ação própria.

26
Q

Deve o advogado tratar o público, os colegas, as autoridades e os funcionários do Juízo com respeito, discrição e independência, exigindo igual tratamento e zelando pelas prerrogativas a que tem direito?

A

Sim.

27
Q

Impõe-se ao advogado lhaneza, emprego de linguagem escorreita e polida, esmero e disciplina na execução dos serviços?

A

Correto.

28
Q

O advogado, na condição de defensor nomeado, conveniado ou dativo, deve comportar-se com zelo, empenhando-se para que o cliente se sinta amparado e tenha a expectativa de regular desenvolvimento da demanda?

A

Sim.